Acredito que seja pela própria cultura brasileira que enaltece os ritmos criados, supervalorizando uma qualidade que na realidade é quase inexistente.
Assim, os afrodescendentes não se sentem motivados a explorar todo o seu potencial criativo, crentes de que já o fazem ao difundir os ritmos citados na pergunta.
2006-07-17 07:35:52
·
answer #1
·
answered by Lívia 2
·
2⤊
1⤋
Pergunta interessante! Mas não sei a resposta não! Talvez porque os negros escravos levados para os Estado Unidos tenham vindo de uma região africana bem diferenciada, em relação àquela dos negros vindos para o Brasil! Quem sabe?! Mas é fato que o jazz americano é bem mais complexo e de uma qualidade bem superior ao samba brasileiro!
2006-07-17 06:59:11
·
answer #2
·
answered by Gibi 6
·
1⤊
0⤋
brasil= subdesenvolvimento
2006-07-17 06:38:48
·
answer #3
·
answered by wendell a 7
·
1⤊
0⤋
Você esqueceu de verdadeiros ícones da nossa música: Milton Nascimento, Djavan, Tim Maia, Leny Andrade, Gilberto Gil, Jair Rodrigues, Sandra de Sá, Jorge Ben, Jor Luiz Melodia, Cidade Negra, Agostinho dos Santos, Pixinguinha (Carinhoso é uma obra-prima),etc......
Sou negra e tenho um gosto musical eclético. Gosto de um bom samba, me emociono com os acordes de uma música clássica, amo o movimento Bossa Nova e curto jazz. Só quero ressaltar que gostar de samba é reconhecer nossas origens culturais. É certo que tem muito porcaria, mas existem sambas lindos, magistrais, como os de Cartola.. Lembre-se, tudo o que é cultura é riqueza. Aprenda a respeitar o gosto alheio e seja muito feliz!
2006-07-18 15:43:21
·
answer #4
·
answered by Jaboranguinha 3
·
0⤊
1⤋
Quanto preconceito bobo, meu amigo! Quer dizer que você não conhece, para usar as suas palavras, nenhum "afrodescendente" que curta outra coisa que não samba, pagode e funk?! Aliás, será que você realmente conhece algum, ou está supondo sem conhecer, com base em preconceito?
E, esquecendo o preconceito com as pessoas, vamos ao com a música? O que há de errado com samba, pagode e funk? (E quem te pergunta isso é uma roqueira por convicção!).
O samba, bem escrito, bem feito, bem musicado, é belíssimo e as mais belas melodias e letras (e algumas das mais inteligentes e divertidas) estão nesta categoria!
Quem é que pode negar a poesia do negríssimo Cartola em "As Rosas não falam"?(Bate outra vez/ Com esperanças o meu coração/ Pois já vai terminando o verão, enfim/ Volto ao jardim/
Com a certeza que devo chorar/ Pois bem sei que não queres voltar para mim/ Queixo-me às rosas, mas que bobagem/ As rosas não falam/ Simplesmente as rosas exalam/ O perfume que roubam de ti, ai/ Devias vir/ Para ver os meus olhos tristonhos/ E, quem sabe, sonhava meus sonhos/ Por fim"); e quem vai cotestar a sabedoria do mulato Bezerra da Silva - e esta vai para combinar com o tema - em Preconceito de Cor (Eu assino embaixo doutor por minha rapaziada/ Somos criolos do morro mas ninguém roubou nada/ Isso é preconceito de cor vou provar ao senhor/ Porque é que o doutor não prende aquele careta/ Que só faz mutreta e só anda de terno/ Porém o seu nome não vai pró caderno/ Ele anda na rua de pomba rôlo/ A lei só é implacável para nós favelados/ E protege o golpista , ele tinha de ser/ O primeiro da lista/ Se liga nessa doutor ih/ É vê se dá um refresco isso não é pretexto/ Pra mostrar serviço/ Eu assumo o compromisso/ Pago até a fiança da rapaziada/ Porque que é que ninguém mete o grampo/ Num pulso daquele de colarinho branco/ Roubou jóia e o ouro da serra pelada)? E isto para citar duas pérolas pequenas de dois grandes gênios, em meio a tantos outros...
E vai que você tem que ser muito duro para não batucar com os pés quando escuta o inigualável e ébrio filósofo Zeca Pagodinho e seus versos em "Maneiras" (Se eu quiser fumar eu fumo, se eu quiser beber eu bebo/ Eu pago tudo que eu consumo com o suor do meu emprego/ Confusão eu não arrumo, mas também não peço arrego/ Eu um dia me aprumo, pois tenho fé no meu apego/ Eu só posso ter chamego, com quem me faz cafuné/ Como o vampiro e o morcego é o homem e a mulher/ O meu linguajar é nato, eu não estou falando grego/ Eu tenho amores e amigos de fato tá tudo errado,/ nos lugares onde eu chego/ Eu estou descontraído, não que eu tivesse bebido/ Nem que eu tivesse fumado pra falar de vida alheia/ Mas digo sinceramente, na vida, a coisa mais feia/ É gente que vive chorando de barriga cheia/ É gente que vive chorando de barriga cheia). Excelente conselho, aliás. E nem vou citar os maravilhosos e saudosos Originais do Samba, encabeçados pelo Mussum (sim, aquele dos Trapalhões, mesmo) e sua divertidíssima Tragédia no fundo do mar (o assassinato do Camarão): "Assassinaram o camarão/ Assim começou a tragédia no fundo do mar/ O carangueijo levou preso o tubarão/ O siri sequestrou a sardinha/
Tentando fazer confessar/ O guaiamu que não se apavora/ Disse: eu que vou investigar/ Vou dar um pau nas piranhas la fora/ Voces vão ver, elas vão ter que entregar/ Vou dar um pau nas piranhas lá fora/ Voces vão ver, elas vão ter que entregar/ Logo ao saber da notícia a tainha tratou de se mandar/ Até o peixe espada também foi se entocar/ Malandro foi o peixe galo/
Bateu asas e voou/ Até hoje eu não sei como a briga terminou/
Malandro foi o peixe galo/ Bateu asas e voou/ Até hoje eu não sei como a briga terminou). E isso para não falar em Adoniram e os Demônios e mil outros.
Funk, especialmente a modalidade "carioca" não é mesmo a minha praia, mas, para sua informação, ele é um dos mais inventivos movimentos musicais "afrodescendentes" e deriva diretamente do soul, do blues, do jazz e do Rock. As letras de Tati Quebra Barraco ou do Tigrão não são as mais louváveis, eu concordo, chegam até a ser obscenas, mas não vale condenar o ritmo inteiro. E vale lembrar que o movimento funk tem grande relevância social e é também uma manifestação cultural. Você pode não gostar, não ouvir e não comprar, mas se informe antes de criticar! E para comprovar, vale um trecho de 100% Funk do MC Marcinho (aquele da glamurosa): "Vou cantar...laraia
E vou mais adiante/ Diz pra mim o que seria de mim,/ Se não fosse o funk/ Seria apenas/ Mais um cidadão/ Perdido no mundo/ Vivendo de ilusão/ Mas corri atrás/ Não esperei pelo destino/ E a minha estante/ Hoje está cheia de discos/ É gratificante/ Você poder escutar/ Um fã te pedindo/ Nunca deixe de cantar".
Eu adoro blues, soul e tudo o mais, e como admiradora dos ritmos, sei que tem muita porcaria por aí ("Sex Machine", cantada por James Brown é fantástica, mas a letra é ridícula!).
Quinta categoria é julgamento baseado em preconceito!
Você está precisando, mesmo, chacoalhar as cadeiras, os neurônios e espantar os preconceitos ao som do bom e do velho SAMBA!!!
Como diz meu sábio irmão, toda música é boa, contanto que me faça a cabeça! E como me ensinaram meus pais, cor é mera questão de concentração de melanina. Caráter não tem nada a ver com pigmentação!
E, como dizem os cientistas, afrodescendentes somos todos, amigos. Os primeiros homens surgiram na África (espero que você sobreviva a esta notícia)...
Ps: aliás, para quem é amante do blues, preste atenção em "Strange Fruit", da Billie Holiday e se pergunte se você quer ser responsável por plantar a semente de que trata a música, amigo!
2006-07-17 12:13:53
·
answer #5
·
answered by Karla F 3
·
0⤊
1⤋
Já q vc é musico deveria saber q a maioria dos grandes musicos brasileiros saum afrobrasileiros ....
Ex:: Milton Nascimento,Gilberto Gil,etc...
2006-07-17 08:42:16
·
answer #6
·
answered by clarissa 1
·
0⤊
1⤋
Por aqui a coisa correu solta. Os protestantes influenciaram para o progresso e nós ficamos batendo tambores e votando mal.
2006-07-17 07:49:07
·
answer #7
·
answered by Tupy 5
·
0⤊
1⤋
Isso não é verdade, você está fora da nossa realidade, pelo que parece você, assim como a maioria dos brasileiros, só vê o que a midia mostra. Saia um pouco de casa e frequente lugares "BONS" com pessoas cultas e veras que temos uma musicalidade incrivel no Brasil, com blues, jazz, soul e muito mais.
2006-07-17 06:31:35
·
answer #8
·
answered by G 2
·
0⤊
1⤋
Vc esta muito enganado ou tem pouca cultura meu amigo! Pra começa gostos são gostos e isso não quer dizer que o samba e ruim e nem que é coisa de negro, e depois que aqui no Brasil a pessoa, seja da cor que for, gosta de tipos musicais variados, somos bem ecleticos...
2006-07-17 06:23:40
·
answer #9
·
answered by katy 3
·
0⤊
1⤋