English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Gostaria que o Bono viesse ao Brasil e falasse com o Lula.

2006-07-17 19:01:16 · 4 respostas · perguntado por jack 5 em Ciências Sociais Economia

4 respostas

Sinto muito apresentar uma visão pessimista, mas educação nunca acabaria com a pobreza...
Primeiro pq nem sempre o cidadão que termina um segundo grau cientifico é esclarecido. E a educação, serve como base pra um mercado de trabalho, que quer pessoas bem educadas pra baratear o custo de uma mão de obra especializada. Quanto mais formandos, pior eles vão ganhar.
Segundo, juros baixos, é ruim em partes.Ele visa atrair o capital estrangeiro o que é bom para a população a medio prazo. Na crise atual, abaixar os juros iria atrair estagnação e desemprego.
Terceiro, impostos, se no Brasil fossem bem aproveitados, com o tamnho de nossa carga tributaria, teria todo o pais exelentes indices de educação, saude e transporte.

A solução mais rigida, de fato, seria um nivelamento forçado da distribuição de renda (iria desagradar td a classe media). Seria responsabilizar (forçando) empresas privadas na manutenção à vida de seus funcionarios deixando o capital nacional livre para cuidar de quem realmente precisa, alem de forçar as multinacionais privadas a colocar parte do lucro em proprio solo brasileiro, fortalecendo mais ainda a economia.

2006-07-20 14:31:17 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

Não há resposta exata para essa pergunta. Quanto aos impostos depende de sua concepção de Estado. Se você considera importante a atuação do Estado como corretor de distorções produzidas pelo mercado, diminuir os impostos seria um equívoco, já que o governo passa por uma crise fiscal desde o fim dos anos 80, e fazendo isso, se limitaria ainda mais a sua atuação. Se, pelo contrário, você não acreditar no Estado, reduzir os impostos seria uma boa pedida, pois ele diminuiria seu tamanho e teríamos mais dinheiro disponível no mercado para novos investimentos privados. Talvez a melhor opção fosse mudar o perfil tributário, que poderia ser focado na renda e não mais no consumo como é hoje, pois isso prejudica, na maioria das vezes, os que gastam todo seu salário para sobreviver (leia-se os mais pobres), já os que ganham mais e podem poupar sofrem uma incidência proporcional menor sobre seus rendimentos.
Já quanto a questão dos juros, creio que eles deveriam ser mais baixos, pois com a taxa atual, os investimentos ficam inibidos, pois a maioria dos empreendimentos não retornam uma taxa de lucro maior que o valor pago em juros para manter o dinheiro aplicado. Diminuindo a taxa básica, não compensaria mais manter o dinheiro parado, fazendo com que um movimento de expansão econômica ocorresse, a única ressalva é saber a taxa ideal, pois se esta for muit baixa, a inflação pode voltar, e isto ocorrendo todos os esforços nesse sentido seriam em vão.

2006-07-20 11:23:52 · answer #2 · answered by Joao Roberto 2 · 0 0

Creio que ajudaria, mas o que poderá acabar mesmo com a pobreza é a educação. O povo esclarecido poderá escolher melhor seus governantes que farão leis no interesse do povo e não nos seus próprios.

2006-07-18 02:22:37 · answer #3 · answered by mulher de Deus 63 1 · 0 0

Ofi Corsi meu caro Jackson!
Juro alto só sustenta banqueiro.
Imposto alto só sustenta governo népota [a parentaia dos políticos]
Abs

2006-07-18 02:15:44 · answer #4 · answered by Químico 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers