É claro que é possível. O universo é curvo, e a luz faz curva neste universo. A viagem tem que ser mais rápida que a luz
2006-07-15 15:32:12
·
answer #1
·
answered by Pereco 2
·
1⤊
0⤋
Amanha quem sabe...
2006-07-16 15:28:32
·
answer #2
·
answered by Flgveiga 2
·
0⤊
0⤋
A afirmação de que a menor distância entre dois pontos é uma reta é verdadeira apenas para um espaço euclideano, para o qual é também válido o teorema de Pitágoras, a soma dos ângulos internos de um triângulo vale 180 graus, etc. Um espaço livre de campo de gravidade é um espaço euclideano.
Quando existe um campo de gravidade no espaço onde estamos inseridos ele não é mais euclideano, e dizemos que ele é riemanniano. Num espaço riemanniano a menor distância entre dois pontos é chamada geodésica, o teorema de Pitágoras só é aproximadamente válido para distâncias muito pequenas. Um espaço euclideano é tão somente um espaço riemanniano onde não exite um campo de gravidade, fisicamente falando.
Aqui na terra, apesar de existir um campo de gravidade, o espaço pode ser considerado euclideano porque a magnitude do campo é bastante pequena, embora já se tenha observado a trajetória levemente encurvada de uma raio de luz nas proximidades de sua superfície.
Se o espaço é euclideano, as geodésicas são linhas retas e só existe um valor para a menor distância entre dois pontos. Mas, no caso geral (se ele é riemanniano), a geodésica é uma linha curva e surge a sensação de que a distância entre dois pontos possa ser alcançada, não pela geodésica, mas por uma outra linha de menor distância, o que violaria o próprio conceito matemático de geodésica, que seria a linha de menor distância.
Imagine que a geodésica entre os pontos A e B fosse um arco de circunferência. Então, na ânsia de atingir o ponto B partindo do ponto A o mais rapidamente possível seríamos tentados a percorrer o segmento de reta que, na nossa imaginação, une as duas extremidades do arco. Mas se pudesse ser assim as geodésicas deste espaço não seriam arcos de circunferência e sim segmentos de reta (espaço euclideano), o que contradiz a nossa suposição inicial de elas serem arcos de circunferência.
Não entendo como seria posível, num espaço riemanniano (de modo geral curvo), vencermos a distância entre dois pontos por uma linha mais curta do que uma geodésica. Mas é justamente isso que esta proposta de "dobra espacial" sugere.
2006-07-16 06:38:59
·
answer #3
·
answered by DêXôVê 3
·
0⤊
0⤋
A dobra espacial não é nada mais do que um produto da imaginação de um roterista de hollywood, o que existe na teoria são as dobras de planos espaciais, sugeridas por Einstein e Boowen, que sugerem que talvez, se possa curvar o espaço para criar os "buracos de minhoca", para que se possa atravessar o universo por certos atalhos.... mas é só teoria....
2006-07-16 02:23:54
·
answer #4
·
answered by LeO 3
·
0⤊
0⤋
A menor distância entre 2 pontos é uma reta, certo? Talvez... Se vc fizer uma conta simples com a equação de movimento acelerado e movimento acelerado centrífugo (ou curvilíneo), verá q esta último resulta num "incremento" da velocidade inercial para o mesmo empuxo ou aceleração...(surpreendente né, meu prof na época de cursinho admitiu q é uma teoria estudada pelos físicos, mas ainda sem conclusão).
Se viajarmos à velocidade da luz, poderíamos teoricamente ir a um ponto distante e voltar em segundos e, por assim dizer, o tempo passaria mais rápido, certo? Errado; se vc viajar à velocidade da luz, ou próximo a ela, o tempo desacelera e vc estaria viajando ao futuro !!!!!....... Veja o site http://pt.wikipedia.org/wiki/Viagem_no_Tempo.
E o fim do universo? Naum existe, simplesmente naum conseguimos compreender a idéia de infinidade na prática...
A Navalha de Occam é um princípio lógico atribuído ao inglês do século XIV, William de Ockham e que hoje em dia se enuncia: "se há várias explicações igualmente válidas para um fato, então devemos escolher a mais simples".
2006-07-16 00:43:23
·
answer #5
·
answered by aalmadonegocio 2
·
0⤊
0⤋
É POSSIVEL TEORICAMENTE, MAS NA PRÁTICA, ACHO QUE A HUMANIDADE, O PLANETA, A VIDA NELE, ACABA ANTES DESSA PROEZA.ALIÁS, JÁ COMEÇOU A ACABAR...
2006-07-15 22:58:07
·
answer #6
·
answered by cabeção 1
·
0⤊
0⤋
Não se confundirmos espaço com luz, porque assim estariamos afirmando velocidade zero para a luz, isso seria insensato.
2006-07-15 22:51:39
·
answer #7
·
answered by DESDE 2006 5
·
0⤊
0⤋