Na Terra, durante o dia, o Sol ilumina a atmosfera e a luz difundida por ela ofusca as estrelas e substitui a negritude do espaço pela cor azul. Já no espaço não há atmosfera; o céu permanece negro e as estrelas são visíveis.
Mas o fato do céu ser escuro à noite intrigou muito filósofos como Immanuel Kant (1724 - 1804), que pensaram o seguinte: se o Universo fosse infinito e imutável (como os filósofos acreditavam que era), as estrelas teriam aquecido TUDO às suas temperaturas e, mesmo à noite, o céu inteiro seria tão brilhante quanto o próprio Sol, porque toda linha de visão terminaria numa estrela ou numa nuvem de poeira aquecida até a temperatura das estrelas.
Portanto, pensaram os filósofos do século XVIII, ou as estrelas não haviam sempre existido ou então teriam, em algum momento, se acendido.
Para a maioria das pessoas, entretanto, isso não era problema, pois a religião as fazia acreditar que o Universo havia sido criados, praticamente com seu aspecto atual, há apenas alguns milhares de anos ...
2006-07-19 04:02:55
·
answer #1
·
answered by Alberto 7
·
3⤊
0⤋
Porq a terra possui atmosfera, e, quando os raios do sol passam pela atmosfera são decompostos nas 7 cores do arco iris, mas a predominante é o azul. Como o espaço ñ possui oxigenio, e, muito menos atmosfera, lá no espaço é sempre noite.
2006-07-21 12:33:18
·
answer #2
·
answered by Rodrigo Xavier 1
·
1⤊
0⤋
A "noite" e o "dia" só existem na Terra (e é um conceito que pode ser aplcado também do ponto de vista da superfície dos planetas)
No espaço, não é "sempre" noite. Acontece que associamos a noite com a escuridão e a presença de estrelas, enquanto o dia é claro, com o céu azul e cheio de nuvens.
No espaço, mesmo onde o sol alcança, não existe nem atmosfera - que é que deixa o céu azul e o dia claro - e nem objetos próximos para refletir a luz do sol. O mais próximo são outros planetas, que acabam parecendo as estrelas da noite.
Portanto, no espaço, não existe dia ou noite.
2006-07-19 10:44:10
·
answer #3
·
answered by Plínio 2
·
1⤊
0⤋
.A luz só é refletida quando encontra alguma matéria. A luminosidade que vemos aqui na terra é efeito interação da luz do sol em contato com os elementos daqui.
Quando você olha para o céu, e o vê azul e claro, isto é consequência do choque da luz do sol nos átomos dos gases que envolvem o globo. Quando você olha um objeto qualquer sendo iluminado, é, também, efeito da incidência da luz sobre a matéria.
No espaço não há luz pois não há matéria onde ela colida...
2006-07-19 10:37:40
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Diria para vc que é o efeito rotatório do planeta que faz com que tenha partes alternadas entre noite e dia. Não sei se vc já viu mas nas regiões dos pólos tem iluminação durante seis meses e escuridão njos outros seis. Isso se ddeve a inclinação que a Terra tem em seus eixos.
Agora a dúvida de por que no espaço é sempre escuro é a dúvida que os cientistas de todo mundo ainda tem e estão estudando essa escuridão chamando-a de Matéria Escura. Não tenho explicações exatas ao fato, pois os cientistas não entendem o porquê de nós vermos mas não podermos tocá-la. Daí vem a dúvida se ela realmente existe.
Quanto a luz dos sol foi como algumas respostas acima: a luz se propaga no vácuo e atravessa meio transparente modificando a sua velocidade. Quando a luz bate em um objeto sólido não transparente occore o que chamamos reflação, sendo devolvida a esse mesmo meio e por assim retornando ao espaço. No espaço por não ter esse meio sólido a luz continua a se deslocar em movimento retilíneo rumo ao infinito.
Espero ter ajudado um pouco.
2006-07-19 13:12:31
·
answer #5
·
answered by Regis 1
·
0⤊
1⤋