A criação de Israel foi um absurdo, um erro cometido pela ONU que anula tudo de bom que essa instituição já fez.
Os Judeus viviam sendo perseguidos, precisavam de um país, mas entre tantos lugares possíveis para fazer Israel escolheram uma nação do terceiro mundo onde o povo quase morria de sede apenas porque a religião judaica diz que aquela é a terra prometida dos judeus. Mas não é para isso que existe o direito internacional?Para evitar que cada religião faça apenas aquilo que quiser, desconsiderando as demais? A ONU cometeu um erro terrível, com o aval dos EUA. Os judeus foram tomando as terras palestinas vila por vila, em algumas executaram todos os homens em condição de lutar. Essa imagem que temos hoje dos árabes, de brigões, não existia antes de Israel. Acontece que os palestinos foram vítimas de uma das maiores injustiças da história da humanidade e a sua reação é proporcional ao tamanho dessa injustiça.
O próprio Ben Gurion, fundador de Israel, em suas cartas ao filho, deixou escapar que nunca teve a intenção de viver em harmonia com o povo árabe. Ele dizia que, no dia da fundação de Israel, estava alegre, mas ao mesmo tempo lamentava por ter que dividir a terra com os árabes. Isso mostra que Israel já nasceu com caráter colonialista.
A faixa de gaza é parte do que teria sido o estado palestino que sequer chegou a existir, pois os árabes não aceitaram esse absurdo que foi a criação de Israel. Quando vc vir aquele repórter loirinho da Globo falando lá do Oriente Médio besteiras como "o difícil caminho para a paz", "a paz está mais difícil do que nunca" saiba que a questão lá na é paz, mas sim justiça e se aos seus olhos parecer que são dois povos que gostam de brigar e que os árabes são radicais saiba de uma coisa: os palestinos não aceitam acordo com os judeus israelenses do mesmo modo que vc não faria acordo com um invasor que tomasse a sua casa e te obrigasse a morar no porão do seu próprio lar.
Por que os Judeus sionistas (os israelenses) acham que têm direito àquela terra? Existe algum argumento ou documento válido dentro do direito internacional que assegure a eles algum direito à Palestina?
Resposta: Não, apenas os escritos religiosos deles dizem que aquela é a terra prometida por Deus a eles. Ou seja, um argumento que só tem validade pros judeus. Isso mostra que todo horror que eles impuseram aos palestinos é conseqüência exclusiva do seu fanatismo religioso, embora quem tenha fama de fanático sejam os árabes e muçulmanos em geral.
Até mesmo a invasão das Malvinas, que todo mundo sabe que foi uma jogada de Marketing do governo militar argentino, foi mais legítima que a criação de Israel, pois o governo argentino tinha documentos para reivindicar a posse daquelas terras.
2006-07-20 22:29:55
·
answer #1
·
answered by Caio K 4
·
9⤊
5⤋
O motivo é a disputa da terra considerada santa para os judeus e os palestinos... os dois lados acham que tem razão...
Os judeus alegam serem donos invocando o antigo testamento, onde Deus declara a terra como sendo deles... mas, como eles foram perseguidos pelos romanos, após a destruição do templo pelo general Tito em 70 d.C., a terra ficou sendo habitada por árabes que ainda não eram islâmicos.... mas a partir da implantação do islamismo por Maomé (o alcorão faz referências a vários personagens biblicos), os árabes consideram a terra sagrada, pois afirmam que foi em Jerusalém que ocorreu a ascensão de Maomé....
a partir do sec. XIX, os judeus começaram a retornar a Israel, mas não havia rixas com os árabes e os dois lados viviam em paz... mas a partir da decretação da ONU dividindo a terra em duas nações (em 1948), os arabes não aceitaram e iniciou-se o conflito, sem previsão de fim...
2006-07-20 21:15:02
·
answer #2
·
answered by DeBarros 7
·
6⤊
1⤋
Ambos acreditam que essa terra lhes pertence. Essa é a Terra Prometida.
Ela se estende aproximadamente do Mar Mediterrâneo ao Rio Jordão.
Há cerca de 5 milhões de judeus vivendo lá. Os judeus chamam essa terra de Israel. Os árabes chamam essa terra de Palestina. Há cerca de 4,5 milhões de árabes.
Que razões tem os judeus para acreditar que essa terra lhes pertence?
HISTÓRIA
Esse foi um reino judeu onde os judeus viveram por muitos séculos. Após as revoltas contra os Romanos, de 70 a 135 DC, a terra, Judéia, recebeu dos romanos o nome de Palestina.
RELIGIÃO
A cada ano, desde a destruição romana, os judeus têm orado para retornar a essa terra. “No próximo ano em Jerusalém” é a frase com que termina cada celebração da Páscoa. Os judeus oram três vezes ao dia, voltados para Jerusalém, que é sua cidade mais sagrada.
PERSEGUIÇÃO
Após séculos de trágicas Cruzadas, Progroms, e por fim o Holocausto, a maior parte dos judeus acredita que apenas estará a salvo de perseguições se existir um Estado Judeu independente. Que razões têm os árabes para acreditar que essa terra lhes pertence?
HISTÓRIA
Os povos árabes habitaram essa terra por séculos. Suas presenças aumentaram significativamente após a conquista muçulmana no século VII.
CULTURA
As vidas e tradições dos habitantes são muito ligadas aos lugares dessa terra, onde muitos tiveram ancestrais por inúmeras gerações. Jerusalém é um centro cultural, social e religioso para a população árabe.
RELIGIÃO
Aqui ficam as Mesquitas de Al-Aqsa e de Omar, o 3º local mais sagrado para os muçulmanos. A tradição diz que o Profeta Maomé ascendeu ao Céu montado em seu lendário cavalo, Al Buraq. O caro leitor fica convidado a escolher um lado, se quiser, e decidir quem, em sua opinião, tem o argumento mais forte. Seja que povo você tenha escolhido, judeu ou árabe, lamentamos informar que sua escolha é irrelevante.
Mais importante: nenhum dos lados simplesmente desaparecerá amanhã: nem os 5 milhões de judeus, e nem os 4,5 milhões de árabes. Ambos os povos têm direito a essa terra Ambos os direitos são amplamente reconhecidos pela comunidade das nações. Então, o que se pode fazer a respeito?
Há 4 possíveis soluções para o conflito:
1) Os árabes ficam com toda a terra
2) Os judeus ficam com toda a terra
3) Um Estado bi-nacional para judeus e árabes
4) Dois Estados para Dois Povos
As soluções 1 e 2 envolveriam a eliminação do outro lado pela força. O resultado mais provável dessas soluções seria que ambos os lados iriam lutar entre si até a destruição mútua. Apenas um genocídio e deportação em larga escala poderia trazer tal cenário.
A solução 3, o Estado bi-nacional, pode até soar atraente na teoria, mas seria impraticável dado o nível de tensão e ódio entre as partes. Além disso, esse tipo de solução contraria os anseios por autonomia e autodeterminação de cada um dos povos. A única possibilidade de alcançar uma paz duradoura seria através da existência de dois estados independentes: Israel e Palestina, vivendo lado a lado, com fronteiras seguras e mutuamente reconhecidas.
Essa foi a idéia do Processo de Oslo e todos sabemos aonde ele chegou. Mas o importante para se ter em mente é que Oslo não falhou por se ter baseado em premissas erradas.
DOIS ESTADOS PARA DOIS POVOS É A ÚNICA CHANCE PARA A PAZ NA REGIÃO.
Mas por que o Processo de Oslo fracassou? Cada lado costuma culpar o outro.
Alguns argumentos palestinos: visita de Sharon ao Monte do Templo.
Alguns argumentos israelenses: recusa de Arafat às propostas de Barak em Camp David Assentamentos de Israel na Cisjordânia e Gaza.
Atentados terroristas palestinos.
Incitamento dos Palestinos à violência e ódio pela educação.
Bloqueios israelenses e punições coletivas.
Sinta-se convidado a julgar quais atos você considera mais imorais e injustos, ou quem tem razão aqui. Cada lado faz uma contagem diferente de sangue e culpas. Cada lado costuma escolher diferentes fatos para divulgar ou omitir. De toda maneira, é importante ter em conta que boa parte de ambos os lados perdeu a confiança e a crença no comprometimento do outro com a solução de dois estados, frustrando-se com o processo de Oslo.
O que é necessário daqui em diante?
A PRIMEIRA COISA A SER COMBATIDA É A INTOLERÂNCIA.
Existe gente nos dois lados que se recusa a aceitar os direitos humanos e nacionais do outro. Esses grupos precisam ser contestados de dentro.
Os palestinos e os israelenses devem dizer NÃO aos seus próprios membros intolerantes e às suas formas violentas de manter o conflito aceso.
O que é necessário daqui em diante?
Rejeitar as explicações simplistas, os slogans e a propaganda, que põem toda culpa num só lado, tais como as equações: “Islã = Terrorismo” ou “Sionismo = Racismo”.
Algumas pessoas tentam manipular a opinião pública selecionando alguns fatos ou frases e apresentando uma história onde seu lado é sempre inocente, enquanto os erros e crimes pertencem sempre ao outro. É possível contar uma grande mentira ao reunir pequenos fragmentos da verdade...
O que é necessário daqui em diante?
A solução de Dois Estados precisa ser mantida e buscada inequivocamente. Condições como continuidade territorial, segurança, fronteiras reconhecidas e caráter nacional dos dois estados são essenciais para seu sucesso.
Pensamentos Finais: Dizer que você é um pacifista não significa nada. Alguém sairia dizendo: “Eu sou contra a paz”? Apoiar realmente a PAZ significa se aproximar do outro e reconhecê-lo como um igual.
2014-07-29 01:33:24
·
answer #3
·
answered by Site de Conteúdo Dinâmico 1
·
1⤊
0⤋
O direito está com israel por que aquelas terras eram de jaco ... E durante a escravidão no Egito foram tomadas por reis .. Mas apos o exôdo os hebreus conseguem reconquistar as terras e fazem ali o reino de israel isso desde 1280 ac ... E os palestinos que eram os reis decendentes de esau estam tentando reconquistar a terra que foi tomada pelos hebreus ... E se essa terra não fosse deles e do nosso Deus ... O mar não teria se abrido pra eles passarem ;o Jordão não teria secado eles não teriam vencido todas as batalhas ; as muralhas de jerico não teriam caído; o sol nao teria parado e um pastor de ovelhas não teria chegado ao trono de Israel sem nunção perde uma batalha
2016-08-25 17:28:39
·
answer #4
·
answered by felipe 1
·
0⤊
0⤋
SOBERBA!
ROUBO!
PREPOTÊNCIA!
2006-07-21 09:34:51
·
answer #5
·
answered by regina o 7
·
1⤊
1⤋
Em uma guerra ou os dois estão com a razão ou estão sem ela...
2006-07-20 22:44:55
·
answer #6
·
answered by HeRbiE 3
·
0⤊
0⤋
Isso começou há tanto tempo, que talvez nem eles mesmos se lembrem mais do motivo.
Devem ter lá suas razões.
Sinceramente, nada me convence haver Razão para uma guerra onde os noticiários estampam os horrores sofridos pelos civis.
2006-07-20 18:54:08
·
answer #7
·
answered by Melchior 2
·
0⤊
0⤋
O diabo o negócio dele é só guerra.Mas existe uma lei: aqui se faz aqui se paga. Acho que a guerra deveria ser entre os terroristas de ambos os lados; deixando de fora os inocentes que pagam o pato de ambos os lados.
2006-07-20 18:50:04
·
answer #8
·
answered by jack 5
·
0⤊
0⤋
Depende de Alá ou Jeová estar do lado dos palestinos ou dos sionistas.
2006-07-21 00:14:43
·
answer #9
·
answered by Contestador 3
·
0⤊
1⤋