English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

10 respostas

Meu irmão mais velho é deficiente mental. O trato como ele é. Um ser humano com limitações, assim como somos.
Infelizmente não temos diálogos elaborados tenho que me esforçar para que ele saiba o quero dizer, ele não pode ser o exemplo de irmão mais velho que eu sempre quis, mas a sua simplicidade ensina como deveríamos ser, ver a vida sem máscara, e simplesmente vivê-la, sem vergonha de não sermos perfeitos, e acredite, ninguém é.
Todos temos algumas deficiências que nos livram da enorme pressão de não ter o direito de errar.
Sou deficiente em comunicação.
Também convivo com 2 pessoas surdas-mudas, super inteligentes que trabalham, se divertem, têm problemas, assim como nós.
Me sinto deficiente por não compreendê-las na maior parte das vezes. Eu que tive melhores chances de me desenvolver, com os sentidos mais aptos, não consigo perceber expressões, gestos, me comunicar por maneiras mais sutis, estou limitado a palavras faladas ou escritas.
Até os mais falantes nem sempre conseguem expor o que sentem.
Só a união do ser humano supera as limitações.

2006-07-20 16:11:20 · answer #1 · answered by Algorítmico (Cavaleiro Marginal) 2 · 4 0

tenho um irmao que e deficiente mental e a 3 anos mora comigo,antes morava com meu pai que ja faleceu.
trato como se fosse uma pessoa normal,eles tem uma inteligencia e aprendem tudo com facilidade.meu pai o protegia e o tratava como um inutil.sigo os conselhos da psicologa,imponho responsabilidades a ele,tarefas,tudo respeitando seu limite...
mostrando a ele tudo que ele tem capacidade ,e ele adora eu e meu esposo,ri,brinca...
a gente forma uma familia muito feliz.as veses me sinto culpada por nao poder da lhe mais atençao,pois tenho que trabalhar fora

2006-07-21 12:11:32 · answer #2 · answered by tiquinha 2 · 0 0

Eu tenho uma irmã que tem dificuldades ela é especial, a trato com muito amor , carinho , mas nunca se esquecendo que são pessoas comuns mas especiais , não podemos tratar com muito cuidado porque se não a pessoa se acomoda mas tentamos ser observadores na maioria do tempo, pois amo de mais minha irmã!!!!!!! um abraço!

2006-07-21 07:17:40 · answer #3 · answered by ciça 3 · 0 0

Procuro tratá-lo o mais normal possível, como se ele fosse perfeito (na medida do possível). Suponha assim. Ele vai agradecer. Muito chato quando as pessoas o tratam de forma diferente. É como se fosse uma lembrança constante de que ele é diferente! Ele não quer ser lembrado disso o tempo todo.
Brigue de igual para igual, discuta de igual pra igual, divida de igual para igual, converse de igual pra igual. Xingue, ria, bata, sacaneie, implique, não dê molesa!
Trate-o como,gente que ele se sentirá assim.

2006-07-20 23:37:13 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Sim.
O tratamento é o mesmo pois as pessoas deficientes em geral têm limitações que precisam aprender a conviver com elas e se as tratarmos como dementes ou muito diferentes, estaremos contribuindo para que se tornem ineficientes.
De acordo com a limitação que portarem, podemos ajudá-las a contornar ou encontar outra forma de superá-las ou de fazer o máximo possível para não torná-las dependentes total de outros.

2006-07-20 23:18:42 · answer #5 · answered by Famasou 2 · 0 0

Minha cara Carollping. A primeira coisa que você deve compreender é que não existe pessoa "deficiente", mas sim, com uma "dificuldade" a mais que você. Eu vejo que existem pessoas com uma "dificuldade" na vida a mais que eu. A palavra "deficiência" cria a expectativa de incapacidade. Chega mesmo a ser preconceituosa. Você deve aprender a conviver com a "dificuldade" dessa pessoa. Você precisa ser o ponto de equilíbrio entre a "dificuldade" e a iniciativa dessa pessoa em transpor obstáculos.

2006-07-20 23:17:54 · answer #6 · answered by Fernando Praxedes Coelho 2 · 0 0

Não! eu não convivo com uma pessoa deficiente, mas a trataria como uma pessoa normal, pois já bastaria magoa-la, ter que leva-la para fazer suas necessidades, pois tais pessoas não gostam que sintamos pena, ou sentirem incapacitadas.
Um Abraço

2006-07-20 23:08:27 · answer #7 · answered by RuyLFreitas 7 · 0 0

Eu convivo com meu irmão que é deficiente físico. A convivência é normal e tanto eu como minha família só nos lembramos que ele é deficiente quando alguém pergunta sobre o assunto. A deficiência dele não o limita de fazer praticamente nada e a minha própria mãe que sempre o criou do mesmo jeito que me criou e a meu outro irmão que também não é deficiente.
Discriminações sempre houveram, mas a principal consciência da população, no caso específico dos deficientes físicos é que eles não tem problema algum que retardem sua inteligência, ou seja, o problema deles é motor e não mental!

2006-07-20 23:06:25 · answer #8 · answered by danielainvernizzi 2 · 0 0

Convivo sim,.mais a trato normal pq todos nos temos algum tipo de deficiência

2006-07-20 23:01:21 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

com respeito e carinho e ajudando a pessoa a desenvolver as potencialidades que podem desenvolver e nao faze-la afroxar ainda mais.

2006-07-20 22:59:04 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers