Esse cumprimento é um dos mais antigos e universais em toda a história da humanidade. No início, as pessoas estendiam a mão para mostrar que não estavam armadas - o gesto era, portanto, um sinal de paz, numa época em que praticamente todo mundo carregava alguma arma. (A exceção eram as mulheres, por isso o aperto de mão nasceu como hábito tipicamente masculino.) O primeiro registro do cumprimento está nos hieróglifos egípcios. Segundo arqueólogos e historiadores, no Egito antigo a mão estendida representava o verbo "dar" - acreditava-se que as divindades conferiam poder ao faraó ao estender as mãos para ele.
2006-07-15 16:47:40
·
answer #1
·
answered by nudacarol 3
·
1⤊
0⤋
É uma história um tanto interessante. A "invenção" do aperto de mão é atribuida aos romanos. Em sua época era muito comum se portar punhais escondidos por baixo da manga. Para garantir a própria segurança os romanos tinham o hábito de apertar os punhos um do outro, de modo parecido como apertamos as mãos hoje.
Mais ou menos no século XIX, o aperto de mão passou a ser ritual seguido nas transações comerciais entre homens de negócio.
2006-07-15 23:16:59
·
answer #2
·
answered by FabioLimaCE 1
·
0⤊
0⤋
As mão são as principais vias de contágio de doenças existentes. Apertar as mãos, entre os povos antigos, significava um ato de confiança na outra pessoa, uma forma de dizer: "Sei que você é uma pessoa confiável e não vai me passar doenças".
Em algumas civilizações, como alguns povos muçulmanos, oferecer a mão esquerda para ser apertada é uma ofença. Isso porque esses povos utilizavam a mão esquerda para se limparem após defecar, por isso, não usavam esta mão para comer ou cumprimentar os amigos.
2006-07-15 23:12:37
·
answer #3
·
answered by vhmoreau 3
·
0⤊
0⤋
com a civilização , um cumprimento formal, existem paizes que se cumprimenta com beijos
2006-07-15 23:11:35
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋