Caro Valdir, se você está se referindo ao quadro ,deixo aqui algumas informações, espero que sejam úteis.
Em 2 de julho de 1816 uma fragata francesa "A Medusa" encalhou próximo à costa de Marrocos e naufragou.
Não havia número suficiente de botes salva-vidas. Os restos do navio foram a única balsa que manteve 149 pessoas vivas.
A tempestade os arrastou ao mar aberto por mais de 27 dias sem rumo.
A dramática experiência dos sobreviventes impressionou muito ao pintor, Theodore Gericault e ele realizou um estudo profundo dos detalhes do naufrágio para produzir esta pintura. Ele entrevistou os sobreviventes, os enfermos e inclusive viu os mortos. Horrorizado, reproduziu a íntima realidade humana nesta situacão, pintando o quadro "A Balsa de Medusa".
Esta tela tinha como base um acontecimento contemporâneo, um naufrágio que causou um escândalo político. O Medusa, navio do governo que transportava colonos franceses para o Senegal, afundou na costa oeste da África devido á incompetęncia do capităo, nomeado politicamente. O capităo e a tripulaçăo foram os primeiros a evacuar o navio e tomaram os barco salva-vidas, que puxavam uma jangada improvisada com 149 passageiros amontoados. A certa altura cortaram a corda que puxava a balsa, deixando os emigrantes á deriva sob o sol equatorial por 12 dias, sem comida nem água, sofrendo tormentas indizíveis. Só 15 sobreviveram. Géricault investigou o caso como um repórter, entrevistando os sobreviventes para escutar suas histórias terríveis de fome, loucura e canibalismo. Fez o máximo para ser autęntico , estudando corpos putrefatos e esboçando cabeças decapitadas de vítimas da guilhotina e rostos de lunáticos num asilo. Construiu uma jangada-modelo em seu atelię e chegou a se amarrar ao mastro de um pequeno barco num tempestade, para melhor poder retratar o desespero dos sobreviventes. A linguagem dos corpos em luta, contorcidos, dos passageiros desnudos diz tudo a respeito da luta pela sobrevivęncia, tema que obcecava o artista.
A Balsa do Medusa, Géricault, 1818-19, Louvre, Paris. Géricault inaugurou o Romantismo com esta tela, contrastando imagens de extrema esperança e desespero.
"O sentimento é tudo!", proclamou o escritor alemăo Goethe. Rebelando-se contra o período racionalista do neoclassicismo, a era romântica de 1800-50 foi a Idade da Sensibilidade. Tanto escritores como artistas optaram pela emoçăo e pela intuiçăo no lugar da objetividade. Os românticos perseguiam suas paixőes, mas muitos poetas e compositores românticos pagaram um alto preço por viver tăo intensamente seus ideais. Muitos morreram muito jovens. O Romantismo tirou seu nome de um interesse nas lendas medievais chamadas romances. Voltaram-se para o gótico e os castelos medievais. Também cultuaram a natureza. Pintores como Turner e Constable ( Romantismo Inglęs ) elevaram o status da pintura de paisagens . O Romantismo francęs é representado por dois grandes pintores. ( Delacroix e Géricault )
Valores: intuiçăo, emoçăo, imaginaçăo.
Inspiraçăo temática: as Eras Medieval e Barroca, o Oriente Médio e o Extremo Oriente. ( lendas, natureza , violęncia )
Tom: subjetivo, espontâneo, inconformista.
Cor: solta, profunda, rica em tons.
Gęneros: narrativas de lutas heróicas, paisagens, animais selvagens
Técnica: pinceladas rápidas, contrastes fortes de luz e sombra
Composiçăo: uso da diagonal ( como no Barroco )
CARACTERÍSTICAS
1. O artista utiliza todo o conhecimento sobre perspectiva para criar a ilusăo de espaço, como também a perspectiva aérea, dando uma nova visăo da paisagem ou da cena (vista superior aérea).
2. Os volumes săo muito bem representados, devido á gradaçăo de cor, de luz e sombra.
3. Há preocupaçăo de representar a textura, a aparęncia real do objeto (a textura da pele, dos tecidos, da parede, etc.)
4. O desenho e a técnica para representar o corpo humano săo perfeitas.
5. Voltados para o desejo de exprimir emoçőes, observaremos em alguns pintores românticos, obras com uma grande movimentaçăo como as pessoas da obra "A Balsa do Medusa". A nova modalidade que surge dentro da pintura neste período é a paisagem e consideraremos as últimas obras de Turner como obras inovadoras, devido á sua pesquisa de cor e de luz.
Valdir, espero ter ajudado com estas informações. Um abraço e até mais.
2006-07-20 14:28:59
·
answer #1
·
answered by Júnior 4
·
4⤊
1⤋