História do Brasil, de Murilo Mendes
Murilo Mendes foi um dos mais importantes poetas modernistas brasileiros. Estreou em 1930, com o livro Poemas. História do Brasil, seu segundo livro publicado, apareceu em 1932. Com essa obra, o poeta confirmou sua inserção no espírito modernista dos manifestos de Oswald de Andrade (Manifesto da Poesia Pau-Brasil e Manifesto Antropófago) e sua adesão ao espírito crítico-irônico de obras como Macunaíma, de Mário de Andrade. É uma obra pouco conhecida de um dos maiores poetas do Brasil.
APESAR DE não fazer muito sucesso junto ao grande público e, por vezes, ser esquecido por parte da crítica literária, Murilo Mendes é um poeta que possui uma qualidade literária indiscutível. Ao ler o conjunto de sua nota-se que sua poesia teve várias fases.
A primeira delas, caracterizada pelo, Humor e irreverência, compreende as obras “Poemas – 1930” ; “Bumba-meu-poeta – 1930” e “História do Brasil – 1932” .
Nessas obras é explicita a influência das principais características da primeira fase do Movimento Modernista sobre o poeta, como por exemplo: a reescritura de textos do passado, na forma de paródia; o predomínio da linguagem coloquial e, sobretudo, o humor e irreverência.
Humor e ironia como instrumento crítico:
Esse é o tom dos poemas que herdam algumas características da primeira fase do Modernismo. Predominam em História do Brasil, homo brasiliensis. O homem é o único animal que joga no bicho. Numa edição que preparou para sua obra, Murilo Mendes excluiu o livro História do Brasil, afirmando que este livro destoava do conjunto de sua obra. E a UFMG o coloca no Vestibular... çakanajen!
2006-07-16 15:29:48
·
answer #1
·
answered by Apolo 6
·
0⤊
0⤋
Deixa de ser preguiçoso e vai logo ler esse livro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Se vc não fizer ninguém o fará por vc. Estudar é assim: vc se dedica e depois recebe a recompensa.
2006-07-16 16:01:34
·
answer #2
·
answered by Neninha 4
·
0⤊
1⤋