Teoricamente, o dinheiro em circulação tem que corresponder ao total de bens e serviços produzidos, o que sinififica o Produto Interno Bruto. Se a emissão de moeda for superior ao valor desses bens e serviços, estaríamos desvalorizando o poder de aquisição da moeda e, consequentemente, diminuindo a a sua oferta - dos bens e serviços -, ocasionado inflação. O governo, através de mecanismos adotados pelo Banco Central, procura manter equilíbrio da moeda em circulação, de modo a mantê-lo compatível com a demanda. Ele o faz através, por exemplo, do empréstimo compulsório, em que os bancos privados e estatatis recoclhem ao Banco Central parte da moeda em seu poder. Como o governo nada produz, conclui-se que seus débitos só podem ser liquidados mediante empréstimos, junto à iniciativa privada, pagando por isso elevadas taxas de juros, que, por sua vez são acarcadas pelo contribuinte, através dos impostos.
2006-07-21 12:12:21
·
answer #1
·
answered by Curioso 7
·
1⤊
0⤋
Pois ira desequilibrar a balança comercial.
2006-07-20 09:04:02
·
answer #2
·
answered by daniele_adm20 2
·
0⤊
0⤋
A divida só pode ser paga em dinheiro que entra no pais, não em dinheiro do próprio país, por isso não adiantaria fazer dinheiro, o cambio funciona da seguinte maneira, se entrar 10 dólares e aqui temos vinte reais "feitos" então cada dólar vai valer 2 reais, quanto mais dinheiro "fizermos" sem entrar dólar para equilibrar, mais a proporção aumentara, se "fizermos 30 o dólar será 3reais. E como pagamos a nossa divida em dólar, não adianta "fazermos reais".
2006-07-20 08:27:04
·
answer #3
·
answered by afonsotm 4
·
0⤊
0⤋
O Brasil como qualquer outro pais também fabrica sua própria moeda, porém, não estamos mais na era do capitalismo onde o fator moral era o dinheiro, e sim num sistema atual de neoimperialismo, onde o poder maior é não é mais a influencia da moeda e sim das TICs - Tecnologia Informação e Comunicação - e infelizmente não temos ainda no Brasil pessoas qualificadas neste meio científico, tipo um Bill Gates.
O poder está onde está as INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS.(são 7).
Através da globalização dos Blocos Econômicos G-8, fecha-se ou abre-se para a humanidade, o que deve e o não deve ser de acordo com as vontades políticas de seus governantes.
Nossa divida externa já foi liquidada há muito tempo.
2006-07-20 05:05:31
·
answer #4
·
answered by tetéia 2
·
0⤊
0⤋
Boa pergunta... durante alguns anos era exatamente isso que o governo fazia.. durante anos foram usadas estas táticas para acabar com o deficit governamental ( quanto o governo paga) o resultado é que estas distorçoes aumentam os preços dos produtos ,,,,, ou seja .... os preços dependem da quantidade de moeda que circula..assim uma estrategia com estas caracaterisitca torna-se insustentável... e favorece o descontrole , perde-se a noção de valor.... e consequentemente aumenta-se o risco inflacionário... parece meio confuso, mas bons livros de economia podem te ajudar como sugestão compre um livro de introdução a economia ( Mankiw editora campus ) vai te ajudar nesta e em outras questões
2006-07-20 04:11:11
·
answer #5
·
answered by Pedro Alex Gomes 2
·
0⤊
0⤋
Por causa do câmbio !
2006-07-20 03:43:43
·
answer #6
·
answered by SPL® 4
·
0⤊
0⤋
Pelo amor de Deus, isto está fora de cogitação. Retire o que você disse. Imagine se algum político cara-de-pau (quase todos) tiver a coragem de colocar essa idéia em prática! Com a desculpa de pagar a dívida externa, o que é impossível por esses meios, ele pagaria suas dívidas pessoais, compraria novos iates, mansões em Beverly Hills, ações, carros, aviões, etc... e ainda dividiria com "companheiros" mercenários como ele.
2006-07-20 01:46:01
·
answer #7
·
answered by ADRIANA REGINA 1
·
0⤊
0⤋
Dinehiro não é apenas uma folhinha de papel ou uma rodelinha de metal. É a representação de um valor. Cada Real representa uma fração de toda a riquesa do país.
É por isso que o dinheiro "valoriza" e "devaloriza": Se a economia do país cresce, o país gera mais riquesa e emite menos dinheiro, isso significa que o dinheiro em circulação valerá mais. Isso é a "deflação".
Se ao contrário o país gerar menos riquesa e fabricar mais dinheiro, este dinheiro valerá menos. É a "inflação".
Portanto, se o Brasil simplesmente imprimisse um monte de dinheiro, este dinheiro emitido não valeria quase nada.
E a dívida se paga com valor real, não com cédulas, sejam de Real, Dólar ou Euro.
2006-07-20 01:37:44
·
answer #8
·
answered by Naturista 7
·
0⤊
0⤋
O Valor do Real é relativo. O valor do real é feito na base do Dolar e/ou Ouro.
O Tesouro Nacional tem a reserva Dolar e/ou Ouro. O papel moeda Real serve somente como meio de troca dentro do país.
A dívida do País é intenacional, a moeda que domina é o Dolar e alguns casos o ouro. Não adianta fabricar notas de Real se não temos reserva para manter seu valor.
2006-07-20 01:33:29
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
porque dinheiro não nasce em árvore. dinheiro é um mecanismo de troca.
se vc fizer sem parar, vai causar desequilíbrios econômicos, mais especificamente, a inflação!!!!
2006-07-20 01:27:58
·
answer #10
·
answered by Dino 5
·
0⤊
0⤋