English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

15 respostas

A resposta do vhmoreau foi boa, mas pode não ter sido clara, Emanoelle. Se for este o caso, segue uma explicação mais detalhada:

Qualquer característica (tipo sanguíneo, cor dos olhos, etc) herdada dos pais vem, é claro, em duas metades: uma do pai e outra da mãe. No caso do tipo sanguíneo, essas metades podem ser de 3 variantes: 1) A 2) B 3)o

E elas se combinam assim:
• AA ou Ao ou oA: sangue do tipo A
• BB ou Bo ou oB: sangue do tipo B
• AB ou BA: sangue do tipo AB
• oo : sangue do tipo O

As metades "A" e "B" são chamadas dominantes e a metade "o" é chamada recessiva. Se uma metade "B" estiver, numa pessoa, junto com a metade "o", o "B" domina e a pessoa terá sangue do tipo B.

Para ter filhos, as metades de cada um dos pais se separam e uma delas é passado ao filho. O filho recebe então as duas metades e fica com um conjunto completo.

Pois bem ... se um casal for assim: Pai="Bo" e Mãe="Bo", o filho, receberá uma metade de cada um e poderá ser "BB", "Bo", "oB" ou então "oo".

Portanto, o filho desse casal terá 1 chance em 4 de nascer com sangue do tipo O.

Para o fato Rh (o + ou -), se dá algo semelhante (até mais simples).

Curiosidade: a metade "o" é mais abundante de todas e a metade "B" é a mais rara. O sangue mais comum na humanidade é O+ (cerca de 75%) e o mais raro o B- (menos de 5%).

Os tipos de Grupos Sanguíneos foram descobertos no início do século XX, quando o cientista austríaco Karl Landsteiner dedicou-se a comprovar que havia diferenças no sangue de diversos indivíduos. Ele colheu amostras de sangue de diversas pessoas, isolou os glóbulos vermelhos e fez diferentes combinações entre plasma e glóbulos vermelhos, tendo como resultado que, em alguns casos, os glóbulos se aglutinavam, formando grânulos, em outros não. Landsteiner explicou então por que algumas pessoas morriam depois de transfusões de sangue e outras não. Em 1930 ele ganhou o Prêmio Nobel por esse trabalho.

Os resultados dos experimentos realizados por Landsteiner o levaram a sugerir o Sistema ABO. Ele considerou que havia três tipos de sangue: A, B e O (Doador Universal). Outros cientistas identificaram depois um quarto tipo, nomeado AB (Receptor Universal).

Atualmente sabe-se que existem outros antígenos na superfície das hemácias que também podem estar implicados em reações hemolíticas transfusionais, exemplos destes são:

• Fator Rh
• Antígeno Kell
• Antígeno Duffy
• Antígeno Kidd
• Antígeno Lewis

Nota:
Eu grafei "A", "B" e "o". Normalmente, "A" é grafados "Ia" ("i" maiúsculo índice "a"), "B" é grafado "Ib" ("i" maiúsculo índice "b") e "o" é grafado "i" ("i" minúsculo). Aqui, devido às limitações de edição, fica melhor grafar "A", "B" e "o" mesmo. Também é preciso lembrar que a ordem é irrelevante, ou seja Ao=oA e Bo=oB.

2006-07-17 11:10:23 · answer #1 · answered by Alberto 7 · 5 0

c vc tiver alguem na familia com sangue o+ talvez vc possa gerar um filho o+, mas eh dificil?

2006-07-31 07:47:20 · answer #2 · answered by silas 1 · 0 0

eu acho que deve ter 80% de seu filho nascer sim com 0-

2006-07-30 13:49:08 · answer #3 · answered by juliana s 1 · 0 0

Pode. Se você e seu marido forem recessivos, ou seja Bb. Ai podem combinar os 'b' e dar O

2006-07-30 08:51:47 · answer #4 · answered by Sherazade e as Mil e Uma Noites 7 · 0 0

hei nao entendo muito essas contas ai de Bb Aa é q eu acho q matei todas as aulas de biologia (rsrsrsr), mas consulte um medico e esclareça suas duvidas com alguem realmente conhecedor de causa .ok
pois isso e serio conheço pessoas q tiveram q fazer transfusao de sangue na hora q nasceu por essa questao ai de sangue negativo .
perde tempo nao ta , vai logo ve isso ai

2006-07-29 09:27:22 · answer #5 · answered by KAMPELO 2 · 0 0

pode sim...vc pode ser Bb e seu marido tambem...dai quando houver cruzamento surgirá descendentes: BB Bb Bb bb, esse ultimo bb representa o sangue O.... o mesmo ocorre com fator Rh.

2006-07-27 17:17:19 · answer #6 · answered by lorinha! 3 · 0 0

Com certeza que sim, seu grupo sanguíneo é B positivo, vc pode ser BB(HOMOZIGOTA) ou BO(HETEROZIGOTA), portanto o seu marido também obedece a mesma regra e, baseado neste caso ambos são hetrozigotos(BO) e quanto ao fator Rh como vc é positiva, e fator Rh positivo é dominante e ainda com a possibilidade de ser positiva homozigota, isto é, (++), como também pode ser heterozigota(positivo , negativo), então o seu filho pode nascer O positivo, COM CERTEZA. E quanto a resposta do nick almadonegócio, esta criança jamais teria eritroblastose fetal, ela só pode ocorrer a partir da mãe negativa, pai positivo e criança positiva

2006-07-26 12:25:09 · answer #7 · answered by fada 2 · 0 0

Se você e o seu marido forem heterozigotos ou seja IBi. Existe sim a probabilidade (25%) da criança nascer O (genótipo ii). Para o Fator Rh você pode apresentar dois genótipos diferentes: DD ou Dd, para o primeiro a chance de nascer Rh - seria de 0% e no segundo caso seria de 50%. Um abraço.

2006-07-26 10:48:55 · answer #8 · answered by ORLANDO JUNIOR 2 · 0 0

Para que seu filho nasça com sangue tipo O é preciso que vc e se marido tenham o gene recessivo " i ". Assim, terá uma probabilidade de 25% da criança nascer com sangue tipo O. Procure saber se entre seus pais e seus sogros já alguém do tipo O. Agora na questão sobre o fator Rh é bem provável que ele seja Rh positivo sim. As probabilidade serão de 0% se vc for dominante homozigoto (RR) e de 50% se vc for dominante heterozigoto (Rr), já que seu marido é recessivo (rr).

2006-07-17 23:58:24 · answer #9 · answered by BHC 1 · 0 0

Depende da formação de descendência, mas é possível sim. Na biologia o tipo sanguíneo é representado da seguinte forma pelo sistema ABO: A = IAi, B = IBi, e O = ii.
No seu caso cruzando o tipo sanguíneo IBi com IBi, temos:
25% de chance de formação do tipo O e 75% de chance de formação do tipo B.
Da mesma forma o Rh - e o Rh + são representados da seguinte maneira:Rh - = rr, Rh+ = Rr.
Cruzando temos:
50% de chance para Rh - e 50% de chance para Rh+.

Cruzamentos:

(IBi e IBi) = IBIB, IBi , IBi e ii

(Rr e rr) = Rr, Rr, rr e rr

2006-07-17 17:52:41 · answer #10 · answered by Mec-18 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers