English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Por exemplo na Bahia só tem a UFBA (mas só agora estão criando outra). Por que isso?

2006-07-18 00:57:44 · 8 respostas · perguntado por Anonymous em Educação e Referência Nível Superior

Por que existem muitas universidades federais no sul e sudeste do Brasil e poucas em outras regiões?

2006-07-18 00:59:01 · update #1

8 respostas

Porque num dado momento histórico, mais exatamente as décadas de 1960 e 1970, o governo federal (que constituía uma ditadura de generais, talvez por isso mesmo, ainda que não com as melhores intenções, e, até, contraditoriamente, já que assumiam com isso um risco calculado de incentivar na população uma mentalidade mais crítica) percebeu que era uma questão estratégica desenvolver o ensino superior no país. Resolveu descentralizá-lo, INTERIORIZÁ-LO, e dái são instituídas universidades federais em praticamente todas as capitais de estado, além de serem criadas ou mesmo federalizadas algumas universidades no interior. Estas já existiam em maior número justamente nos estados mais desenvolvidos.

Bem, essas foram as que sobraram, porque depois os governos abandonaram a política de crescimento. Optaram pelo caminho mais "fácil", de deixar que a "iniciativa" privada assumisse a "tarefa" de educar em nível superior e, evidentemente, os "empreendimentos" educacionais só podem dar certo onde haja quem possa adquirir seus serviços, ou seja: de novo os estados mais ricos.

Há que se observar que, atualmente, o governo federal voltou a investir na expansão do ensino superior público. Mas com bases completamente diferentes, que não têm nada de estratégico, não visa nem o desenvolvimento regional, nem a ocupação dos vazios populacionais. Como outro respondente citou, uma grande universidade, ainda mais se for pública, atrai estudantes de toda parte. Tem, sim, de eleitoreiro, pura e simplesmente. Não coloca novas universidades onde não existem, visando serem pólos incrementadores de civilização e equilíbrio transregional. Coloca onde já existem e a concorrência se acirrou brutalmente, devido à retenção de investimentos havida nas décadas anteriores.

A distorção vai se perpetuar, desse jeito. Quem já tem, cada vez terá mais. Quem não tem, que se vire.

2006-07-18 03:27:31 · answer #1 · answered by THC1138 2 · 2 0

Por culpa do Antonio Carlos Magalhães que reina há anos na Bahia e não pretende ter eleitores inteligentes, pois estes votariam contra ele.

2006-07-18 03:10:57 · answer #2 · answered by felipe_urania 2 · 0 0

Aqui em SC tem uma universidade federal.. UFSC.. que mais de 70% dos alunos que frequentam os cursos são de outros estados.. SP, RS,PR, DF e outros, mas os que os que cabeceiam o ranking são desses estados. E aqui na nossa federal,qdo vc vai à universidade só vê carrões no estacionamento, provando a teoria da maioria, que só entra na federal quem tem grana.

2006-07-18 01:17:12 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Porque tem muito mais alunos no sul e sudeste. É mais fácil ingressar na faculdade federal no mato grosso do sul do que na unifesp (nesta só se acertar TODAS as questões do vestibular, não é exagero, não. Pura verdade) Entretanto no Mato Grosso do Sul, minha cunhada, depois de muitos anos sem estudar, fez um curso de Letras sem prestar vestibular, não precisou. Hoje vai fazer mestrado. Tente fazer o mesmo em São Paulo, só matando.

2006-07-18 01:10:20 · answer #4 · answered by Débora 3 · 0 0

Bah, a resposta do burrinho não tem nada a ver.

Já falo, explico...

Eu sou de Porto Alegre e sim, existem realmente faculdades federais aqui... mas isso não se dá como preconceito com os queridos nordestinos, e sim, por causa do governo rio grandense, que apesar de estar uma *****, ainda se preocupa com as prioridades, e um bom ensino público é prioridade, com certeza.

O governo nordestino tinha que ficar de olho, e tu cara, sabe, aí no nordeste o governo também é ****, acho que só a Heloísa Helena presta, e eu vou votar nela, pra presidente.

Abraços.

2006-07-18 01:10:00 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Por que os sucessivos governos só tem olhos para o sul-sudeste... e discriminam os nordestinos... nunca se preocuparam de maneira séria em acabar com a miséria do nordeste... toda a atenção é dada às duas regiões citadas, por terem população mais branca, ser mais industrializada, clima mais frio (afinal, frio dá charme e calor é coisa de país pobre), etc...ou seja, é uma política preconceituosa, pois ainda há a visão de que nordestino é burro, atrasado, grosso, bronco, racialmente inferior, etc...basta ver o preconceito que sofrem os nordestinos no sul e sudeste...

2006-07-18 01:04:45 · answer #6 · answered by DeBarros 7 · 0 0

Pelo tamanho da população,ai você sabe da força política existente no local

2006-07-18 01:03:01 · answer #7 · answered by ginho 5 · 0 0

Porque o ensino fundamental nessas outras regiões é muito precário... Veja só aqui no Mato Grosso, Só tem a UFMT... Que por sinal não é lá essas coisas... Mas olha a qualidade de ensino nos estador do do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

2006-07-18 01:02:44 · answer #8 · answered by Pércoles 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers