English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

atualidades

2006-07-19 03:51:00 · 7 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências e Matemática Geografia

7 respostas

A natureza demorou milhões de anos para esculpir a crosta terrestre, nela cavando os rios que levam as águas das chuvas e da neve ao mar. Dessa ação resultou um relativo equilíbrio entre solo, fauna e flora, embora em permanente alteração, mas no lento ritmo da natureza.

As transposições das águas de uma bacia hidrográfica para outra costumam criar desequilíbrios ecológicos de difícil reparação, mesmo quando precedidos de estudos de impacto ambiental, os quais em geral não conseguem detectar todos os impactos dessa súbita e violenta intervenção do homem sobre a natureza. Daí a preocupação da comunidade científica quanto às transposições.

A par disso, o governo tem sonegado ou deformado informações sobre a magnitude do projeto, sobre o seu impacto ambiental, sobre as conseqüências à jusante do Rio São Francisco, nos pontos abaixo da retirada da água para a transposição, dos prejuízos que provocaria. Também não revela o balanço entre benefícios e prejuízos, nem alternativas de enfrentar a questão.

Em resumo, à luz do que tem vindo a público, a transposição do São Francisco é uma aventura.

2006-07-26 01:55:32 · answer #1 · answered by podocarpo 7 · 1 0

Após o agravamento da crise do abastecimento hídrico do Nordeste no ano de 1999, a transposição do rio São Francisco passou a ser vista como a única alternativa de solução do problema. Atualmente, existem dois cenários bem definidos com relação ao tema. O primeiro é o cenário do imediatismo, caracterizado pela ânsia de fazer chegar água, a todo custo, nas torneiras da população (pensamento muito comum na classe política), sem haver, no entanto, a preocupação com as conseqüências impostas ao ambiente ao se adotar essa alternativa e o segundo é o cenário da ponderação, caracterizado por preocupações constantes (principalmente na classe técnica) com relação às limitações das fontes hídricas na condução do processo transpositório. O primeiro cenário diz respeito às questões do Brasil virtual e, o segundo, às questões do Brasil real.

2006-07-27 00:14:21 · answer #2 · answered by Alis_vet 2 · 0 0

Fazer com que o Rio Sao Francisco faça milagres!

2006-07-25 10:16:02 · answer #3 · answered by Nani 4 · 0 0

os políticos afirmam que vai beneficiar os pequenos agricultores mas na verdade vai ajudar os fazendeiros, primeiro que mudar o curso do rio vai causar um grande impacto ambiental, depois muitos sítios serão alagados, e tem muito latifundiário comprando as terras dos pobres para garantir mais grana no bolso, na verdade o curso do rio vai abranger os fazendeiros que com mais alguns km de irrigação terá colheita garantida e os pobres vão arrumar irrigadores aonde com os ricos, sem falar que é um projeto caríssimo em que muitos dos nossos políticos ficarão mais ricos;

2006-07-20 14:16:03 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

O projeto de transposição do rio São Francisco ainda tramita no congresso, prevê transpor as águas do rio para outros rios nordestinos, como: Parnaíba, Jaguaribe, Paraíba, do Peixe e Apodi. E beneficiar pequenos agricultores do interior nordestino com a irrigação através dos canais que serão construídos. Há 'briga' no nordeste, políticos - em sua maioria baianos - são contra a transposição, mas em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Alagoas, Piauí e Sergipe são favoráveis.

2006-07-20 13:00:14 · answer #5 · answered by bibliovcs 2 · 0 0

sei lah...soh sei ki meu amigo vai participar desse negocio aê.
depois pergunto pra ele!

2006-07-19 11:46:12 · answer #6 · answered by Lari 2 · 0 0

Uma forma dos políticos embolsarem dinheiro

2006-07-19 10:56:44 · answer #7 · answered by ginho 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers