Um terremoto é um tremor de terra que pode durar segundos ou minutos. Ele é provocado por movimentos na crosta terrestre, composta por enormes placas de rocha (as placas tectônicas). O tremor de terra ocasionado por esses movimentos é também chamado de "abalo sísmico".
Equipe de resgate trabalha nos escombros de prédios derrubados durante terremoto em Chai-I, em Taiwan
Essas placas se movimentam lenta e continuamente sobre uma camada de rocha parcialmente derretida, ocasionando um contínuo processo de pressão e deformação nas grandes massas de rocha.
Quando duas placas se chocam ou se raspam, elas geram um acúmulo de pressão que provoca um movimento brusco. Há três tipos de movimentos: convergente (quando duas se chocam), divergente (quando se movimentam em direções contrárias) e transformante (separa placas que estão se deslocando lateralmente).
Alterações no relevo
Os movimentos convergente e divergente das placas provoca alterações no relevo. A cada choque, a placa que apresenta menor viscosidade (mais aquecida) afunda sob a mais viscosa (menos aquecida). A parte que penetra tem o nome de zona de subducção.
No oeste da América do Sul, por exemplo, o afundamento da placa de Nazca sob a placa continental originou a cordilheira dos Andes.
Medição
Os sismógrafos são instrumentos utilizados para registrar a hora, a duração e a amplitude de vibrações dentro da Terra e do solo.
Eles são formados por um corpo pesado pendente a uma mola, que é presa a um braço de um suporte preso num leito de rocha. Se a crosta terrestre é abalada por um terremoto, o cilindro se move e o pêndulo, pela inércia, se mantém imóvel e registra em um papel fotográfico as vibrações do solo.
Os terremotos são classificados principalmente pela escala de Richter, fórmula matemática que determina a largura das ondas.
A escala de Richter não tem limite máximo. De forma geral, terremotos com magnitudes de 3.5 ou mais são raramente percebidos; de 3.5 a 6.0 são sentidos e causam poucos danos; entre 6.1 e 6.9, podem ser destrutivos e causar danos em um raio de cem quilômetros do epicentro; entre 7.0 e 7.9, causam danos sérios em áreas maiores; e de 8 em diante são destrutivos por um raio de centenas de quilômetros.
Há também a escala Mercalli, menos usada, com valores que vão de zero a 12 pontos. Menos precisa, a escala classifica os terremotos de acordo com o seu efeito sobre construções e estruturas.
No Brasil
O Brasil fica em cima de uma grande e única placa tectônica, ao contrário de outros países como os Estados Unidos e Japão. Nesses locais, existe o encontro de duas ou mais placas. As falhas entre elas são, normalmente, os locais onde acontecem os terremotos maiores.
No Brasil, as falhas são apenas pequenas rachaduras causadas pelo desgaste na placa tectônica, que levam a pequenos tremores, como os que aconteceram em Brasília (DF), em 2000, em Porto dos Gaúchos (MT), o mais recente, em 1998, e em João Câmara (RN), em 1986 e em 1989.
2006-07-17 13:07:08
·
answer #1
·
answered by Mr.Morfell 4
·
2⤊
1⤋
o planeta é formado por varias placas.(pedaços) e o movimento natural faz com elas se embarem umas nas outras,(tal qual as nuvens) resultam em movimentos q se espandem ao longo provocando vibraçoes q chamamos terremoto.
2006-07-18 08:25:28
·
answer #2
·
answered by Mauricio S 1
·
0⤊
0⤋
É quando um gigantesco bloco de rocha ( placa tectônoca ) bem profundo se move friccionando em outro e sentimos a vibração aqui em cima. Por sorte o Brasil está inteirinho em cima de uma gigantesca placa destas e os terremotos acontecem nas imendas destas placas e só pencebemos resíduos de tremores de outros países.
2006-07-17 20:34:10
·
answer #3
·
answered by Alexandre C 2
·
0⤊
0⤋
É um movimento brusco e repentino do terreno resultante de um falhamento. Portanto, a ruptura da rocha é o mecanismo pelo qual o terremoto é produzido.
A quase totalidade dos terremotos tem origem tectônica, isto é, estão associados a falhamentos geológicos (resumidamente, por movimentos das placas tectônicas). Entretanto, terremotos podem ser também ocasionados por atividades vulcânicas ou pela própria ação do homem.
2006-07-17 20:10:43
·
answer #4
·
answered by Tathiana 5
·
0⤊
0⤋
o planeta terra e formado por placas tectonicas e mais ou menos como se fosse um quebra cabeça montado , essas placas ficam se movendo constantemente , o terremoto acontece quando essas placas se movem com muito mais força do que o normal sendo assim sacudindo o solo abrubtamente e mais ou menos assim espero ter ajudado
2006-07-17 20:07:55
·
answer #5
·
answered by zap 4
·
0⤊
0⤋
Como voce sabe a terra e foramada por placas tectonicas,com o passar do tempo essas placas se movimenta e com isso acontece certos abalos na superfici terrestre chamada de terremotos " terre> terra,motos>movimento".
2006-07-17 20:04:20
·
answer #6
·
answered by Marcos 2
·
0⤊
0⤋
Terremoto (ou terramoto ou sismo) é um fenômeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de atividade vulcânica, ou por deslocamentos (migração) de gases no interior da terra, principalmente metano.O movimento é causado pela liberação rápida de grandes quantidades de energia na forma de ondas sísmicas.
2006-07-17 20:01:19
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋