Tudo começa pela conscientização da população, nas escolas, em casa e no trabalho. A educação é a alma do negócio, em seguida vem o costume, ou seja, as pessoas irão separar o lixo naturalmente. Contudo, a sua cidade também deverá estar preparada para o tratamento do lixo coletado, seja ele domiciliar, industrial ou hospitalar (este deverá ser tratado de forma diferenciada), caso contrário, você separa e o sistema de coleta seletiva mistura tudo novamente !!! Neste caso, estaremos “enxugando gêlo”, ou seja uma parte “faz” e a outra “desfaz” !
Em comunidades mais carentes, já existem coletores comunitários que são preparados para fazer a coleta de forma adequada, mesmo por que o lixo recolhido é vendido e a verba revertida para a melhoria da própria comunidade carente.
Participei de uma “negociação” entre o governo do meu estado e um grupo de japoneses aliados a uma empresa petrolífera brasileira, que estavam interessados em apropriar-se do nosso lixo e em troca eles dariam todos os equipamentos necessários à coleta seletiva, tal como, caminhões, pessoal treinado e a criação de uma usina de reciclagem. Tudo por conta deles ! Mas, os políticos tem os “olhos maiores do que a cara” (perceberam que o lixo poderia, e pode dar muito dinheiro) e não aceitaram o acordo, alegando que eles já tinham um “projeto” em andamento para a realização do serviço proposto. Tal projeto nunca foi viabilizado e tudo continua na mesma... um “LIXO” !!!!
2006-07-16 09:54:25
·
answer #1
·
answered by Oceano 2
·
0⤊
0⤋
Primeiramente deveria ter uma maior concientização da população por parte dos municipios depois um incentivo desse junto com o governo federal; como uma espécie de gincana.
Ex: a cidade ou o Estado que mais coletar lixo reciclavel de acordo com a porcentagem de sua população ganha um prêmio em um determinado período(2 anos por exemplo), um cinema novo, uma casa noturna, um shopping, uma cadeia ou algo assim, que também melhore a cidade fisicamente
Depois deveriam mostrar a população que esse lixo pode gerar renda a pessoas que as vezes não tem onde trabalhar e arranjam emprego em coperativas bancadas pelo estado referente a reciclagem!!
2006-07-16 16:43:41
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Atitudes que venham de encontro ao bem estar social são muitas. Quanto ao lixo, creio eu, podemos criar mecanismos que transformem o lixo em renda. Resolvendo, portanto, dois problemas sérios, o do lixo e o da pobreza. Por outro lado, a reciclagem doméstica, se praticada de forma coletiva, propiciará perda de função dos trabalhadores das empresas de reciclagem(aqui em Curitiba existem empresas responsáveis por este serviço, isto é, que transformam lixo em renda). Portanto, entendo que antes de tratar da seletividade do lixo doméstica, são necessárias campanhas que demonstrem ser mais saudável disponibilizar o lixo para coleta pública, do que, como ocorre com frequência, jogá-lo em terrenos desocupados. Tal medida geraria maior demanda de trabalhadores em empresas de separação e melhoraria a qualidade de vida de todos.
2006-07-16 16:32:38
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
institucionalizando e regularizando a coleta e dando pontos de coleta em varios locais
2006-07-16 16:26:31
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Primeiro tem que haver por parte dos governos municipais a coleta seletiva em todos os pontos da cidade e não somente em locais determinados. Ai sim acho que deve haver uma conscientização da população pra que essa seleção ocorra, enquanto isso não se pode cobrar nada. O que devemos é cobrar desses governos pra que se implemente isso, e não fiquem na hipocrisia de dizer que há uma coleta seletiva, qdo na verdade não há.
2006-07-16 16:24:35
·
answer #5
·
answered by Lord Byron 6
·
0⤊
0⤋
Simples, mas trabalho de muitíssimo longo prazo. Devemos começar praticando em casa com nossos filhos e parentes. Infelizmente, na minha cidade, os locais de coleta são longe, o que dificulta e desestimula este tipo de ação.
Então, tento separar o lixo e sempre que passa um catador, eu peço para ele retirar. Acredito que seja bom para mim, e bom para ele, que vende e ganha um dinheirinho. So fico em dúvida com uma coisa... e que nunca sei se estou ajudando a ele ou prejudicando. Espero ter contribuido.
2006-07-16 16:15:37
·
answer #6
·
answered by JotaErre 4
·
0⤊
0⤋
recolhe-lo com maior frenquencia, não o misturar-lo novamente quando for coloca-lo no caminhão e quem sabe dar um desconto na taxa de lixo para quem colaborar.
2006-07-16 16:14:44
·
answer #7
·
answered by Períneo 4
·
0⤊
0⤋
só com campanhas de ensentivo
2006-07-16 16:04:25
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋