English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

18 respostas

Katy,
Por questões políticas, técnicas ou operacionais e a própria legislação carcerária vistas no seu conjunto. Usarei a metáfora de um bolo para que haja visualização do todo. Por que um bolo cresce e é gostoso? Por causa da receita, dos ingredientes, do fermento e também do forno. Mas não é só isso não! A pessoa que fez o bolo seguiu a receita passo a passo, portanto, a pessoa que fez também é responsável pelo sucesso do bolo. Mas pera aí: digamos que a pessoa que fez o bolo seja diabética... portanto, outra pessoa deverá provar o bolo para comprovar o seu saboroso resultado. Viu só como não podemos usar apenas uma parte (fermento ou forno) para compreender um efeito (bolo gostoso)?
Detalharei agora, cada parte (política, técnica ou operacional e a parte de legislação carcerária - direito penal) para melhor compreensão da recusa paulista em relação à oferta federal. Politicamente estamos em fase eleitoral e o principal candidato à presidência é o sr. Alckimin do partido PSDB. Se o governo federal não pedisse autorização isso configuraria uma intervenção.
Lula, presidente do país e do PT, ressaltou que não pretende fazer intervenção no estado. "Se nós mandarmos a polícia sem o pedido do governador seria uma intervenção, coisa que não está nas previsões da democracia brasileira nesse instante". Se houver a aceitação dessa ajuda petista, é como se o governo estadual do sr. Cláudio Lembro fosse incompetente para resolver a questão da violência. Na metáfora do bolo: você não sabe fazer o bolo e pediu ajuda para sua sogra. Acontece que você não gosta dela e aí, isso faz com que você não queira ser vista como incompetente em fazer bolos. Isso é apenas uma parte da resposta. Para alguns especialistas em segurança pública, essa oferta nada mais é do pura retórica (nome bonito para blá, blá, blá...) Em outras palavras, não há esse contigente efetivo de guardas para que a violência em São Paulo diminuisse de verdade. Há um conceito de que política é a arte de mentir e convencer. Sua sogra falou que sabia fazer o tal bolo floresta negra somente para que todos pensasse que você é incompetente em fazer qualquer bolo.....Aí, você descobriu que ela nunca fez o tal bolo e nem tem a receita do floresta....
Vamos agora à parte técnica: os mesmos especialistas em segurança e o pessoal encarregado da inteligência contra o crime organizado dizem que o "fôlego" dos bandidos e criminosos não passam de três dias. Há um pico de violência e depois, em função das necessidades de comercialização e troca de drogas e armas, eles (os bandidos) precisam "voltar ao batente" e que, portanto, não continuariam a onda de ataques e violência. Hoje é domingo, dia 16 de julho e houve, realmente, uma diminuição dos ataques.
Sei que quando há fogo em labaredas, nossa tendência é de jogar água, usar o extintor ou mesmo evacuar o local. No entanto, se utilizarmos a inteligência, deveríamos, depois de resolvida a emergência (nada de ficar se queimando no fogo do inferno! isso é burrice pura!), saber as causas desse incêndio. O mesmo raciocínio deverá ser utlizado para a violência em São Paulo. Em maio desse ano, saimos da ilusão de que estávamos protegidos e aquilo que víamos na TV somente no Rio de Janeiro ou em Vitória não chegaria à São Paulo. Foi como se as nossas torres gêmeas de NY tivessem caido. Houve a segunda onda de ataques (agora em julho) e São Paulo quase parou novamente.
Não houve, até o presente momento, esforços verdadeiros para acabar com o uso de celulares nas cadeias e presídios. Mesmo quando há corte de energia, meninos e meninas são ensinadas a jogar baterias do lado de dentro dos presídios para que a comunicação, via celular, continue. A política carcerária favorece somente a prisão e o amontoamento de pessoas e não a sua recuperação. Daí que vem a frase de que "presídio é uma faculdade do crime". Dizem que essas ondas de ataques ocorrem por que houve aumento do rigor nos presídios.
Na verdade, e isso é minha opinião, não estamos focando e mexendo nas raízes dos problemas que geram essas ondas de ataque. Ainda é tabu falar em melhorar a distribuição de renda (os ricos cada vez mais ricos), impedir o aumento da pobreza (aumento do número de mães solteiras e adolescentes!) e da falta de cultura (o analfabetizmo cresce de forma assustadora e também o aumento de religiões que hipnotizam seus fiéis é reakudade).
Espero ter lhe ajudado, mas esclareço que são todos esses fatores combinados é que explicam a recusa de ajuda federal.

2006-07-16 07:02:14 · answer #1 · answered by algreen41 5 · 1 2

Porque a Polícia de SP é a melhor do Brasil, o que falta é verbas para investir na polícia intelligente de informação e contrução de presídios de segurança máxima fora do estado. Jilson SP.

2006-07-18 15:51:21 · answer #2 · answered by jilsonsp 2 · 0 0

LEIAM COM ATENÇÃO!!!

A verdade é que nem estados e nem o governo federal têm competência para combater o crime que ultrapassa as fronteiras dos estados e do país. Nem os estados e nem o governo federal investem decentemente nas polícias, da mesma forma como não investem em educação e saúde. Se as polícias fossem equipadas, preparadas e valorizadas, não precisaria de Força Nacional nenhuma que somente foi criada para dar "uma satisfação para a sociedade" dando a impressão que o governo federal está preocupado com a segurança pública. A Força Nacional de Segurança nada mais é do que um "mutirão" de policiais militares de 22 estados brasileiros que convivem com os conhecidos problemas de abandono, falta de recurso, falta de treinamento e equipamento. Antes da criação da Força Nacional, o Governo FHC cogitou a criação de um grupo da Polícia Federal para ações típicas de polícia ostensiva (PM), como é o caso da Força Nacional. O Governo Lula usou o caminho mais curto e, fazendo uma economia porca, achou mais fácil usar homens das polícias estaduais (que são consideradas incompetentes) para dar um nome e assim dizer que investiu na segurança pública. Seria o mesmo que formar a Polícia Federal com um apanhado de policiais civis de cada estado. Não dá certo! Foi uma medida impactante que chama a atenção e faz todo mundo crê que o Governo Federal está preocupado com o descontrole da criminalidade, enquanto que não busca a reformulação das polícias do país, que se fossem eficientes, seriam capazes de controlar a situação.

2006-07-16 13:17:44 · answer #3 · answered by Feliz 2011!!! 3 · 0 0

politica, pura politica!!!!!

2006-07-16 11:31:00 · answer #4 · answered by sarita 3 · 0 0

VC AINDA NÃO SABE?
CONHECE A ESTÓRIA DO "QUANTO PIÓR MELHOR"..

2006-07-16 10:32:38 · answer #5 · answered by wodoro 3 · 0 0

Porque nós, povo, pagante de impostos...(e são muitos), precisamos resolver isso. Estão nos montando e, estamos aceitando isso. Chega!
Pense bem, vamos por um ponto final!

2006-07-16 10:25:22 · answer #6 · answered by Antonio P 3 · 0 0

Porque em São Paulo e nem em Brasília, tem MACHO , se tivesse isto não estaria acontecendo.

2006-07-16 07:02:26 · answer #7 · answered by Luix xv 1 · 0 0

Pq o governador quer resolver tudo sozinho, não aceita q o governo do PT intervenha no estado onde o PSDB governa. Se trata de um jogo de partidos, um querendo ser melhor que outro, já que estamos em ano de eleição e enquanto isso, os ataques aumentam cada vez mais e nenhuma providência é tomada por causa dessas "briguinhas".
O governo federal tem mto mais possibilidade de acabar com essa onda de violência do q o governo estadual, mas já q o governo estadual não quer se render ao governo federal, seremos obrigados a ficar a mercê desses bandidos que podem nos atacar a qualquer momento.

2006-07-16 06:45:16 · answer #8 · answered by Rosana 2 · 0 0

Por orgulho!

2006-07-16 06:44:05 · answer #9 · answered by suelane g 4 · 0 0

O governo de São Paulo como do Rio estão de rabo preso com o crime organizado. Numa conversa com um sargento do exercito, ele me disse que o exercito até que prendia, porém os poderosos mandavam eles soltarem os marginais que estão pondo terror.
O crime organizado estar filtrado no governo. Eles financiam as suas campanhas com o dinheiro sujo das drogas.
O engraçado é que demos poder para mudar, porém ficamos acomodados em nossas casas esperando uma bomba cair do céu. Sim, uma bomba, para que povo VEJA, ESCUTE e ai, quem sabe, se MANIFESTE.
Até quando o povo vai aceitar essa situação???

2006-07-16 06:43:54 · answer #10 · answered by Osvaldo 3 · 0 0

É simples, ele esta mais preocupado com os problemas politicos que podem lhe causar essa aceitação, do que com os problemas que a população ta vivendo no seu dia a dia, durante essa crise.

2006-07-16 06:36:47 · answer #11 · answered by Lord Byron 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers