English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-07-16 03:46:04 · 3 respostas · perguntado por glaucio d 1 em Ciências e Matemática Física

3 respostas

Por causa do hemisfério.

2006-07-16 04:05:02 · answer #1 · answered by Bruno CV 2 · 1 1

Pelo formato da pia (sim, é possível com uma pia um pouco diferente inverter o efeito) e o Efeito Coriólis.

Mais sobre o efeito:

Muitas pessoas, principalmente estudantes de engenharia, já ouviram falar no efeito de Coriolis e suas conseqüências. Entre estas, a mais comum é aquela que faz com que a água da pia, quando esvaziada, gire no sentido horário, quando no hemisfério sul, e no sentido anti-horário, quando no hemisfério norte da Terra. Mas quantos já conferiram a veracidade da afirmação na pia mais próxima?


Como todos sabemos, a Terra é um globo que gira em torno de seu eixo. Um ponto sobre a linha do Equador percorre uma distância de aproximadamente 40225 km em um dia. Qualquer ponto fora desta linha percorre, logicamente, uma distância menor no mesmo período de tempo. No caso extremo, um ponto sobre o pólo percorrerá sempre a menor distância. Imagine que se queira lançar um objeto a partir do pólo norte e acertar um determinado ponto sobre a linha do equador. Se a pontaria for feita sem se levar em conta o efeito de Coriolis, o objeto atingirá não exatamente o alvo, mas um ponto à direita deste (veja figura em http://zebu.uoregon.edu/~js/glossary/coriolis_effect.html). O francês Gustav-Gaspard Coriolis foi quem demonstrou e explicou isto em 1835.

De um outro ponto de vista, sabe-se que um objeto sobre a linha do Equador tem uma velocidade tangencial de aproximadamente 1650 km/h. À medida que se afasta do equador essa velocidade diminui, e sobre o pólo ela seria próxima de zero. Conseqüências deste fato podem ser vistas em fenômenos de grande escala, de forma mais clara em maiores latitudes. Grandes massas de ar são afetadas pelo efeito de Coriolis e seu movimento pode ser conferido em certas imagens feitas de satélites. Em imagens de furacões ou ciclones, percebe-se claramente que as massas de ar fazem movimentos em forma de espiral, no sentido horário, quando no hemisfério sul, e no sentido anti-horário, quando no hemisfério norte. Na aviação o efeito também é perceptível e, principalmente em viagens de longa duração, é necessário que o piloto compense o efeito de Coriolis.

Para fenômenos em menor escala, no entanto, o efeito de Coriolis é praticamente imperceptível. Não se sente nenhum efeito sob seus próprios pés e dificilmente sobre a água da pia esvaziada. O movimento de rotação da água na pia é determinado por vários outros motivos, como a forma desta, por exemplo. Nessa ordem de grandeza, somente em casos extremamente controlados poderia se perceber o efeito de Coriolis. Apesar disso, o exemplo da água na pia é freqüentemente evocado por jornais, programas de televisão e até mesmo por professores. Tem-se notícia de um programa da BBC, que mostra (e endossa) um homem na cidade de Nanyuki, no Kenya (localizada exatamente sobre a linha do Equador) “demonstrando” para turistas como a água de seu recipiente gira no sentido horário quando esvaziada no hemisfério norte e no sentido oposto no hemisfério sul (!). Isso mesmo, ao contrário do que deveria acontecer pela lógica de Coriolis. Na verdade, o próprio charlatão demonstra que o efeito de Coriolis não atua sobre a água de seu recipiente e que o movimento é causado por ele mesmo, de alguma forma. Mesmo assim, os turistas e os tele-espectadores para quem este homem faz seu número são induzidos a acreditar na sua “demonstração”.

Para concluir lembra-se que o efeito de Coriolis existe, mas tem influência mínima em fenômenos que ocorrem em escalas pequenas, como é o caso da pia sendo esvaziada. A direção de rotação da água, neste caso, não é determinada pela rotação da Terra, mas sim pela direção inicial do movimento, causada pelo fluxo da água que escorre da torneira, das mãos ou induzido pela forma da pia. Em fenômenos que ocorrem em escalas maiores (de tempo ou espaço), como o movimento de massas de ar na atmosfera ou grandes vórtices nos oceanos, o efeito de Coriolis é, sim, perceptível.

Por que, afinal, se fala tanto e há tanto tempo no efeito da rotação da Terra sobre a água que se esvai da pia? Não parece simples verificar a veracidade da questão por conta própria no banheiro mais próximo? Será que a afirmação não é questionada com mais freqüência por causa da inclinação das pessoas em identificar evidências dos “mistérios” da ciência em fatos do cotidiano? Essas, sim, parecem questões mais complexas de se responder.

2006-07-16 04:25:40 · answer #2 · answered by tsalviatti 4 · 0 0

Porque você se encontra no emisfério sul. Se estivesse no emisfério norte veria que gira no sentivo inverso. Isso se deve ao movimento de rotação da terra e à inercia da água.

2006-07-16 03:57:17 · answer #3 · answered by Raj 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers