English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

5 respostas

Só explicando ou corrigindo algumas partes das respostas anteriores. A transmissão em AM é só um tipo de modulação, nao necessariamente na faixa de 550khz a 1800 khz (ondas medias), pode-se transmitir em AM na faixa na qual todos chamam de FM que vai de 88mhz a 108mhz, as escolhas são só reservas de canais feitas como Padrão para o tipo de transmissão e depende do receptor para receber o sinal também. A televisao por exemplo, o som chega em FM e a imagem em AM e estao em frequencias mais altas VHF e UHF.

A propagação não é refletida na estratosfera e sim na ionosfera no caso das Ondas médias e curtas, e as estações de FM podem alcançar mais do que se imaginam, mais detalhes tecnicos do lobulo da antena nao permite que vá tao longe pois são direcionadas e tambem os receptores fabricados são de baixa sensibilidade, isto dá um raio de abrangencia limitado, se não a estação de uma cidade pode interferir na outra que esteja na mesma frequência. Em algumas epocas e esporadicamente é possivel escutar na faixa de FM estações mais distantes ou até mesmo internacionais com duração de alguns minutos.

E verdade, a faixa de ONDAS MEDIAS, mais conhecidas como AM o padrão é uma banda estreita e está mais sujeita a se ouvir a descarga da atmosfera e outros fatores naturais ou artificiais, por isto a qualidade do som é pior.

A faixa mais conhecida como FM é mais larga e passam os 2 canais no caso de stereo junto uma frequencia nao audivel para fazer funcionar o multiplexador e separar os canais direito e esquerdo, nao se escuta o ruido da faixa pq os sintonizadores tem um sistema automatico chamado de SQUELCH que faz quando nao está sintonizando uma estação o radio MUDO.

2006-07-17 14:45:47 · answer #1 · answered by #Turkinho# 5 · 3 0

FM e AM são dois sistemas de transmissão diferentes. O que acontece com as transmissões AM é que ela usa uma largura de banda mais estreita que FM para modular sinal a ser transmitido (modular o sinal é algo como preparar ele pra ser transmitido...). Em comunicação, largura de banda é sinônimo de quantidade de informação que o sistema é capaz de transmitir.
O sistema AM, por ter menos capacidade de transmitir informação, limita a faixa de freqüência transmitida atá 4KHz, enquanto que no FM a faixa de freqüência é bem maior. É por isso que as transmissões em FM são mais agradáveis de se ouvir que as AM.
É legal saber tb que o AM, embora tenha um sinal suscetível a interferências eletromagnéticas, ele pode ir mais longe porque seu sinal é irradiado para a estratosfera e retorna à terra, de onde é rebatido para o céu e volta novamente. À noite, dependendo da frequência ou do tamanho de onda (ondas curtas), esse sinal pode ser captado no mundo todo.
É isso aí, espero ter ajudado...

2006-07-17 18:05:11 · answer #2 · answered by André 1 · 0 0

Olha, eu achei isso na Wikipedia, li, e nao entendi nada! De qualquer forma eu vou te passar. Espero que entenda alguma coisa.


FM é a abreviatura para modulação em frequência ou frequência modulada (frequency modulation -, em inglês).

Iniciada nos Estados Unidos no início do século XX, FM é uma modalidade de radiodifusão que usa a faixa 87,5 Mhz a 108 Mhz com modulação em frequência.

Uma rádio em FM apresenta uma ótima qualidade sonora mas com limitado alcance, chegando em média a 100 quilômetros de raio de alcance. Em condições esporádicas de propagação, é possível sintonizar emissores a centenas de quilômetros. A potência dos sistemas de emissão pode variar entre poucos watts (rádios locais) até centenas de quilowatts, no caso de retransmissores de grande cobertura.

O FM dispõe de um sistema de envio de informação digital, o RDS (Radio Data System) que permite apresentar informações sobre a emissora sintonizada. Também, a boa qualidade de som desta gama de frequências de radiodifusão é adequada ao uso da estereofonia.

A qualidade da transmissão por modulação em frequência fez com que esta fosse adotada para a transmissão do áudio da TV aberta (canais 2 a 13).




Modulação em Amplitude ou simplesmente AM (do inglês Amplitude Modulation - Amplitude Modulada), é a forma de modulação em que a amplitude de um sinal senoidal, chamado portadora, varia em função do sinal de interesse, que é o sinal modulador. A frequência e a fase da portadora são mantidas constantes. Matematicamente, é uma aplicação direta da propriedade de deslocamentos em frequências da transformada de Fourier, assim como da propriedade da convolução.

No caso de transmissão de sinais, o modelo adotato pelo Bureau of Naval Personell Training Publications Division, e seguido pelo ocidente para definir o AM, diz que a "Amplitude Modulada é a variação da intensidade de saída de RF (Rádio Freqüência) do transmissor a uma velocidade de áudio". A tensão de saída do radiotransmissor tem uma variação que oscila para cima e para baixo de seu valor nominal de acordo com a freqüência de áudio. (Ver exemplos demonstrados nos parágrafos abaixo).

Para áudio de alta freqüência, a radiofreqüência terá uma variação em amplitude mais rápida, para áudio de baixa freqüência, esta variação será mais lenta. Logo, a variação da portadora de RF deve corresponder em amplitude a variação ocasionada pelo Áudio. A resultante de modulação em amplitude para uma freqüência de áudio fixa pode ser separada para análise do processo em três ondas distintas cuja amplitude é constante.

2006-07-17 14:34:42 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

porque o povo nao tem dinheiro pra fazer uma radia que preste ok

2006-07-17 14:31:00 · answer #4 · answered by jack 1 · 0 0

Pq a banda de freqüências é mais estreita. O som audível vai de 0 até 20khz. O AM só reproduz de zero até 4khz, se não me engano, por isso o som não tem qualidade. O FM tem uma banda mais larga.

2006-07-17 14:30:03 · answer #5 · answered by Caio K 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers