É um tiro pela culatra. Fecha espaços que deveria abrir, gerando preconceitos que menosprezam os negros, digo, os afro-descendentes (essa foi péssima). Afinal de contas, só passou porque é negro e se aproveitou da cota, certo? Por mais absurdo que seja este raciocínio, é o que a grande maioria pensa.
Agora vem cá, por que só os negros? E os índios, onde ficam? E os asiáticos, libaneses, árabes, turcos & cia? Afinal de contas, não são também minorias? Não sofrem, também, com preconceito? E, principalmente no caso dos índios, não têm também dificuldades financeiras e deficiência de estudo?
O ideal seria se eles reservassem uma porcentagem das vagas nas federais e estaduais para pessoas que comprovem ter baixa renda, uma vez que assim estariam sendo mais justos e o preconceito gerado seria incomensuravelmente inferior ao preconceito de cor.
2006-07-19 08:55:40
·
answer #1
·
answered by Jose 2
·
1⤊
0⤋
Por muito tempo fui totalmente contra, então resolvi estudar sobre o assunto, pois minha opinião era totalmente baseada em "achismos". Hoje posso dizer q sou contra o método usado para saber quem é negro ou não. Na minha Universidade a escolha é feita através de fotos e então muita gente se aproveita. Não acho que as cotas solucionam o problema e a função delas não é essa. As cotas são para aumentar o número de negros (independende de classe social) nas Universidades e assim formar uma maior quantidade de profissionais negros. Quantos médicos, professores universitários, advogados, etc, que vc conhece que são negros? É lógico q o Ensino básico tem q ser reestruturado, mas a política de cotas é sim um método válido. É uma ação afirmativa, assim como vaga para deficientes e idosos, etc. Não resolve, mas ajuda a mudar. Sem contar q o desempenho dos alunos cotistas é muito bom, as vezes até superior ao dos outros alunos.
2006-07-19 15:32:19
·
answer #2
·
answered by anninha_pessoa 1
·
0⤊
0⤋
Não acredito que cor de pele defina inteligência!
Capacidade não se mede por cor.
Acaso os negros e /ou, são diferentes de brancos que tenha a nessecidade de divergir pela cor a definição de inteligência?
Acho que isso tudo teve entuito, em sua criação politico, marketing politica.
2006-07-19 15:29:45
·
answer #3
·
answered by Kilen 1
·
0⤊
0⤋
Contra, é uma forma de racismo. Os movimentos que a defendem ou são racistas ou apenas pessoas sem escrúpulos que estão preocupadas apenas em ter mais vantagens. Se quisessem mesmo resolver o problema, estariam melhorando o ensino básico e médio, e não criando cotas.
2006-07-19 15:21:31
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Quem fala que está errado, é porque nunca sofreu algum tipo de discriminação racial na vida. Eu já sofri por ser ou parecer pobre, mas sou branco e vi uma visinha sendo chamada de "tição, crioula dos infernos". Sabem quem chamou? A mulher de meu irmão. E eu a ameacei com um processo por Discriminação Racial, previsto no inciso 42 do artigo 5º da Constituição Brasileira, que diz que a discrimnação racial é inafiançável e imperscritível. Alguns de meus melhores amigos são negros, e me orgulho deles.
Esse sistema de cotas não vai resolver os 505 anos de humilhações a que os negros sofreram, mas traz um mínimo de justiça social.
2006-07-19 15:18:12
·
answer #5
·
answered by Luiz Claudio R 2
·
0⤊
0⤋
Acho que essa atitude, de reservar vagas para negros, em si, já é uma descriminação. É como se dissessem: "Coitados dos negros coitados, vamos dar uma oportunidade para ele". Como se ele não fosse capaz de consegui-la por si só.
2006-07-19 15:12:41
·
answer #6
·
answered by Tarcisio 3
·
0⤊
0⤋
Eu sou contra.
2006-07-19 15:10:02
·
answer #7
·
answered by BIRILO 6
·
0⤊
0⤋
Sou contra, pois não resolve a situação. Enquanto a educação como um todo não for encarada como prioridade nacional, de nada adiantará essas medidas paliativas, que querem apenas "fazer número", mas nada resolvem. Todo cidadadão deveria ter direito à Universidade, desde que demonstrasse capacidade e interesse para tal.
2006-07-19 15:09:55
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O mais puro e descarado, alias, legalizado método de racismo já implantado em nossa legislação.
Podendo até mesmo, ser comparado ao Aparteid, da África do Sul.
2006-07-19 15:09:11
·
answer #9
·
answered by Victor Hugo 2
·
0⤊
0⤋