Já ouvi falar da doença que o carrapato estrela transmite. Dá febre, náuseas...Mas graças à Deus nunca tive um cão com esse problema.
2006-07-15 15:07:56
·
answer #1
·
answered by *Lu* 3
·
0⤊
2⤋
Minha cadelinha morreu de babésia e erlichiose, transmitidas pelo carrapato estrela. Leia a história em http://fotolog.terra.com.br/frau_becker e http://fotolog.terra.com.br/frau_becker
Meu veterinário havia me alertado que ele estava atendendo cerca de 10 casos dessas doenças por semana. Por que? Porque esses carrapatos estão "invadindo" as áreas urbanas, principalmente no verão. E o pior é que os cachorros pegam a doença com um simples passeiro pelo quarteirão! O diagnóstico é simples (mas, no meu caso, levei minha cadelinha a um profissional incompetente) e, quando a doença está no início, é 100% tratável e curável, sem problemas mesmo. Basta injeção e antibióticos. Os sintomas desses parasitas só aparecem quando já é um pouco tarde demais, mas, em resumo, esses parasitas atingem rins, fígado, baço, pulmões, medula óssea, gânglios, podendo causar hemorragia generalizada.
O tempo de recuperação depende da resistência imunológica do cachorro, mas existe um longo período de observação até que todos os testes de sangue estejam OK.
Sugestão: Leve seu cão para fazer exame de sangue específico para esses parasitas pelo menos de 6 em 6 meses.
Espero que ajude!
2006-07-16 05:43:21
·
answer #2
·
answered by isabella_becker1978 1
·
2⤊
0⤋
Oi..perdi meu cachorro ontem por causa da Babesia. A verdade é que o Pet Shop nao me avisou q ele tinha um carrapato, mta incompetencia da parte deles!!!!!!. meu cachorro so mostrou os sintomas 2 dias antes de morrer, vomitos e febre, nd mais q isso! levei ao veterinario ele afirmou ser um hematozorio, mas como o exame n saiu a tempo, em menos de 48hrs (q foi o tempo q começou a mostrar os sintomas)..segunda a noite ele começou a vomitar...quarta a tarde ele veio a falecer!
Gostaria de saber qual seria o nome do antibiotico recomendado para a Babesia.
2006-07-20 11:24:13
·
answer #3
·
answered by Karla S 3
·
0⤊
0⤋
pode levar a morte, se os parasitas não forem eliminados.
2006-07-16 18:18:27
·
answer #4
·
answered by brasileiro25 1
·
0⤊
0⤋
minha dálmata foi mordida por um carapato que trasmitiu uma doença mas não si especificar o nome, mas suas fezes eram em jatos de sangue e ela ficou muito mal, mas levei-a a um veterinário que fez um exame de sangue e constatou a doença , entrou com varias medicações oral e venosa e ela vive até hoje;
2006-07-16 16:25:12
·
answer #5
·
answered by tekacarioca 2
·
0⤊
0⤋
Miti, muita gente te falou a coisa certa tá, se seu cãozinhomestiver amuado, com um dos membros(patas) inchado, meio abatido, é necessario fazer um exame de sangue, perdi um rott há dois anos por causa dessa doença tá.
Ele precisara de antibioticos e só o vet pode receitar o mais correto.
So o frontline não auxilia contra carrapatos não, os meus usavam, deixei de usar e adquiri um outro indicado pelo meu vet.
Se estiver na duvida, corra ao vet, se demorar a tratar o cão não tera chance de sobreviver
Leve-o ao vet
2006-07-16 10:20:47
·
answer #6
·
answered by Simone 4
·
0⤊
0⤋
Eu,graças a Deus,nuca tive problemas com meus cães,pois sempre uso frontline neles e procuro sempre aplicar próximo aos locais onde eles costumam ficar.
Aí vai as doenças transmitidas pelo carrapato:
Os carrapatos podem transmitir várias doenças aos animais e aos seres humanos, podendo causar doenças graves e muitas vezes fatais. Dentre as mais comuns podemos citar a babesiose canina, a erliquiose canina, a doença de Lyme e a febre maculosa.
Febre Maculosa:
A febre maculosa é uma doença febril aguda, de gravidade variável, causada por uma bactéria (Rickettsia ricketsii) transmitida por carrapatos. O vetor desta doença é um carrapato, mais especificamente Amblyoma cajennense, também conhecido como "carrapato estrela" ou carrapato de cavalo. Além dele, outros carrapatos também podem transmitir a doença.
A transmissão da doença ocorre por meio da picada do carrapato infectado. A transmissão da doença pode se dar a partir de 4 a 6 horas a partir da fixação do carrapato na pele.
Nos seres humanos o surgimento dos sintomas da doença ocorre de forma súbita, acompanhado de febre alta, dores de cabeça e dores musculares. Geralmente no quarto dia surgem manchas róseas nas extremidades, em torno dos punhos e tornozelos, tronco, face, pescoço, palmas das mãos e solas dos pés.
Um dos problemas mais graves no diagnóstico da febre maculosa está na semelhança dos seus sintomas iniciais (febre, dor de cabeça, etc.) com os de outras doenças mais comuns como a gripe. Isto faz com que as pessoas muitas vezes não procurem o tratamento adequado no início do processo, e a doença evolua para um quadro mais grave. Cerca de 80% dos indivíduos com forma grave, se não diagnosticados e tratados a tempo, evoluem para óbito.
Babesiose Canina:
A babesiose canina é uma grave doença causada por um protozoário (Babesia canis) capaz de causar infecção dos glóbulos vermelhos dos cachorros e anemia grave. Esta doença pode ser transmitida aos cachorros por várias espécies de carrapatos, e dentre eles, o Rhipicephalus sanguineus (carrapato vermelho do cachorros) é o principal responsável pela transmissão do agente.
O mais comum é que, no homem, as infecções ocorram devido à infecção por Babesia microti, que é transmitida pelo carrapato I. scapularis. Foram registrados inúmeros casos, inclusive co-infecção com Borrelia burgdorferi (doença de Lyme) em pessoas.
Os cachorros doentes podem apresentar prostração, tristeza e emagrecimento progressivo. O diagnóstico da doença é feito pelo Médico Veterinário, que pode tratar os animais com medicamentos específicos.
Não existem vacinas disponíveis contra a babesiose canina, e a melhor forma de prevenção da doença é o controle da infestação por carrapatos.
Erliquiose Canina:
A erliquiose canina é uma doença transmitida por carrapatos aos cachorros, mas existem relatos de gatos e seres humanos infectados por diferentes espécies de Ehrlichia sp (uma bacteria que vive obrigatoriamente dentro das células causando um tipo de infecção crônica).
Dentre os principais sintomas dos cachorros doentes estão prostração, falta de apetite, sangramentos (nasal, na pele etc) e o desenvolvimento de anemia grave. O médico veterinário pode fazer o diagnóstico da doença por meio de exames laboratoriais. O tratamento pode ser feito com o uso de medicamentos específicos.
Do mesmo modo que a babesiose canina, atualmente não existem vacinas disponíveis no mercado para prevenção desta doença que, devido a sua gravidade, deve ser prevenida por meio de um controle restrito da infestação por carrapatos.
Doença de Lyme:
A doença de Lyme é uma infecção transmitida por carrapatos aos cachorros e seres humanos (principalmente por ninfas do carrapato Ixodes scapularis nos EUA e Ixodes ricinus na Europa), causada por uma bactéria espiroqueta chamada Borrelia burgdorferi. A infecção pode causar o acometimento de diversos órgãos, inclusive a pele, o sistema nervoso, o coração e as articulações. Nos seres humanos pode haver ainda o surgimento de lesões eritematosas na pele (avermelhadas) que evoluem de forma centrífuga do local da picada do carrapato (chamado de eritema migratório), no entanto, esse achado nem sempre é freqüente. Em cachorros, os sintomas mais comuns são dor articular aguda, letargia e febre.
A doença de Lyme é considerada hoje a doença transmitida por vetores mais prevalente nos EUA, com quase 90.000 casos registrados nos Centros de Controle de Doenças em 49 estados entre 1992 e 1998. Neste país existem vacinas contra a doença de Lyme, no entanto, no Brasil, a única forma de prevenção ainda é o controle dos carrapatos.
No Brasil a doença de Lyme já foi diagnosticada em cachorros na cidade de São Paulo, nos municípios da Baixada Fluminense (Estado do Rio de Janeiro) e em áreas rurais do Estado do Rio de Janeiro. A doença já foi também diagnosticada em seres humanos.
Espero ter ajudado.
;)
2006-07-16 06:56:02
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Meus caes nunca tiveram e tbm nao sei os sintomas. Mas sei que o "carrapato estrela", tbm conhecido como "carrapato de cavalo", transmite uma doenca chamada febre maculosa, tanto para animais como para seres humanos, e mata ambos se nao for tratada a tempo.
Como o nome sugere, um dos sintomas eh febre.
Ah! Ia me esquecendo, aqui em casa sempre aparecem pardais ciscando nas sobras de racao no comedouro dos caes, evite isso, pois os pardais levam os carrapatos ate sua casa.
2006-07-15 23:12:48
·
answer #8
·
answered by Spike 2
·
0⤊
0⤋
Luciana, minha amiga, boa noite.
"Doença do carrapato", assim chamada por ser transmitida aos cães por carrapatos, pode ser a erlichiose ou a babesiose, ambas doenças sérias que podem levar seu cão à morte.
Em Med. Veterinária, a gente não pode falar do que não está vendo, do que não viu, examinou, testou, palpou e fez exames complementares de sangue, urina, fezes, etc...
Assim, minha amiga, é melhor você levar seu cãozinho a um veterinário e ter certeza que ele será bem atendido por um profissional competente e interessado.
Escolha o veterinário. O mais baratinho quase nunca é o melhor, sabe como é?
Se sua cidade temn faculdade de veterinária, leve seu cão com urgência até o hospital veterinário dessa faculdade. Aí é o melhor.
Sorte, minha amiga.
Abraço
2006-07-15 22:17:44
·
answer #9
·
answered by Rottweiler 5
·
0⤊
0⤋