Vou te ajudar na escola, o modelo da membrana plásmatica é o modelo mosaico fluído com proteínas emersas entre folfolípides entre outros.
O colesterol é importante na rigidez da membrana.
2006-07-18 08:34:47
·
answer #1
·
answered by julio_cesabh@yahoo.com.br 3
·
1⤊
0⤋
As moléculas lipídicas constituem 50% da massa da maioria das membranas de células animais, sendo o restante, constituído de proteínas. As moléculas lipídicas são anfipáticas, pois possuem uma extremidade hidrofílica ou polar (solúvel em meio aquoso) e uma extremidade hidrofóbica ou não-polar (insolúvel em água).
A membrana plasmática não é uma estrutura estática, os lipídios movem-se proporcionando uma fluidez à membrana. Os lipídios podem girar em torno de seu próprio eixo, podem difundir-se lateralmente na monocamada, migrar de uma monocamada para outra (flip-flop) que acontece raramente, e movimentos de flexão por causa das cadeias de hidrocarbonetos.
vou completar a resposta anterior: a influencia do colesterol na rigidez da membrana....
As moléculas de colesterol aumentam as propriedades de permeabilidade das duplas camadas lipídicas. Ela torna a bicamada lipídica menos sujeita a deformações, e assim, diminui a permeabilidade da membrana.
quanto mais colesterol na membrana celular, mais rígida ela fica, entao em dias quentes, em que a membrana é mais fluida, a quantidade de colesterol presente na membrana celular deve aumentar. ja em dias frios.. a membrana celular está mais rígida naturalmente, entao nao há necessidade de ter muitas moléculas de colesterol para enrigecê-la.
2006-07-18 18:55:44
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Se eu responder, você coloca o meu nome no seu trabalho da escola?
2006-07-18 15:02:57
·
answer #3
·
answered by wendelmsilva 3
·
0⤊
0⤋