Não, isso só gera mais preconceito. O certo seria por faixas econômicas, pois o negro que estudou com um branco na mesma escola, morou no mesmo bairro e passou pelos mesmos problemas que um branco passa a ter mais oportunidades, e até onde eu me lembre, a constituição e os valores da sociedade pregam a igualdade. O preconceito é uma desgraça e as cotas só reforçam esse mal...
2006-07-17 16:49:43
·
answer #1
·
answered by Yves 2
·
2⤊
0⤋
Cabelo "bom"? Todo cabelo é bom!
Aí começa o problema!
2006-07-18 09:22:16
·
answer #2
·
answered by THC1138 2
·
0⤊
0⤋
Não. Eu não sou negro mas minha avó é negra meu avô é filho de português. Eu nasci moreno claro de cabelo bom. No caso deveria existir também cota também para netos de negros que nasceram morenos claros de cabelo bom. Minha tia é branca e casou com um negro teve filhas negras. E uma das filhas se casou com um espanhol e teve filha branca. Deveria ter cota também para a branca filha de negro.
Não dá pra entender isso. Pra que cotas em um país tão misturado!
2006-07-18 08:05:12
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
sim. Considerando-se como negro todos os que se dizem pardo, morenos e indigenas(populações da amazônia). A discriminação no Brasil é muito sutil, não se revela abertamente em ações de violências físicas, mas na segregação social. Mesmo com escolaridade essas populações são discriminadas nas relações sociais. A elite branca para manter essa segregação dificulta o acesso a universidade, ao emprego público, carreira militar, etc. É preciso ter dinheiro para investir em cursinho, comprar livros e apostilas; disponibilidade para estudar horas e horas, a inda ser bem alimentado. Portanto, o Estado deve patrocinar bolsas de estudos a essa população marginal, facilitar o ingresso nas universidades, inclusive criar cursos universitários nas favelas de todo o Brasil, melhorar as escolas básicas, etc. Sem isso nunca teremos igualdade, flaternidade e liberdade.
2006-07-18 08:02:08
·
answer #4
·
answered by ? 3
·
0⤊
0⤋
Nao.
Explico:o Brasil tem uma grande divida com os negros, que foram sequestrados de sua terra e, quando da aboliçao, foram jogados na rua sem idenizaçao, alias, os senhores de escravos he que foram idenizados! mas essa injustiça nao pode ser consertada fazendo;se outra injustiça e tirando a vaga de outros pobres, que sejam brancos.O mais justo sera dar as bolsas mediante a comprovaçao de baixa renda, para todas as etnias.
2006-07-18 02:35:19
·
answer #5
·
answered by Princesa Mitiko 4
·
0⤊
0⤋
NÃO,não porque eu não acho justo, querer tapar o sol com a peneira, além de ser mais uma forma de discriminação, na verdade, eu penso que além de acharem que o negro, já é quase nada, ainda acham que o negro é burro, e quando na verdade não é nada disso, o negro é negro, como o branco é branco, por acaso, e na verdade negros e brancos, são completamente iguais, só muda a cor, agora que os negros gostaram , isso eles gostaram, e sem saberem que é mais uma forma de discriminar o negro.
2006-07-18 00:22:51
·
answer #6
·
answered by Joseli C. 7
·
0⤊
0⤋
SEM DÚVIDA,É UM MAL NECESSÁRIO,MAS DEVE EXISTIR A COTA PARA NEGROS,TUDO ISSO PARA CORRIGIR UMA INJUSTIÇA QUE FOI COMETIDA NO PASSADO,PROPICIANDO A INCLUSÃO SOCIAL DO MESMO NA NOSSA SOCIEDADE,LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO,QUE O LEGADO QUE FOI DEIXADO NO PASSADO,APÓS A ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO,FOI PRATICAMENTE NENHUM, E DEVIDO A ISSO ,A POSIÇÃO SOCIAL DO NEGRO ATUALMENTE NA NOSSA SOCIEDADE FOI EXTREMAMENTE PREJUDICADA,SENDO ASSIM,SOU ABSOLUTAMENTE A FAVOR,DESDE QUE O MESMO SEJA HIPOSSUFICIENTE-POBRE!!!
2006-07-18 00:10:48
·
answer #7
·
answered by ladychess 1
·
0⤊
0⤋
Não. Fala-se de cota para negros porque existem poucos negros na universidade. Mas isto se dá porque as pessoas que têm melhor condição econômica de acesso a bons estudos são em sua maioria as "brancas", e por isso acabam ocupando mais lugares nas universidades.
O ideal é que não houvesse cotas. Há outras soluções. Quando uma pessoa entra pela cota na universidade, ela pode não estar tão preparada quanto outra que estudou e poderia estar ali por mérito próprio. Ser negro ou pobre não é um mérito, e como já disseram acima, acaba reforçando o preconceito.
Hoje, enquanto o colégio particular é o de melhor qualidade, a universidade melhor é a pública. O melhor caminho seria investir em boa qualidade de ensino no sistema público, que é aquele frequentado pela população de baixa renda. Assim poderia haver uma competição mais acirrada para entrada na universidade e uma distribuição mais próxima da justiça entre alunos de faculdades públicas e particulares.
2006-07-18 00:09:23
·
answer #8
·
answered by Plínio 2
·
0⤊
0⤋
NÃO, estudantes devem ser selecionados por conhecimento das matérias das provas , não por cor, renda ou credo. Havendo as cotas eles entram na faculdade ou onde for e depois ficam p/ trás pois o conhecimento não vai surgir com cotas e sim com preparação.O preconceito hoje existe p/ quem é branco, paga um colégio com sacrifício, e que se esforça p/ melhorar.
2006-07-17 23:54:13
·
answer #9
·
answered by valeria 2
·
0⤊
0⤋