Fases da Lua:
O ASPECTO DA LUA SE MODIFICA DIARIAMENTE. Mas isso se deve tão somente a posição relativa da Lua, Terra e Sol. A cada dia o Sol ilumina a Lua sob um ângulo diferente, à medida que ela se desloca em torno da Terra. Um ciclo completo leva 29 dias e meio e chama-se revolução sinódica ou lunação.
A LUA APRESENTA PELO MENOS 29 ASPECTOS DIFERENTES, um para cada dia da lunação, os quais podemos muito bem chamar de fases. No entanto, geralmente apenas quatro recebem denominações especiais: as luas Crescente, Cheia, Minguante e Nova.
Caracterizando as 4 principais fases
AS FASES LUNARES OCORREM AO MESMO TEMPO não importando a localização do observador, porém não são percebidas da mesma forma. No hemisfério Norte o aspecto da Lua é invertido em relação ao visto por um observador no hemisfério Sul. Clique aqui, para ver uma imagem real da Lua vista por um observador situado em Portugal (ou outra localidade acima da linha do Equador).
Duração das fases:
AS FASES CRESCENTE, CHEIA, MINGUANTE E NOVA NÃO DURAM UMA SEMANA, como sugerem alguns calendários. Elas ocorrem apenas num dia do mês – e a situação em que o nosso satélite natural está 50% iluminado (quando a Lua é Crescente ou Minguante), 100% iluminado (Cheia) ou 0% (Nova), dura no máximo algumas horas.
Em todos os demais dias do mês a Lua não é Cheia nem Nova. Ela pode estar crescendo ou minguando, mas ainda não é Lua Crescente e nem Minguante.
Eclipse :
Eclipse significa o desaparecimento aparente e temporário de um corpo celeste pela interposição de outro. A palavra vem do grego ekleipsis, que significa desmaio.
O astro interceptado escurece, como se sofresse um desmaio, daí o designativo de origem grega, que se costuma reservar para os casos do Sol e da Lua, embora também ocorram eclipses entre outros astros, como os satélites de Júpiter ou mesmo entre estrelas distantes.
Para muitas pessoas os eclipses evocam mistério, mas para a ciência eles servem justamente para desvendá-los. O tamanho e a distância da Lua, por exemplo, foram revelados com admirável precisão, ainda antes de Cristo, através de cálculos simples a partir da observação de eclipses lunares. E os antigos gregos descobriram a forma da Terra através da observação de eclipses do sol.
Eclipse Lunar:
ILUMINADA PELO SOL, A TERRA SEMPRE PROJETA UMA IMENSA SOMBRA NO ESPAÇO, na direção oposta aos raios solares. Ela se estende em forma de cone por mais de um milhão de quilômetros e se divide em duas regiões: a penumbra e a umbra, ou sombra propriamente dita, sendo que o cone de penumbra envolve o cone de sombra. Como a Lua gira em torno da Terra, vez por outra ela pode adentrar no cone de sombra ou penumbra. São os eclipses da Lua.
Para que ocorra o eclipse é necessário que a terra esteja exatamente entre a lua e o sol.
A cada ano ocorrem no máximo sete eclipses, sendo que no mínimo dois são lunares. Após 18 anos e 11 dias eles voltam a ocorrem numa mesma seqüência. É o período de Saros, que já era conhecido na antiga civilização dos caldeus. Em cada Saros ocorrem 70 eclipses, sendo 29 lunares.
2006-07-19 06:30:23
·
answer #1
·
answered by Déa 3
·
1⤊
1⤋
O eclipse lunar ocorre quando a terra se posiciona exatamente entre a Lua e o Sol. Já as fases da lua acontecem devido ao ângulo que a luz solar encontra a Lua. Por exemplo: as fases crescente e minguante acontecem quando a Lua está formando 90° com a Terra no sistema Lua - Terra - Sol (como se fosse um triângulo retângulo e a Terra encontra-se na junção dos catetos).
Isso pode ser visto pegando uma bola qualquer apontado uma luz (com uma lanterna ou uma vela) para ela e olhando a bola de lado, de forma que a luz também fique do lado de quem vê (deve ser visto no escuro para se ter um efeito melhor).
2006-07-19 13:28:28
·
answer #2
·
answered by Diogo 2
·
0⤊
0⤋
Olha, em um eclipse lunar, nós não vemos parte da lua (ou ela inteira) pelo fato de a Terra estar fazendo sombra na lua.
Já nas fases de lua crescente e lua minguante, nós não vemos parte da lua porque estamos vendo só parte da área da lua que está sendo iluminada pelo sol (a Lua é redonda como a Terra, e, em luas crescente e minguante, parte da área iluminada da lua está no lado oposto da lua). Com isso, vemos uma parte da lua onde é dia e uma parte da lua onde é noite lá.
Em uma lua nova, não vemos a lua, pois o lado da lua que está virado para a Terra é o lado onde é noite na lua. A parte iluminada da Lua está do outro lado dela.
2006-07-19 13:23:21
·
answer #3
·
answered by Luis Alfredo Barbosa 6
·
0⤊
0⤋
Não vemos parte da Lua porque é "noite" nesta porção do satélite.
"À medida que a Lua viaja ao redor da Terra ao longo do mês, ela passa por um ciclo de fases, durante o qual sua forma parece variar gradualmente. O ciclo completo dura aproximadamente 29,5 dias. Esse fenômeno é bem compreendido desde a Antiguidade. Acredita-se que o grego Anaxágoras ( 430 a.C.), já conhecia sua causa, e Aristóteles (384 - 322 a.C.) registrou a explicação correta do fenômeno: as fases da Lua resultam do fato de que ela não é um corpo luminoso, e sim um corpo iluminado pela luz do Sol. A face iluminada da Lua é aquela que está voltada para o Sol. A fase da lua representa o quanto dessa face iluminada está voltada também para a Terra. Durante metado do ciclo essa porção está aumentando (lua crescente) e durante a outra metade ela está diminuindo (lua minguante). Tradicionalmente epenas as quatro fases mais características do ciclo - Lua Nova, Quarto-Crescente, Lua Cheia e Quarto-Minguante - recebem nomes, mas a porção que vemos iluminada da Lua, que é a sua fase, varia de dia para dia. Por essa razão os astrônomos definem a fase da Lua em termos de número de dias decorridos desde a Lua Nova (de 0 a 29,5) e em termos de fração iluminada da face visível (0% a 100%). "
2006-07-19 13:21:15
·
answer #4
·
answered by Josmar 2
·
0⤊
0⤋
hum, as fases são 4 (crescente, nova, minguante e cheia), ja o eclipse ocorre quando a terra esta entre o sol e a lua;
2006-07-19 13:20:46
·
answer #5
·
answered by Juju 5
·
0⤊
0⤋