Em alguns momentos, nos anos que se foram, eu vivi breves lapsos de consciência quando meus pensamentos mergulhavam na idéia da inexistência de tudo. Era como se minha mente entrasse em colapso. A sensação que eu experimentava era como quando, algumas vezes, eu sonhei caindo de um lugar muito alto e acordava assustado imediatamente antes de me espatifar no chão.
Sua pergunta, para mim, nada tem de ignorância. Ela apenas reflete que sua mente é livre dos assuntos banais que acorrentam a mente da maior parte das pessoas. Deus nos agraciou com a imaginação, para que nossa espécie fosse grande. E foi "viajando" assim que alguns poucos humanos escreveram seus nomes na memória coletiva dos vivos para sempre, como um ferro de marcar.
Infelizmente, meus dias de vida nunca me revelaram a resposta. E, sinceramente, eu acho que nunca vão revelar. Nem para mim, nem para você.
Algumas vezes, a questão me voltou, quando eu lia algo a respeito da teoria da grande explosão (o big-bang). Muitos acreditam que tudo o que existe no Universo estava confinado, em algum momento de um passado muito remoto, em uma singularidade (entenda como se fosse algo como o conceito geométrico de ponto - sem dimensões). Daí ocorreu a explosão (a maior de todos os tempos) desta singularidade e tudo o que ela continha foi violentamente lançado para fora dela. Impressionante que os teóricos dizem que não foi uma explosão como as que nós conhecemos, onde a massa explodida é lançada ao espaço, mas o próprio espaço e o tempo passaram a existir e se expandir junto com a substância que hoje preenche todo o Universo. Imagine só! O próprio espaço e o tempo surgiram com a explosão desta singularidade. Impressionante!
Daí, surgiu esta pergunta também para estes teóricos: o que havia antes da singularidade? "Não sabemos", foi o que afirmou Carl Sagan em seu famoso livro "Cosmos".
Para mim, que sou espiritualista, existia sim algo antes da singularidade. Algo que sempre existiu. Melhor, alguém que sempre existiu: Deus. Eu acho que perguntar o que existiria se o Universo não existisse (este é o âmago de sua questão) equivale a perguntar como Deus é, onde Ele vive, quem ou o que o acompanha?
É isso aí, brother. Viagem? Pode ser, mas não há nada mais prazeroso para os meus pobres neurônios que tanto se matam para conseguir o pão de cada dia!!!
2006-07-18 15:57:01
·
answer #1
·
answered by DêXôVê 3
·
1⤊
1⤋
Não entendi o que você quis dizer, mas no meu ponto de vista, se não existe nada, õs olhos não vão ver nada, então ficaria tudo escuro. O que vemos e as cores que vemos são dessa forma porque a luz que bate neles torna-os visíveis, e se eles não existem não serão vistos(lógico né).
2006-07-18 22:43:58
·
answer #2
·
answered by Dudu_violero 2
·
0⤊
0⤋
Concordo contigo KAKAU,é sacanagem.
2006-07-18 20:21:51
·
answer #3
·
answered by sempreamigo 6
·
0⤊
0⤋
1-nada
2- não existiria o tudo
3- preto = ausência de todas as cores
2006-07-18 20:19:28
·
answer #4
·
answered by magrão 7
·
0⤊
0⤋
não existiriam estas questões idiotas, e nem idiotas como eu a responde-las
2006-07-18 20:19:00
·
answer #5
·
answered by Paulo 2
·
0⤊
0⤋
que pergunta mais ignorante,se saber isso fizesse eu ganhar na loteria...
2006-07-18 20:17:37
·
answer #6
·
answered by KáH 1
·
0⤊
0⤋