A resposta do vhmoreau está correta. A característica de permeabilidade seletiva da membrana celular permite que o interior da célula tenha composição química diferente do meio externo. Para uma substância passar através da membrana celular, deve haver uma via de passagem, seja através da bicamada lipídica que compõe a membrana ou através das proteínas presentes na membrana.
2006-07-17 19:10:02
·
answer #1
·
answered by Tathiana 5
·
2⤊
0⤋
É permeabilidade seletiva, ou simplesmente semipermeabilidade.
Membranas celulares são formadas por bicamadas lipídicas, logo, são hidrofóbicas. A maioria das substâncias não consegue atrevessar as membranas pois, se são hidrofílicas permanecem dissolvidas na água e não particionam (entram) na membrana. Se são hidrofóbicas particionam para a membrana mas não saem do outro lado pois preferem ficar dissolvidas na membrana hidrofóbica.
Acontece que as membranas biológicas possuem proteínas que estão incrustadas nas mesmas, atravessando de um lado a outro da membrana. Estas proteínas funcionam como canais por onde as substâncias passam. Para atravessar por estes canais, as substâncias têm que se encaixar perfeitamente nas proteínas, em locais denominados sítios de ligação. Se existir uma proteína com sítio apropriado para uma substância na membrana, esta substância irá atravessar. Se não, ela não atravessará. As células conseguem alterar as quantidades dessas proteínas nas suas membranas segundo suas necessidades, e com isso, selecionar quais substâncias vão entrar ou sair delas, segundo suas necessidades metabólicas. Desta forma, dizemos que a permeabiloidade da membrana é seletiva.
2006-07-17 09:30:43
·
answer #2
·
answered by vhmoreau 3
·
0⤊
0⤋