Eh uma palavra de origem francesa e quer dizer figado gordo. Eh o mesmo pate de figado de galinha, a diferenca eh que sao patos que sao engordados num regime que os fazem aumentar exageradamente a proporcao do figado justamente pra fazer esse prato carissimo [tem o mesmo gosto do pate de figado de galinha], mas la na Europa eles adoram comer carnes, aves, ao sangue, quase cru, [as galinhas faltam sair voando do prato] pra conservar as propriedades vitaminicas esses pates tem um gosto meio cru, eu provei e nao aprovei.
2006-07-18 12:56:43
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
5⤋
O foie gras (pronuncia-se "foigrá") – termo que em francês significa "fÃgado gordo" – é o fÃgado de um pato ou ganso que foi super-alimentado. Junto com as trufas, o foie gras é considerado uma das maiores iguarias da culinária francesa. à caro. Possui consistência amanteigada e sabor mais suave em relação ao fÃgado normal de pato ou ganso.
Organizações de direitos dos animais consideram cruel o procedimento de produção do foie gras
Na França, o foie gras existe em algumas formas definidas em lei. Da forma mais nobre para a menos nobre, temos:
* foie gras entier (foie gras inteiro) – feito de um ou dois lóbulos de fÃgado inteiros, podendo ser cozinhado (cuit), semi-cozinhado (mi-cuit) ou fresco (frais);
* foie gras – feito de pedaços de fÃgado reunidos;
* bloc de foie gras – um bloco moldado e completamente cozido, feito de 98% ou mais de foie gras; se denominado avec morceaux (com pedaços), pode conter pelo menos 50% de pedaços de foie gras de ganso e 30% de pato.
Além dessas formas de apresentação, existe o pâté e o mousse, feitos de 50% ou mais de foie gras, e o parfait, com 75% ou mais de foie gras, e outras apresentações não definidas em lei.
Formas completamente cozidas são geralmente vendidas em latas de metal ou vidro para conservação por um tempo mais prolongado. Um foie gras fresco e inteiro geralmente não está disponÃvel, exceto em alguns mercados das regiões produtoras. Algumas vezes são encontrados foie gras inteiros e congelados em supermercados franceses.
O foie gras francês geralmente é preparado em fogo baixo (terrine), já que o foie gras de ganso sofre grande derretimento de gordura. O paladar norte-americano, acostumado ao foie gras de pato (mais barato), o prepara em temperaturas mais elevadas. A recente introdução do foie gras de pato na culinária francesa resultou em receitas que misturam tradições de outros paÃses. Em outras partes do mundo, o foie gras é servido em formas mais exóticas, como o sushi de foie gras e o foie gras em bifes.
O foie gras pode ser saboreado com trufas ou licores. à comumente servido acompanhado por pães ou torradas. Muitas vezes é servido com um vinho de sobremesa, embora muitas pessoas o prefiram com vinho seco. O foie gras também pode vir acompanhado por uma salada.
O foie gras é um prato luxuoso. Muitas pessoas na França o consomem apenas em ocasiões especiais, como o jantar de Natal ou réveillon, embora a crescente disponibilidade de foie gras tenha baixado seu preço.
O foie gras de pato é mais barato e, graças à maciça produção iniciada na década de 1950 é, de longe, o mais comum. O sabor do foie gras de pato é geralmente descrito como suave e subtamente amanteigado. O foie gras de ganso é notado por ser ainda mais suave.
Controvérsia
Muitos contestam o método de alimentação dos gansos e patos, considerando-os forçados e cruéis. Eles usam o termo gavage, que em francês significa "estufado por alimentação em excesso" (e também é um termo médico para a alimentação daqueles que não podem fazê-los sozinhos). Após pressão polÃtica de organizações de direitos dos animais, certas jurisdições baniram a prática de gavage.
Muitos produtores de foie gras não consideram seus métodos cruéis, insistindo que é um processo natural que explora a capacidade natural do animal. Produtores argumentam que patos e gansos selvagens naturalmente ingerem grandes quantidades de alimento e ganham peso antes da migração. Os produtores de foie gras ainda salientam que patos e gansos não possuem, como os seres humanos, o reflexo de engasgar, não sentindo assim nenhum desconforto. Michael Ginor, proprietário da Hudson Valle Foie Gras e autor do livro Foie Gras... Uma Paixão, alega que seus pássaros foram a ele, e diz que isso é importante porque "um pássaro machucado ou estressado não vai comer e digerir bem, logo não vai produzir foie gras".
No final de 2003, uma coalisão francesa de grupos protetores dos direitos dos animais publicou a Proclamação pela Abolição do Gavage, clamando que a prática de alimentação forçada já é ilegal, baseando-se nas leis atuais de proteção aos animais na França e na União Européia. Entretanto, essas leis deixam muita margem à interpretação. O Conselho da União Européia publicou a Diretiva 98/58/EC em 20 de julho de 1998 concedendo proteção aos animais das fazendas. A diretiva estipula que "produtores ou donos de animais devem assegurar o bem dos animais e cuidar para que esses animais não sofram desnecessariamente".
O relatório cientÃfico da União Européia Comitê da Saúde Animal Sobre Aspectos da Produção de Foie Gras em Gansos e Patos, adotado em 16 de dezembro de 1998 é um relatório de 89 páginas de estudos oriundos de diversos paÃses produtores. O relatório aponta que a mortalidade dos animais aumenta de 10 a 20 vezes durante o perÃodo de alimentação forçada. Além disso, enquanto as conseqüências da alimentação forçada em pássaros é reversÃvel, o "nÃvel de esteatose deveria ser considerado patológico".
O relatório da União Européia também enfatiza que a contÃnua alimentação forçada causa a morte prematura dos animais. Também reconhece que os produtores não colocam os fÃgados de seus pássaros em um estado patológico. O tempo de engorda dos fÃgados é cuidadosamente controlado para que o animal seja abatido antes que haja risco à saúde. Um animal que pára o processo de alimentação forçada retorna ao seu peso normal. Produtores e o relatório também respondem à s crÃticas da crescente mortalidade ao notar que a mortalidade geral de patos e gansos na produção do foie gras é muito menor que nas fazendas que engordam galinhas e perus.
Algumas afirmações fisiológicas alegadas pelos produtores são contraditas no relatório da União Européia. Em resposta ao engasgo das aves, o relatório diz, "a área da orofaringe é particularmente sensÃvel e é fisiologicamente adaptada para produzir um reflexo de engasgo para prevenir que fluidos entrem na traquéia. A alimentação forçada teria que contornar esse reflexo, já que para as aves isso é forçoso e pode ocasionar danos". Alguns crÃticos argumentam que os pássaros estariam melhores se fossem sedados antes de serem alimentados. Outros sugerem a remoção cirúrgica do fÃgado dos pássaros que morreram de causas naturais e então inseri-los em soluções de gelatina, álcool e manteiga.
Grupos de indústrias afimarm que a alimentação forçada não é cruel e mesmo que os animais apreciam esse tratamento. O comitê da União Européia levou adiante vários testes para detectar dor ou estresse através da observação dos hormônios e todos eles foram inconclusivos ou sem diferenças significativas. O comitê não observou quaisquer sinais de que os animais apreciavam a alimentação forçada, e observou que patos tentavam fugir quando seu alimentador entrava na sala. Entretanto, veterinários que trabalham em fazendas de foie gras têm observado um comportamento que indica que os animais apreciam a alimentação forçada.
Alguns produtores de foie gras dos Estados Unidos procuram proteção como "exceção cultural", semelhante às touradas no sul.
O foie gras é ilegal em muitos locais, e há legislação pendente em outros. Em agosto de 2003, a Suprema Corte de Israel declarou a produção de foie gras como crueldade animal, e tornou a produção ilegal a partir de março de 2005. Em 29 de setembro de 2004, o Governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, assinou uma lei que irá banir a produção e a venda de foie gras oriundos de alimentação forçada de aves a partir de 2012. A lei permitiria a produção de foie gras por métodos considerados não-cruéis aos animais. Uma lei similar está pendente no estado de Nova Iorque. Esses são os dois únicos estados nos Estados Unidos com indústrias produtoras de foie gras.
A alimentação forçada é proibida nos seguintes paÃses:
* Argentina
* Ãustria (6 das 9 provÃncias)
* República Tcheca
* Dinamarca
* Finlândia
* Alemanha
* Irlanda
* Israel
* Luxemburgo
* Noruega
* Polônia (em 1999, era o quinto maior produtor mundial)
* Suécia
* SuÃça
* Holanda
* Reino Unido
* Estados Unidos: na Califórnia, a partir de 2012
aki vai uma receitinha tbm:
Foie Gras inteiro, salteado em redução de Moscatel de Setúbal (Vinho), com Uvas Moscatel (mas pode ser com outro vinho tbm)
Ingredientes: (para 4 pessoas)
1 foie gras cru (cerca de 500 g)
1 garrafa de Moscatel de Setúbal
1 dente de alho
½ sumo de limão
15 g de açúcar
3 cl de caldo de galinha concentrado
30 bagos de uva moscatel
Preparação:
Lavar o foie gras, retirar-lhe o fel (normalmente já vem extraÃdo) e secá-lo em papel de cozinha. Temperá-lo com uma mistura de sal (15 g), açúcar (5 g), pimenta (2 g) e um pouco de noz moscada.
Cobrir com filme de cozinha e reservar 6 h. no frigorÃfico.
Deitar o Moscatel numa caçarola e reduzi-lo lentamente (1 h. a 1,5 h.) a 1/5 do seu volume até ficar xaroposo.
Retirar as grainhas das uvas.
Finalização:
Esfregar o dente de alho numa frigideira antiaderente de fundo espesso. Selar o fÃgado com a frigideira bem quente até ficar dourado.
Retirar a gordura formada.
Levar o fÃgado a uma terrina ou cocotte oval que vá ao lume e regá-lo com a redução do Moscatel. Misturar o açúcar com o sumo de limão e adicionar. Adicionar também o caldo de galinha. Por fim adicionar as uvas.
Levar a lume brando durante cerca de 15 minutos, tendo o cuidado de regar o fÃgado com o molho formado.
Terminar com uma volta do moinho de pimenta e servir fatiado.
2006-07-18 19:52:27
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Foie gras é um tipo de paté da culinária francesa, feito com fígado de ganso ou eventualmente de pato. É considerado um dos mais apreciados patés existentes na culinária mundial. Entretanto para se fazer o foie gras é nessessário alimentar os gansos de forma sistemática e essa prática se torna uma tortura, pois os mesmos são alimentados a força através de um tubo que leva o alimento diretamente ao estômago por 3 horas seguidas durante 3 semanas. Os gansos engordam e seus fígados també. Foie gras en francês significa "Fígado gordo"
2006-07-22 11:30:40
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Bem, a moçada aí em cima já definiu o que é e contou como o foie-gras é produzido. Só faço um reparao: a pronúncia correta é "foágrrá".
Um acréscimo: também é usado o artifício de espetar um alfinete no fígado do ganso, para que o mesmo inche e aumente de volume, produzindo assim mais matéria-prima para o foie-gras.
E uma indignação: todo mundo que está aí protestando contra essa crueldade contra as aves é hipócrita, pois no apagar da luz, aposto que todos eles gostam de afogar o ganso!
2006-07-19 01:28:35
·
answer #4
·
answered by Now! 3
·
0⤊
0⤋
Foie Gras é uma iguaria obtida a partir do envenenemento dos patos ou gansos, eles são superalimentados e têm problemas no fígado, que fica mais ou menos parecido com um órgão que está sendo vitimado por um câncer, quando esse órgão está a ponto de explodir os "maitres" os servem em mesas caríssimas da burguesia do mundo. Minha contestação é: parem com isso, respeitem os animais, tenham um pouco mais de ética com a natureza, com os bichos e com nós mesmos.
2006-07-18 19:54:28
·
answer #5
·
answered by munchausen 7
·
0⤊
0⤋
tudo bem, vai lá: a contestação do foie gras vem da forma como são tratados os gansos de onde serão extraidos os figados (vc não sabia? foie gras é figado de ganso) os animais recebem uma alimentação forçada para que seus figados adoeçam e cresçam mais que o normal, para que rendam mais aos famigerados criadores. não tenho nada contra quem come carne, mas comer um produto obtido por meios crueis é , nominimo, desumano. entra nesta categoria o famoso Kobe, os novilhos criados imobilizados para que sua carne não crie musculos e a gordura se espalhe por igual na carne, dando assim maciez maior ao bife. Não precisamos torturar outros seres vivos para nos alimentar, a natureza já é prodiga o bastante.
2006-07-18 19:54:19
·
answer #6
·
answered by sialul 2
·
0⤊
0⤋
É um tipo de pate de figado de pato.
É feito da pior forma que vc possa imaginar.
Os patos são obrigados a ingerir até um quilo de alimento, de 3 a 4 vezes ao dia, e são impedidos por um anel, anexado no pescoço, de regurgitar.
esse excesso de alimento causa uma inflamação no figado, e o figado começa a inchar.
A crueldade é tão grande que em alguns paises europeus o Foie grass já é proibido, a venda e principalmente a produção.
Como muitos animais morrem, são maltratados, a luta é para por fim a mais esse tipo de crueldade, há ainda muitos outros como a carne de vitela.
vc pode ver videos terriveis sobre a verdadeira face do foie grass no site da peta
www.peta.org
no pea
www.pea.com.br
e no instituto nina rosa
até mais
2006-07-18 19:53:16
·
answer #7
·
answered by Simone 4
·
0⤊
0⤋
Na minha opinião, é uma coisa horrível...
Para fazer este prato, as pessoas enchem o ganso de comida, engordam ele, e depois o matam, pegando só o fígado, que fica bem maior do que o normal, e de outra cor, e server com esse nome, foie gras...
2006-07-18 19:51:54
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋