English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

15 respostas

claro que é, é discriminação sim.
Mas não esta errado.
Na verdade direitos iguais é que não podem existir, o direito brasileiro tenta tratar igual os iguais e diferente os diferentes.

E isso sem dúvida é o correto, já que o governo não consegue dar oportunidades iguais de acesso ao estudo, a bons cursinhos e coisa e tal, é bom que ele garanta um mínimo de alunos menos favorecidos, nas faculdades federais hoje, em sua grande maioria, os alunos são brancos e ricos, por que podem pagar bons cursinhos para o vestibular, já os pobres e na sua grande maioria negros e índios, tem de trabalhar o dia todo pra pagar a faculdade onde estuda a noite.
em breve as cotas não serão mais necessárias, mas hoje é oportunidade de mudança e eu sou plena-mente a favor,
Sou branco, filho de pai negro e mãe branca, e não tenho racismo em mim, mas discriminar, é separar pela característica, e isso nem sempre é ruim.

2006-07-20 12:10:30 · answer #1 · answered by Escalador 3 · 1 0

É discriminação sim e é a assinatura pelo governo de um atestado de sua própria incompetência para oferecer educação pública de qualidade no país (mesmo com 40% da riqueza nas mãos, na forma de impostos), direito constitucional do cidadão.
O resultado? Os cotistas, despreparados, serão alvo de mais preconceitos e cristalizarão os já existentes. E a Universidade pública, já decadente mas ainda de qualidade superior, aos trancos e barrancos, será nivelada por baixo.

2006-07-21 08:05:47 · answer #2 · answered by Bruno Ita 1 · 0 0

claro que é discriminacao os direitos sao pra todos, essa de dizer que negro nao entra na faculdade prq é pobre e entao nao tem branco pobre?

2006-07-20 21:04:09 · answer #3 · answered by mestredabolafora 2 · 0 0

Cotas para negros não somente é uma discriminação como também um absurdo! Ao separar cotas para negros pressupõe-se de que todos os negros são pobres e não tiveram oportunidade há uma boa educação. O correto seria separar cotas para aqueles que estudaram em escolas públicas, pois aí sim se daria oportunidade àqueles que por baixa renda não tiveram acesso a boas escolas. Independente de raça.

2006-07-20 20:07:57 · answer #4 · answered by Mariana A 1 · 0 0

Sim, concordo acho muito errado. Até parece que eles não têm capacidade e competência para entrar pelos próprios méritos.

2006-07-20 20:00:20 · answer #5 · answered by Naonda do YR 7 · 0 0

Sim!!!! É clara a idéia que alguns ditam sem sentir na pele o que é ser negro! Estudar mais, a vida toda e ter o menor salário, Ser discriminado em tudo na vida, Enfrentar cotas é só um detalhe, quem não quiser, tudo bem! Mas quem já sofre na pele isso não é nada. Ver todo esforço de um tempo sendo válido...
O tempo em de ser olhado por mérito vai chegar, talvez eu nem veja... Vamos lutar pra chegar! Até nós queremos um lugar ao sol... Vão torrar mais oquê? Ora, aquecer as idéias, coração, amor, namorar, viver ...

2006-07-20 19:28:49 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

realmente, isso acabada dando mais ênfase a toda essa questao de preconceito e discrimiação. é pior ainda! ou pq entao nao colocaram cotas pra brancos? não somos todos iguais???? aonde q fica os tais direitos humanos? direitos iguais. sem exlusao de nenhum integrante da sociedade e muito menos das comunidades. deixa pra o vestibular decidir o Q.I. de cada um.... e sem duvidas, o negro, o branco e os demais possuem a mesma capacidade. nao sao pessoas e leis p/ fazer isso por causa da pele ou decendencia. isso é um absurdo!

2006-07-20 19:15:26 · answer #7 · answered by genbiovet 2 · 0 0

Não só os negros, mas os índios e outros povos antigos do Brasil, sofreram processos de degradação e escravidão imposto pelos poderosos. Quando isso acabou, simplesmente soltaram os ex escravos no mato, entregues à própria sorte, em contraste com os ricos colonizadores e senhores de engenho.
Esses geram sociedades diferenciadas. Uns só geraram pobres e dependentes do sistema. Outros geraram ricos proprietários de tudo.
Assim, é justo que haja uma aceleração, uma compensação nas possibilidades de melhorar a cultura desses prejudicados, para que as gerações futuras sejam mais equilibradas socialmente e tenham melhores possibilidades na vida.
Mas esses (ESSES TAIS SACRIFICADOS), não são apenas negros, porém POBRES de todas as raças. São os pobres que devem ter um assistência privilegiada para compensar a miséria de onde vieram, quebrando esse ciclo de exclusão social.
Dessa forma, não seria discriminação, mas privilegiar uma raça (a negra no caso) é discriminação. Vai acabar prejudicando mais do que ajudando...

2006-07-20 19:14:56 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Não os negros nunca tiveram as mesmas oportunidades dos brancos. Quando foram libertados foram jogados na rua. Trabalharam durante toda a sua vida e não receberam nada em troca.
Esta discriminação dura até os nossos dias.
O que se está fazendo é corrigir uma discriminação de muitos anos. Dizer que devemos melhorar o ensino público para que todos tenham a mesma oportunidade é muito bonito na teoria, mas na prática se se melhorar o ensino de unidades públicas de elite onde se exige prova para entrar e daí entram sempre os mais ricos que se preparam melhor.
DISCRIMINAÇÃO É DEIXAR OS NEGROS E OS ORIUNDOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS sem vagas nas universidades federais.

2006-07-20 19:14:03 · answer #9 · answered by Turcão CG 5 · 0 0

Seria discriminação se historicamente tivéssemos oportunidades iguais para todos. Mas o que acontece é diferente. Enquanto o Estado trabalha em melhorar as condições para todos é necessária uma ação de correção das desigualdades pré-existentes. Cotas não tem a ver com capacidade, mas com oportunidade. Capazes todos somos, no entanto, alguns são melhor preparados porque têm mais oportunidades. Num país onde a escravidão legalmente acabou a pouco mais de cem anos o sistema de cotas pode ser um paliativo até que a situação melhore através de ações do Estado.

2006-07-20 19:08:46 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers