Olha, essa resposta pode atingir de forma ofensiva a certos ouvidos, sendo assim direi-lhe o seguinte.
De acordo com a Filosofia, mãe de todas as ciências, nem sempre existiu. Houveram no mundo, durante seu processo de civilização, várias linhas de pensamento, bem como várias formas de domínio do homem para o homem. A última, foi o cristianismo.
Pesquise sobre santo agostinho, Berkeley, Nietszhe, Emanuel Kant. Achará bastante interessante.
2006-07-18 13:16:10
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
à Deus um mistério?
“O que é mistério? Em termos gerais, mistério é uma verdade impossÃvel de se compreender ou provar de forma natural. . . . O que é um mistério religioso? à uma das verdades de Deus na qual somos obrigados a crer, embora não possamos nem compreendê-la, nem prová-la. Quais são os principais mistérios religiosos? São os mistérios da SantÃssima Trindade, da Encarnação e da Redenção.” — Abrégé de l’exposition de la doctrine chrétienne, 1901 (Resumo da Exposição da Doutrina Cristã).
O ACIMA é o conceito resumido da Igreja Católica Romana sobre mistérios, escrito num livro que data do inÃcio do século 20. Ademais, o recentemente publicado Guide des difficultés de la foi catholique (Guia de Dificuldades da Fé Católica, 1989) indica que tais pontos doutrinais ainda são de interesse, ao declarar: “Não é só por causa do atrativo pessoal por realidades obscuras que o cristão admite a existência de certo número de mistérios em seu Credo religioso. Se ele crê neles, é puramente à base da Palavra de Deus.” Mas o que diz a “Palavra de Deus”? à Deus um mistério?
Podemos Conhecer Tudo Sobre Deus?
A BÃblia realmente nos fornece muitos detalhes sobre Deus como Pessoa, sobre suas qualidades e sobre como ele lida com a humanidade. Mas explica também que a sabedoria e a inteligência dele estão além da compreensão humana. Por isso o profeta IsaÃas diz que os caminhos e os pensamentos de Deus são muito mais elevados do que os do homem. — IsaÃas 55:8, 9.
A impossibilidade de se conhecer cada pormenor sobre Deus não nos deve surpreender. Por exemplo, embora nosso conhecimento do universo aumente constantemente, os cientistas admitem que, na verdade, provavelmente jamais chegarão a entender na sua plenitude os mistérios do infinitamente pequeno ou do infinitamente grande. Portanto, como poderia uma criatura conhecer completamente a profundidade da sabedoria de Deus, o Criador? Jó confessou a Jeová: “[Eu] não estava entendendo coisas maravilhosas demais para mim, as quais não conheço.” (Jó 42:3; compare com Romanos 11:33.) Assim, o pleno conhecimento de Deus está, em alguns aspectos, além de nossa limitada capacidade de entendimento. Todavia, as doutrinas de muitas igrejas ultrapassam os limites destas simples observações.
Mais Misterioso do Que à Necessário?
A recentemente publicada enciclopédia católica Théo diz: “Nos ensinamentos da igreja, o termo mistério também pode aplicar-se ao que Deus revela sobre si, por exemplo, acerca de sua existência trinitária.” Como em muitos outros livros teológicos, o conceito aqui implicitamente desenvolvido é que ‘uma vez que o conhecimento de Deus é inevitavelmente misterioso, não nos devÃamos surpreender de que Deus seja uma Trindade ou de que esta Trindade seja um mistério’. à tal raciocÃnio bem fundado?
Primeiro, muitos livros reconhecem, como a The New Encyclopædia Britannica (Nova Enciclopédia Britânica), que “nem a palavra Trindade, nem a doutrina explÃcita como tal, aparece no Novo Testamento”. Ademais, a história desta doutrina mostra que ela combinou muitas idéias extraÃdas de filosofias pagãs, que foram incorporadas nos credos da Igreja várias décadas após a morte dos apóstolos. Portanto, não há prova sólida de que o mistério da Trindade se baseie na BÃblia.
Pense nisso: Uma vez que é impossÃvel conhecer tudo sobre Deus, faria sentido Jeová obscurecer sua própria identidade? Não, ele deseja que todos os humanos o conheçam. (João 17:3; compare com Hebreus 8:11.) E faria sentido se aqueles que realmente desejam agradá-lo obscurecessem Sua identidade? Ilustremos isso: Se a única oportunidade que alguém tivesse de ver uma bela paisagem campestre fosse através duma janela, seria sensato deixá-la embaçada, dizendo: ‘Já que não podemos ver os detalhes é melhor deixá-la embaçada’? à claro que não! A BÃblia e o bom senso indicam que o nosso conhecimento de Deus é necessariamente limitado. Mas tais limitações de modo algum justificariam converter nosso conhecimento de Deus numa doutrina misteriosa, tal como a Trindade, que só serve para confundir nosso entendimento sobre ele.
Mistérios — Pagãos e Cristãos
Além disso, quando o termo “mistério” aparece nas Escrituras, não possui o significado de “conhecimento oculto”, como em geral é entendido. Como nos lembra corretamente a enciclopédia Théo: “O termo mistério não tem o mesmo sentido aqui. Para os cristãos, denota algo normalmente oculto ou inacessÃvel, mas que Deus deseja contar-lhes . . . e os faz vivenciar.”
A palavra grega my·sté·ri·on (“mistério”, ou “segredo sagrado”) foi empregada 20 vezes pelo apóstolo Paulo num sentido especÃfico. Ele a usou com referência a um segredo sagrado ocultado durante muito tempo, mas que Deus revelou ao enviar Jesus à Terra. Jesus Cristo, o Salvador da humanidade, foi o principal elemento do prometido “descendente [semente]” que Deus usaria para resgatar a humanidade, Aquele ‘através de quem todas as nações da terra seriam abençoadas’ e que teria co-herdeiros nos céus. (Gênesis 3:15; 22:18; Romanos 8:17) Estes fatos encobertos, ou misteriosos, foram ocultados dos servos pré-cristãos de Deus, mas foram revelados por Jeová no devido tempo. (Efésios 1:9; Colossenses 1:26) Felizmente, este conhecimento não está restrito a uns poucos escolhidos — como no caso dos mistérios religiosos de certas religiões — mas deve ser proclamado ao maior número possÃvel de pessoas, sem distinção. — Efésios 6:19, 20.
Adorar a Deus em Verdade
A BÃblia contém informações suficientes para adorarmos a Deus da forma que Lhe é aceitável. Longe de ensinar a Trindade, ela revela claramente a supremacia de Jeová e a posição subordinada de Jesus. Por exemplo, Jesus disse: “O Pai é maior do que eu.” (João 14:28; 1 CorÃntios 15:28) A BÃblia indica também que o espÃrito santo é a força ativa de Deus, que orienta seus servos fiéis. — Atos 2:1-4.
Ao falar com uma samaritana, Jesus mostrou que para alguém agradar a Deus, tem de adorá-Lo “com espÃrito e verdade”. Acrescentou que “o Pai está procurando a tais para o adorarem”. (João 4:21-24) Cabe a cada um de nós buscar este conhecimento exato que resultará em bênçãos se confiarmos na Palavra de Deus, em vez de aceitarmos tradições misteriosas, produzidas pelo homem, que a desvirtuam.
[
Veja a brochura Deve-se Crer na Trindade?, publicada em 1989 pela Sociedade Torre de Vigia de BÃblias e Tratados.
2006-07-18 23:01:51
·
answer #2
·
answered by jeffy 1
·
0⤊
0⤋
Deus, não saiu, Ele sempre existiu e foi ele quem criou o mundo, os animais, você...... Onde ele está agora ?Com certeza Ele está do teu lado, pq. quem busca acha e v. está buscando e vai achar.Deus é onipresente, está em todos os lugares e na Palavra dele está escrito: Onde houverem duas ou mais pessoas reunidas no Meu nome, Eu estarei presente. E, nós estamos, todos agora, reunidos no nome de Deus,. não é ? Pois é, ele está presente.Oro para q. Deus lhe dê entendimento!
2006-07-18 20:22:00
·
answer #3
·
answered by C鬩a Lfoquinha 5
·
0⤊
0⤋
Deus é um tipo de energia, não há um lugar especifico de onde Ele saiu mas vc O sente de diversas formas, Ele é Omni-presente (Está em todos os lugares), Omni-ciente (Sabe de tudo) e Omni-potente (Tem o poder máximo), nenhuma outra divindade se iguala ao Mesmo
2006-07-18 20:07:57
·
answer #7
·
answered by dietome 5
·
0⤊
0⤋