O estágio é a atividade prestada comumente por estudantes, nas empresas ou repartições públicas, visando o aprimoramento profissional na sua área de estudo. O contrato é celebrado entre o estudante e o tomador, com a interveniência da instituição de ensino, que deve zelar para que o contrato seja cumprido fielmente. O estágio pode caracterizar também um período de treinamento dentro das empresas, oferecido a indivíduos sem mediação de instituições de ensino.
A função do estágio é possibilitar aos aprendizes o conhecimento prático das funções profissionais, e possibilita aos estudantes um contato empírico com as matérias teóricas que lhes são passadas em sala de aula. Trata-se do entendimento, hoje consolidado pelos educadores, de que a teoria, sem a prática, é incompleta, prejudicando o acesso imediato ao mercado de trabalho. O estágio visa superar este problema.
Na Legislação Brasileira, o estágio de estudantes é regido pela Lei 6.494 de 7 de dezembro de 1977 e não configura relação de emprego. Ainda que não possua os direitos trabalhistas, os estagiários possuem alguns direitos, como por exemplo o recebimento de uma bolsa (se estipulado), o cumprimento de uma carga horária prefixada, e a realização de seguro obrigatório contra acidentes.
Pela facilidade na contratação de um estagiário, e pela completa ausência de encargos sociais, o estágio, por muitas vezes, é utilizado em fraude à regulamentação instituída, servindo como meio para o trabalho informal.
2006-07-19 05:19:19
·
answer #1
·
answered by Beethoven 3
·
0⤊
0⤋
É uma estratégia de profissionalização que complementa o processo ensino-aprendizagem. Consiste na fase de preparação do aluno para ingresso no mercado de trabalho, desenvolvendo atividades que se inter-relacionam e integram a formação acadêmica com a atividade prática-profissional.
São atividades de aprendizagem profissional, social e cultural oferecidas ao aluno pela participação em situações reais de trabalho e que são proporcionadas por empresas, órgãos da administração pública ou privada e instituições de ensino, sempre sob a responsabilidade e coordenação da escola a que pertence.
Durante sua realização, o aluno aplicará os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
É a oportunidade de integração do estudante com a sociedade, oferecendo aos estudantes a adaptação psicológica e social à sua futura atividade social, trocando experiências através da aplicação prática de seus conhecimentos, renovando e enriquecendo os Recursos Humanos atuais e futuros da comunidade.
QUAL A SUA REGULAMENTAÇÃO?
A realização do Estágio Supervisionado, nos cursos cujo currículo escolar permita e/ou demande Estágio, encontra amparo legal na Lei 6.494/77, regulamentada pelo Decreto 87.497/82, com as modificações introduzidas pela Lei n° 8859/94 e MP 1.726 e 1.709-4 de 1998, MP 1.952-26 de 26/7/00.
O parágrafo 2° do artigo 1° da Lei acima referida define que: - " Os estágios devem propiciar a complementação do ensino e da aprendizagem a serem planejados, executados, acompanhados e avaliados em conformidade com os currículos, programas e calendários escolares, a fim de se constituírem em instrumentos de integração em termos de treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano ".
QUAL O OBJETIVO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO?
Preparar o aluno para ingresso no mercado de trabalho:
- revisando conceitos e conhecimentos básicos ministrados no decorrer do curso;
- desenvolvendo assuntos específicos de conteúdo e metodologia;
- criando situações de estudos reais aplicáveis;
- promovendo o exercício das atribuições da própria profissão de forma a capacitar o aluno a atuar na área e atender ao mercado de imediato;
- propiciando o relacionamento com profissionais da respectiva área, a fim de adquirir e assimilar experiências;
- desenvolvendo o conhecimento e a criatividade com vistas ao crescimento profissional.
O QUE É E QUAL A FUNÇÃO DO CENTRO DE APOIO EMPRESARIAL - CAE?
O CAE é um departamento do Centro Universitário Barão de Mauá que desenvolve a parte administrativa dos convênios e contratos de estágio, apoiando a coordenação dos cursos na indicação dos alunos às vagas existentes no mercado de trabalho. A orientação e supervisão do Estágio é de responsabilidade dos coordenadores e supervisores/orientadores de estágio de cada curso.
A documentação elaborada pelo CAE é fundamentada na legislação que regulamenta os estágios onde se procura resguardar os direitos do aluno-estagiário, do Centro Universitário Barão de Mauá e da Empresa Concedente.
Qual a importância do Contrato de Estágio para a Empresa Concedente?
Caracterização do aluno como estagiário.
Qual a importância do Contrato de Estágio para o aluno-estagiário?
O contrato deve ser firmado antes do início efetivo do estágio, pois confirma que o mesmo será executado em conformidade com os currículos, programas e calendários escolares, resguardando ao aluno-estagiário experiência prática na sua linha de formação, além do seguro contra acidentes pessoais.
Qual a importância do Contrato de Estágio para o Centro Universitário Barão de Mauá?
Comprova a veracidade do estágio e formaliza sua posição de interveniente no Contrato firmado entre as três partes.
COMO OCORRE O PROCESSO DE SELEÇÃO DO ALUNO-ESTAGIÁRIO ÀS VAGAS QUE SURGEM NO CAE?
Os alunos devem preencher a ficha cadastral diretamente no CAE, inclusive para atualização de dados.
As vagas surgem da busca de empresas junto ao CAE, bem como do esforço conjunto realizado por alunos, coordenadores e CAE. Através das fichas cadastrais, o aluno-estagiário é selecionado e encaminhado de acordo com suas experiências, aptidões profissionais e critérios exigidos. Havendo interesse por parte da empresa em algum aluno encaminhado, o mesmo deverá procurar o CAE, com os dados da empresa e atestado de matrícula, para que seja elaborado o Acordo de Cooperação e Termo de Compromisso de Estágio.
Esta documentação deverá ser atualizada a cada semestre letivo, sendo o aluno-estagiário responsável pelo pedido de atualização junto ao CAE.
OBRIGAÇÕES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ EM RELAÇÃO AO ESTAGIÁRIO:
- fornecer ao aluno - estagiário, sempre que solicitado, o atestado de matrícula;
- comunicar à empresa concedente dados necessários sobre o aluno-estagiário;
-elaborar e formalizar o Instrumento Jurídico (Acordo de Cooperação e Termo de Compromisso).
OBRIGAÇÕES DA EMPRESA CONCEDENTE:
- proporcionar ao aluno-estagiário condições compatíveis com o currículo, programa e calendário do curso;
- comunicar ao Centro Universitário Barão de Mauá, sempre que solicitado, informações sobre o aluno;
- fornecer subsídios que permitam a elaboração dos relatórios de estágio.
OBRIGAÇÕES DO ALUNO-ESTAGIÁRIO:
- manter a ficha cadastral atualizada;
- providenciar e entregar toda a documentação necessária para elaboração do Acordo de Cooperação e Termo de Compromisso;
- devolver 2 (duas) cópias, devidamente assinadas, do referido documento;
- cumprir a programação estabelecida para estágio;
- elaborar, bimestralmente e na conclusão do estágio, relatório para comprovação das atividades e horas cumpridas. Os relatórios deverão ser entregues ao coordenador, supervisor ou orientador de estágio;
- apresentar atestado de matrícula, no início de cada semestre letivo, para atualização da documentação;
- com uma antecedência mínima de 3 dias do término do estágio, o aluno-estagiário deverá retornar ao CAE para que seja feita a rescisão do contrato e, conseqüentemente, sua exclusão da apólice de seguro.
2006-07-19 12:25:05
·
answer #2
·
answered by Iara1978 2
·
0⤊
0⤋
Oi Elcio,o estágio é apenas um peródo em que vc trabalha para aprender que nâo tem necessidade de registro em carteira,e não te dá beneficios em caso de dispensa...apenas isso
2006-07-19 12:22:58
·
answer #3
·
answered by Analu 4
·
0⤊
0⤋