"A taxonomia de Theraphosidae baseia-se principalmente na morfologia dos órgãos reprodutores de machos e femeas, presença / ausência
de órgãoes estridulatórios, presença / ausência e tipo morfológico de cerdas urticantes na fauna americana. Outras estruturas somáticas também são utilizadas, como presença / ausência ou disposição de espinhos, escópulas, etc."
2006-07-21 15:16:18
·
answer #1
·
answered by Tathiana 5
·
5⤊
0⤋
A tarântula é uma aranha da família Theraphosidae que se caracteriza por ter patas longas e com duas garras na ponta e o corpo revestido de pelos. As tarântulas habitam as regiões temperadas a tropicais das Américas, Ásia, África e Médio Oriente. Estes aracnídeos podem atingir dimensões até 15 cm de comprimento e 25 cm com as pernas estendidas. Enquanto estão crescendo elas tem uma fase de troca de pele chamada ecdise. Apesar do tamanho e aspecto sinistro, as tarântulas não são perigosas para a espécie humana, uma vez que não produzem toxinas nocivas ao Homem, uma de suas defesas são os pêlos urticantes de suas costas e abdomem que irritam a pele do possível predador. São por isso e por vezes criadas como animais de estimação.
As tarântulas têm um ciclo de vida longo e levam entre 2 a 5 anos a atingir a maturidade sexual. Antes de se tornarem adultas as tarantulas tem que comer todos os dias, a menos antes de sua troca de pele, quando há um jejum de dez dias antes e de sete dias depois. Quando já são adultas podem passar por longos períodos sem comer. Foram registados casos de longevidade em cativeiro até aos 25 anos. As fémeas depositam entre 170 a 200 ovos num saco de seda que incubam por cerca de 6 semanas. Após o nascimento as pequenas tarântulas não recebem cuidados parentais.
As tarântulas são animais solitários de hábitos noctívagos. Alimentam-se de pequenos animais, que nas espécies maiores, podem ser até pequenos pássaros ou anfíbios. Todas as tarântulas têm comportamento canibalístico.
Pelo seu aspecto, a tarântula ficou famosa popularmente pela literatura e pela televisão, mas como se referiu não são perigosas para o Homem.
A tarântula tem várias vantagens para ser criada em cativeiro: é necessário alimentá-la apenas uma vez por semana; elas não emitem odores, não fazem sujeira ou barulho e não transmitem doenças. Mas não é recomendável criar mais de uma aranha no mesmo local, pois as tarântulas são canibais, ou seja, comem umas às outras.
2006-07-21 19:38:15
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
As sinapomorfias eu não sei, mas, poxa... não deve ser tão difícil reconhecer uma tarântula...
Dá uma procurada no wikipedia (em ingês, de preferência) que vc deve achar alguma informação boa.
2006-07-21 14:12:11
·
answer #3
·
answered by Julia 2
·
0⤊
0⤋
Puxa! Mas que pergunta é essa?!!
2006-07-20 23:13:11
·
answer #4
·
answered by Kay 2
·
0⤊
0⤋