Olá Gilmar,
Acho que o casamento sempre será o resultado da soma das capacidades, atitudes e responsabilidades que um casal assume perante seus filhos, familiares, sociedade e, acima de tudo, mutuamente.
Por envolver responsabilidades...entendo que casar requer, antes de tudo, capacidades (Doação, Tolerância, Respeito, Renúncia, Afeto, Solidariedade, Apreço, Companheirismo, Amar ao próximo como a si mesmo).
É preciso adquirir a capacidade de pensar, agir, escolher e assistir de forma conjunta e solidária, não mais individualmente como estamos acostumados.
Um casamento não é para quem quer...é para quem pode pois, demanda o compromisso de exercer toda a capacidade adquirida para aprimorar o relacionamento conjugal e desenvolvê-lo continuamente.
Pessoal...rapadura é doce...mas não é mole não, precisa ter queixo, dentadura e paciência para usufruí-la da melhor forma!!!
Queixo, dentadura e paciência simbolizam capacidades...
O Casamento demanda maturidade de sentimentos, atitudes, comportamento e ações.
Ao ver muitos casamentos fracassados e pessoas afirmando que ele é algo inviável vejo que, raramente, leva-se em conta de forma imparcial a análise do fato das pessoas terem se preparado ou se capacitado para torná-lo viável, sendo ele um relacionamento tão desafiador quanto realizador.
Vejo este problema também em muitas profissões.
Muitas pessoas investem tempo e recursos para estudar e se capacitar procurando realizar um trabalho diferenciado.
Contudo, com menos de 1 ou 2 anos de carreira vemos que muitas pessoas já desistem da profissão alegando que estão completamente decepcionados com ela e que se equivocaram pelo fato de que ela não era nada daquilo que imaginavam.
Acho que para podermos obter destas experiências pelo menos uma lição proveitosa, precisamos ser imparciais e analisar ...
Até onde realmente assumimos o compromisso de nos superar e capacitar para viabilizar o sucesso de projetos tão desafiadores como o são os de constituir uma família ou exercer uma profissão realizando um trabalho diferenciado.
A Vida é dura pra quem é mole, sem persistência não se adquire competência.
É muito fácil criticar o Mercado de Trabalho ou a instituição do Casamento pelos insucessos pessoais, usando-os como bodes expiatórios.
Contudo, no íntimo, cada um saberá com certeza avaliar se pode ou não jogar a primeira pedra, desacreditando para as demais pessoas estes objetivos devido aos seus insucessos.
Lair Ribeiro foi muito feliz ao afirmar que...
“O Sucesso Não Ocorre Por Acaso”
Um grande abraço a todos!!!
2006-07-19 12:07:13
·
answer #1
·
answered by Peregrino 6
·
4⤊
2⤋
acho que não devemos generalizar, isso depende de cada pessoa, casar ou não. O importante é sermos felizes, sozinho, casado, descasado, viuvo...
beijo
2006-07-19 20:38:44
·
answer #2
·
answered by Esperança 2
·
0⤊
0⤋
Fui casada por 13 anos e não me arrependo, apesar de ter terminado, se é realmente isso que os dois desejam acho sim que tem que acontecer
2006-07-19 16:54:24
·
answer #3
·
answered by pa_hvl 3
·
0⤊
0⤋
Hoje eu acho que ainda existem algumas pessoas que levam a sério mais são poucas, está tudo muito liberal. Hoje difícilmente se vê alguém falando em namôro, o negócio é ficar, Muitos preferem até ficarem juntos e não oficializarem nada para não quebrarem a cara com o casamento. Eu não acho casamento coisa do passado,isso vai da cabeça de cada um, só acho que hoje em dia não é mais a mesma coisa.
2006-07-19 16:51:12
·
answer #4
·
answered by Vilma 7
·
0⤊
0⤋
eu axo q naum eh nada levado a sério!
ou não casam e só se divertem
ou casam rápido d+ e descobrem q o sentimento naum eh o suficiente para continuarem juntos, daí **** traição, separação...
pra mim naum vale a pena casar...sou desacreditada nessas coisas...em homem mxmo nem pensar...
jah tentei max naum acredito em uma palavra q vem da boka dos homens!
=s
2006-07-19 16:46:26
·
answer #5
·
answered by tinna 2
·
0⤊
0⤋
eu levo isso a serio
2006-07-19 16:45:41
·
answer #6
·
answered by Michael Scott 6
·
0⤊
0⤋
Não acho que seja coisa do passado. A diferença é que as pessoas não o dão aquele valor de antigamente.É levado a sério até o homem conhecer outra mulher e largar sua famíla por causa dela. Ou se não ficar com as duas, né, já que todos fazem isso!
2006-07-19 16:44:58
·
answer #7
·
answered by Toledinha 3
·
0⤊
0⤋
Sou casada há 2 anos e em nenhum momento me arrependi...
Não vou dizer que sejam flores, mas no meio do jardim da vida, exala muito perfume...
Acho que só deve casar quem tem certeza do passo que tomará. Não é coisa do passado, mas deve ser pensado!
2006-07-19 16:44:42
·
answer #8
·
answered by Barda Cinza 2
·
0⤊
0⤋
Acho que os jovens de hoje em dia estão levando + a sério o casamento... Acredito que os jovens dos anos 80/90 estavam meio rebeldes... coisas de pós ditadura militar... então queriam se rebelar. Hoje em dia não temos + isso, os jovens estão preocupados com outras coisas além de contrariar a sociedade. E o casamento está incluído.
2006-07-19 16:44:37
·
answer #9
·
answered by Cacau 2
·
0⤊
0⤋