English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O que será que há no fim do universo? Será o "nada absoluto", a simples "não existência"?

2006-07-20 12:40:34 · 7 respostas · perguntado por Luís Mário 1 em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

7 respostas

Não se sabe bem o que há além do nosso universo. Já se fala em outros universos, mas parece que não há nada comprovado. Sobre a pergunta propriamente dita, acho que o Universo está crescendo mais horizontalmente, pois tudo parece estar contido em uma espécie de plano.

Abraço.

2006-07-20 12:47:50 · answer #1 · answered by Dave 3 · 0 1

Você está falando de uma das maiores polêmicas da modernidade. Alguns cientistas dizem que não convêm a ciência saber se "existe" fora, quanto mais saber o que é lá. Já outros acreditam que sejam outras dimesões ou até um outro fluído aonde estão surgem e desaparecem universos, como bolhas na água fervendo.

2006-07-23 11:04:47 · answer #2 · answered by Lord_Morpheus 2 · 0 0

A expansão do Universo não se dá realmente com movimento da matéria. O que se expande são, na verdade, o próprio espaço-tempo. É como se o Universo fosse a superfície de um balão, e as galáxias fossem pontos sobre essa superfície. O fenómeno de expansão do Universo seria como se alguém enchesse sucessivamente o balão com mais ar. Efectivamente, as galáxias iam manter as posições relativas entre si, não se movendo realmente, mas a distância entre elas aumentaria, devido à expansão do espaço-tempo. Nesta medida, o Universo não está a crescer para lado nenhum, está simplesmente a crescer, ou seja, a aumentar a distância entre os objectos sem alterar as suas posições relativas. O fim do Universo é algo inconsistente em si mesmo a partir do momento em que definimos o Universo como o conjunto de tudo o que existe, assim como o é a não existência. Se a não existência existir, então não é não existência, mas sim existência, por existe. Se a não existência não existir, então só existe existência. Logo, também o nada é inconsistente em si mesmo.

2006-07-22 03:23:59 · answer #3 · answered by Gilgethan 3 · 0 0

imagino que esteja avançando cada vez mais ao encontro de outro universo....e assim por diante....não há final...é tudo infinito!!!

2006-07-21 15:35:11 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

O problema é que sempre pensamos o Universo como um plano euclidiano e com a expansão ocorrendo em uma sucessão infinita de planos superpostos a constituir o espaço euclidiano. Se pensarmos em "planos" curvos e seccionarmos esses planos com uma linha infinita, demarcaremos uma origem coincidente com o fim do plano, consequentemente tudo se expandiria para o mesmo ponto de onde há muitos bilhões de anos teve origem.

2006-07-20 13:03:16 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Quando se diz que o universo está em expansão, isto refere-se à matéria do universo, e não ao seu espaço.

De forma muito simples, podemos decompor o cosmos em três grandezas: Espaço, Matéria e Tempo.

Portanto, a matéria do universo está se espalhando (como em uma explosão, só que forma muito lenta) para todos os lados avançando no espaço ainda vazio.

A parte material do universo está se expandindo no espaço, pelo vácuo. Aonde a matéria ainda não chegou pode ser considerado o nada, o vácuo, o vazio.

2006-07-20 12:56:04 · answer #6 · answered by Tarik Tarilonte 2 · 0 0

Pra fora, numa ou seja, como se fosse uma centrífuga.

2006-07-20 12:44:44 · answer #7 · answered by Fabiana A 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers