Esta equação quer simplesmente dizer que o conteúdo energético (E) de um corpo de massa (m) é proporcional à própria massa do corpo (energia = massa x velocidade da luz no vácuo elevada ao quadrado). Assim, a massa de um corpo aumenta ou diminui sempre que seu conteúdo energético aumentar ou diminuir. O conteúdo energético de um corpo pode aumentar ou diminuir de várias formas: termicamente, mecanicamente, quimicamente, etc. Por exemplo, quando um corpo está em movimento, sua massa é maior do que quando ele está parado, porque seu conteúdo energético está aumentado de um valor igual à sua energia cinética (mecânica). O que é impressionante nesta equação é que, mesmo estando parado, quando não há nenhuma energia mecânica associada ao mesmo, o conteúdo energético de um corpo não é nulo, porque ele tem uma massa que não é nula. Na verdade, a energia de um corpo em repouso é bem grande, pois o fator de proporcionalidade (velocidade da luz no vácuo elevada ao quadrado) é um número muito grande. Isto é comprovado num explosão nuclear, onde a quantidade de energia liberada é enorme, em forma de radiações (entre elas, a luz visível).
Vê o Sol? Pois é. Essa energia todinha que nós recebemos do Sol aqui na Terra é proveniente de reações nucleares que ocorrem lá. Ora, se o Sol está enviando energia para a Terra (apenas uma pequena quantidade chega à Terra e a maior parte é "jogada" ao espaço), então seu conteúdo energético está diminuindo. Se o conteúdo energético do Sol é proporcional à massa dele (isso é válido para todos os corpos, é claro), então podemos concluir que a massa do Sol está diminuindo também. Na verdade ele perde milhões de toneladas de massa por segundo. É por isso que você talvez já tenha ouvido alguém dizer que ele vai "morrer" num futuro distante.
A equação apareceu pela primeira vez num artigo escrito por Albert Einstein em 1905, intitulado "Sobre a ponderabilidade da energia", se eu não estiver enganado. Apesar de ser de interpretação simples, ela é deduzida de maneira bem mais complexa.
2006-07-21 05:17:38
·
answer #1
·
answered by DêXôVê 3
·
1⤊
0⤋
O que você quer encontra-se na revista brasileira de ensino de física:
vol.23, número 1, Março, 2001. (é livre na rede).
2006-07-20 23:40:30
·
answer #2
·
answered by Fui!!! 4
·
0⤊
0⤋
Na verdade E = mc² é o seguinte: E= energia, energia é tudo que se pode mover ou não., se ela tem uma massa você terá um objeto com potencial energético, e se puder acerelá-lo ao quadrado da velocidade da luz, então você terá energia em movimento. Como calcular energia de um objeto parado é umito dificil, então coloca-se que a energia tem-se que estar em movimento e possui um mínimo de massa para calcular sua resistência.
Segundo Einstein, com a teoria da relatividade, os elétrons é uma energia quantificada, e tudo depende de como você está observando.
Por ex: vc se movendo mais rápido que um hidrante, não significa que o hidrante esteja parado, se nós observarmos que a Terra está em movimento, assim como o universo.
Então se consegui ajudar um pouquinho. Ficarei muito feliz.
2006-07-20 19:43:55
·
answer #3
·
answered by Ana M 1
·
0⤊
0⤋
E muito simples, essa equação estabelece uma relação entre massa e energia. Ela vém da simples equação do cálculo de energia cinética de um objeto Ec=(M.V²) :2,a diferença é que a equação e=mc², é usada para calcular a energia de objetos na velocidade da luz. Logo da pra se perceber, a imensa quantidade de energia de um objeto na velocidade da luz, ja que o C é aprox = 300.000 m/s, o valor que vai ao quadrado.
2006-07-20 18:54:29
·
answer #4
·
answered by Asterix 2
·
0⤊
0⤋
Esta fórmula mostra, simplesmente, que a Energia (Joules = N.m) é igual ao produto da massa (Kg) pelo quadrado da Velocidade da luz (m/s), também conhecida no meio da Física como Constante Universal, por ser a coisa mais rápida do universo.
2006-07-20 18:20:39
·
answer #5
·
answered by Lex Maximum Vignex 3
·
0⤊
0⤋
Esta pergunta não é muito dificil de ser esplicada, mas é muito complicada de ser compreendida.
Esta fórmula se trata da "teoria da relatividade" de Albert Einstein, que básicamente (muito basicamente) diz que o tempo medido em um sistema é particular e quecada sistema sistema de referencia tem seu próprio tempo, e que por isso o tempo é relativo ao acontecimento e não absoluto, ou seja, em determinadas condições o tempo tem caracteristicas diferentes em seus sistemas, por exemplo:
Existem 2 gêmeos com 20 anos de idade (A e B) e o A vai fazer uma viagem a 90% da velocidade da luz a uma distancia de + ou - 10anos luz.
22 anos depois o irmão A volta a Terra e seu irmão surpreendentemente tem 70anos de idade.
Isso é tudo muito relativo e depende de uma série de condições, mas é o que posso ezplicar (resumidamente)
E=m.c2 (Energia = Massa . Constante ao quadrado)
2006-07-20 16:24:13
·
answer #6
·
answered by Gandalf 1
·
0⤊
0⤋
A equação téorica E = m·c2 mostra a relação entre energia (E), em qualquer forma, e massa (m). Nessa fórmula, c é apenas um fator de conversão de quilogramas para joules, porque joules (E) não pode ser igual a grama (m). Em termos simples, E (Joules) = M (quilogramas) · 2997924582.
2006-07-20 16:11:42
·
answer #7
·
answered by Mr.Morfell 4
·
0⤊
0⤋
olha só jovem, vai nesse site aqui:
http://www.fisica.net/relatividade/a_relacao_entre_a_massa_e_a_energia.php
tentei colar pra vc mas não deu certo!!!
2006-07-20 15:52:22
·
answer #8
·
answered by menina_df 5
·
0⤊
0⤋
Einstei disse que Energia é igual a matéria vezes a velocidade da luz ao quadrado.
Quer dizer que é possivel tirar energia da matéria bruta
2006-07-20 15:49:07
·
answer #9
·
answered by Gil 5
·
0⤊
0⤋