Acredito que exista muitas limitações para a expressão humana.
Antes mesmo da falta de correspondência das palavras ao que sentimos, falta sinceridade para aceitar os sentimentos.
Somos tão cheios de sensações que vez por outra nos confundimos, nos frustramos por não saber o que se passa em nós. É quando temos diversas reações inesperadas, como se render a uma lágrima que escorre pela incapacidade de expressão, seja lá qual for o motivo.
Toda língua falada foi inventada pelo homem, a capacidade de verbalizar está ligada ao poder de se permitir sentir.
Logo, antes da comunicação verbal, vem a expressão, a empatia que sentimos pelo irmão sem dizer palavra, aquele segundo em que captamos o que se passa numa sala em qual acabamos de chegar.
Os conceitos expressos até hoje não alcançaram a correspondência do sentir, pois o homem ainda está aprendendo a sentir, a perceber, a criar, a ser honesto com a vida.
Ensinamos a nossos filhos parte do que aprendemos, e a língua nos limita até mesmo a ensinar, não só por carência de palavras, mas porque a comunicação é ato que envolve mais que 1 indivíduo, e quando é assim, aí está o desafio, fazer o próximo saber o que sentimos. Saber se ele captou o que realmente queríamos dizer, já que pensamos diferente e tudo é relativo.
2006-07-20 16:38:27
·
answer #1
·
answered by Algorítmico (Cavaleiro Marginal) 2
·
1⤊
0⤋
Fui aluno do Prof. Ziad Youssef Fazah, maior poliglota vivo no mundo. Ele está registrado no Guiness.
Com certeza não.
2006-07-21 11:53:39
·
answer #2
·
answered by WillyBigDog 5
·
0⤊
0⤋
Acho que uma língua exprime muito da cultura do povo que a usa... por exemplo, em português Saudade, nenhuma outra tem essa palavra, tem várias formas de dizer "eu sinto sua falta" mas não "saudade", tudo depende de qual a visão de realidade que o povo que utiliza e constrói a língua...
2006-07-21 10:59:08
·
answer #3
·
answered by ? 1
·
0⤊
0⤋
Dizem que é a nossa, não é?
Mas penso que todas contam com recursos para expressarem seus sentimentos. Como um surdo-mudo pode fazê-lo? Talvez a linguagem perfeita, seja a linguagem das expressões faciais.
2006-07-21 10:24:56
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Sua língua mãe pois, em outros idiomas por melhor que você fale nunca vai conseguir expressar o que senti.
2006-07-21 04:35:27
·
answer #5
·
answered by gigi 2
·
0⤊
0⤋
Na prática,língua alguma traduz tudo quanto vivemos.Já se disse que "viver é irrelatável",por causa disso mesmo.Em muitas situações ,quem dá conta de expressar o nosso pensamento ou a nossa verdade mais funda é,exatamente,o silêncio,espaço de perfeição.E qual é 'a linguagem do coração'?Garanto podermos nos comunicar sem o recurso dessa que foi "a maior invenção humana:a palavra."
2006-07-21 02:27:32
·
answer #6
·
answered by Prima Sol 3
·
0⤊
0⤋
a do sexo oral!
ACERTEI?
2006-07-21 01:54:50
·
answer #7
·
answered by CROW 2
·
0⤊
0⤋
É interessante pensar que antes de falar, nos comunicávamos com o corpo. E ainda o fazemos, mas muitas vezes não sabemos ou não queremos ler esses sinais. Essa é uma língua universal, acredito eu. Mas a partir do momento em que começamos a falar, restringimos o significado das coisas. Sem dúvida há sensações e sentimentos que sentimos que não podemos exprimir verbalmente, pois são muito fugazes, ou não estão associados diretamente a uma outra idéia, ou são simplesmente complexos demais para serem escritos. Por isso existe a arte, que tenta expressar de outras formas esses sentimentos indescritíveis que não fluem meramente pelas palavras.
Outro fato interessante é que cada língua reflete fielmente aquela cultura, pois é um instrumento prático, moldado a partir da utilidade e da frequencia do uso. Então quanto mais um aspecto é presente numa cultura, mais ele está presente na língua. É como a história dos esquimós, que tem mais de 20 nomes pra neve. Então o mais lógico seria que a língua capaz de exprimir o máximo dos nossos sentimentos pertença à cultura mais emotiva e passional. Aí eu realmente não tenho certeza, porque há tantos povos no mundo, e tantos a gente desconhece, e também somos muito afetados pelo estereótipo de cada cultura (português é burro, francês é afeminado, alemão é frio etc). Mas eu chutaria o Italiano, porque vem de um povo muito passional e expressivo, tanto que nem cabe nas palavras e eles têm que se expressar com as mãos!
2006-07-21 00:45:48
·
answer #8
·
answered by psicodough 2
·
0⤊
0⤋
Uma língua não pode, uma vez que se utiliza de recursos sonoros, apenas.
Para uma expressão mais completa, usamos não só a linguagem, mas o olhar, os gestos, cores, contrastes e até cheiros. Todas essas impressões vem à tona quando conversamos com alguém (pessoalmente, dã!) e é esse conjunto que realmente expressa os sentimentos, ou, pelo menos, o que o faz com maior intensidade.
2006-07-20 23:43:39
·
answer #9
·
answered by garagepriest 3
·
0⤊
0⤋
Não. E acho q isso se explica por si só: é sentimento, não é verbo!
O que a gente sente é sensação, alma.... talvez, dependendo do 'tamanho' (dá pra medir?) e da profundidade dele não consigamos exprimir com a palavra, verbete, tão falho, como dizem os poetas!
E assim será! ;]
2006-07-20 23:15:22
·
answer #10
·
answered by vivizita 2
·
0⤊
0⤋