English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Logo na descoberta do Brasil situavam aqui no país cerca de 1 milhão de indios divididos em diversas tribos e culturas diferentes mas formando assim uma mesma nação.

2006-07-18 13:43:07 · 13 respostas · perguntado por Jessica L 2 em Ciências Sociais Sociologia

13 respostas

A colonização no Brasil teve como base o trabalho escravo africano, mas não só ele. Inicialmente, houve a captura e a ampla utilização de índios como mão-de-obra – os negros da terra ou negros brasis. Entretanto, aos poucos os escravos oriundos da África acabaram por predominar na empresa colonial, especialmente no decorrer do século 17, com a criação de uma conexão mercantil entre as Américas, a África e a Europa, através do tráfico.A explicação para essa substituição varia muito entre os estudiosos.
Autores clássicos, como Capistrano de Abreu e Oliveira Vianna, atribuíram à indolência indígena a opção pelos africanos, e não à inaptidão do índio para a vida sedentária da agricultura, como defendeu Gilberto Freyre. No âmbito da história econômica, Caio Prado Jr. concluiu que o trabalho indígena seria pouco lucrativo em razão da baixa resistência física do aborígine e de sua grande aversão ao trabalho agrícola. Já Celso Furtado se referiu à insuficiente oferta de mão-de-obra indígena. Em uma perspectiva macroeconômica, na década de 1970 Fernando Novais afirmou que foram os interesses mercantis da metrópole portuguesa que justificaram a criação do tráfico de escravos africanos: o comércio negreiro daria lucro a Portugal, o que não ocorria com a escravidão indígena.
Apesar do avanço no comércio da mão-de-obra cativa africana, diversas pesquisas demonstram a larga utilização da escravidão indígena entre os séculos 16 e 18. Segundo esses estudos, a substituição do índio pelo africano deveu-se à dificuldade cada vez maior de ter acesso aos nativos, tanto pela diminuição de seu número, provocada por guerras e doenças, quanto por sua migração para o interior, o que encarecia a captura.
Também há referência à rentabilidade do trabalho – os índios produziriam menos que os africanos – e a uma resistência cultural entre os homens ao trabalho na lavoura, considerado uma atividade feminina entre os indígenas.

2006-07-18 18:18:09 · answer #1 · answered by Kweisi Mfume 2 · 7 2

Antes dos negros, os portugueses tentaram sim, escravizar os índios, mas como estes não estavam acostumados ao trabalho forçado, adoeciam, alguns morriam e muitos fugiam. Diante disso, a coroa portuguesa foi obrigada a transferir seus escravos das colônias portuguesas na África para o Brasil.

2006-07-18 15:40:11 · answer #2 · answered by Anonymous · 5 0

Em primeiro lugar os indíos foram sim escravizados durante um certo período, e cuidado com o preconceitos que dizem por aí: "indios são preguiçosos, negros mais fortes, porém covardes!" Se os indios gostavam de ser livres os negros também gostavam igualmente. Os indios fizeram revoltas e resistiam a escravidão, os negros também, porém com maior dificuldade pois não conheciam o território brasileiro, e não falavam a mesma língua , uma vez que os negros eram trazidos de várias regiões da Africa, dificultando a comunicação entre eles. Em contrapartida, os indios conheciam o país de ponta a ponta, sabia os caminhos melhores para percorrer e as ervas venenosas!
Agora um fato importante, os negros lutaram sim! Nunca ouviu falar dos quilombos? uma comunidade dos negros fugitivos? Os quilombos eram estratégicos e abrigava cerca de 5.000 escravos fugitivos, os quilombos viviam em luta constante com os senhores e capangas que queriam capturá-los, e chegaram a matar muito deles na luta. Os quilombos eram simbolos de resistência negra, pesquise sobre quilombo do palmares" e zumbi dos palmares". Os negros lutaram sim durante todo o tempo da escravidão e essa é a parte que não se conta em muitos livros de história! Os europeus acabaram optando pelos africanos por alguns motivos, mas não se pode sucumbir ao preconceito de achar que os negros foram passivos na escravidão!

2015-11-15 23:43:57 · answer #3 · answered by Lunna 3 · 1 0

Eles queriam trabalhar para os outros? pelo contrario, se negavam a trabalhar e os portugueses chamaram povos de suas origens europeias.

2006-07-18 14:04:12 · answer #4 · answered by Emilio N 4 · 1 0

Olá,Jéssica!
Foram,sim,Jéssica!À princípio,os portuguêses escravizaram indios (que eram prèviamente pacificados pelos jesuitas)mas os indios não aguentavam o trabalho e adoeciam,indo,mesmo,à óbito!Mas,veja você que os portuguêses faziam-nos subir a serra do mar,de S.Vicente ao planalto paulista,carregando cerca de 50 kg e como alimento,recebiam apenas uma espiga de milho verde por dia!Então,resolveram escravizar os negros,por julgarem-nos mais fortes.À propósito;se você reside em S.Paulo-SP ou proximidades,aconselho um passeio,cansativo,mas muito interessante:É descer a serra pela estrada velha de Santos,com monitor,passando,inclusive pela famosa "calçada do Lorena" que era o caminho feito pelos portuguêses.Durante a caminhada,que leva cerca de 5 horas,o guia vai dando informações históricas,muito interessantes!Para voltar,há uma Van.
Saudações!

2006-07-18 14:02:56 · answer #5 · answered by Protesto contra Yahoo! 3 · 1 0

Não,eles foram escravizados sim...

2006-07-18 13:54:53 · answer #6 · answered by flavinha 1 · 1 0

Os portugueses bem que tentaram escravizá-los, mas não conseguiram, pois os Índios foram criados para serem livres.

2006-07-18 14:29:19 · answer #7 · answered by Nenete 4 · 1 1

http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Al6r47hxyl.adocRDqpPSvDI6gt.?qid=20060711074959AAYYhOc
Ve la minha resposta. Tem tudo a ver.

2006-07-18 13:52:01 · answer #8 · answered by Bruno Cabral 3 · 0 0

Porque os portugueses lucravam muito com o comércio escravocata. Além de conseguir mão-de-obra escrava, eles transformaram isso em um negócio.

2006-07-18 13:51:03 · answer #9 · answered by hugorneto 2 · 0 0

Em partes, devido à influência da Igreja Católica (fortíssima em Portugal), que preferiu "Catequizar" os Ìndios à escravisá-los.
Na América Portuguesa, não passou muito disso, apesar de terem sim existidos casos de exploração óbvia e visível dos indígenas, mas não pode levar a denominação de "escravidão".
O processo de exploração indígina e devastação dos mesmos teve mais intensidade na América Espanhola.

2006-07-18 13:50:41 · answer #10 · answered by Gerson F 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers