English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-07-15 14:02:20 · 10 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências e Matemática Biologia

10 respostas

é o movimento do solvente (agua)de um meio hipotonico ouseja onde tem mais agua para o meio onde tem menos agua e mais soluto, hipertonico.
o mais facil de se entender.

2006-07-15 14:32:43 · answer #1 · answered by ---------------- 2 · 11 2

ozzy osbourne - ozzmosis..kkkkk

2014-08-22 11:00:39 · answer #2 · answered by Doidinho 5 · 3 0

Banda de rock pauleira!!!!!!!

OS MOSES!

2006-07-15 14:06:52 · answer #3 · answered by CROW 2 · 6 4

Osmose e diálise
No metabolismo celular, a osmose é responsável, ao menos em parte, pelo transporte de fluidos entre uma célula e seu ambiente e, especificamente nas plantas, pela circulação da seiva vegetal.
Osmose é o fenômeno físico que consiste na passagem espontânea de água ou outro solvente por uma membrana semipermeável que separa duas soluções. A passagem de solvente da solução mais diluída para a mais concentrada cessa quando é atingido o equilíbrio entre as duas concentrações. Diálise é o processo que consiste em separar os componentes de uma mistura que contém partículas coloidais em suspensão, e íons ou moléculas de pequenas dimensões dissolvidas, fazendo passar estas últimas através dos poros de uma membrana semipermeável. O processo se baseia nos diferentes índices de difusão dos componentes da mistura.
O termo osmose foi criado em 1854 pelo químico britânico Thomas Graham. O fenômeno foi estudado a fundo, pela primeira vez, em 1877, pelo botânico e fisiologista alemão Wilhelm Friedrich Philipp Pfeffer. Trabalhos anteriores haviam resultado em estudos menos precisos sobre membranas permeáveis e a passagem de água através delas em ambos os sentidos.
Pressão osmótica. O fenômeno da osmose ocorre porque a membrana semipermeável só permite a passagem de moléculas de tamanho reduzido, como as moléculas de água e outros solventes, mas não as do soluto, que são maiores. As moléculas de água podem atravessar a membrana em ambos os sentidos, mas é mais intenso o fluxo em direção à solução mais concentrada. Se se deseja impedir a passagem das moléculas do solvente, é necessário aplicar à solução um excesso de pressão em relação ao solvente. A diferença entre a pressão da solução e a do solvente é a pressão osmótica da solução. As membranas podem ser naturais, como as paredes celulares, e artificiais, como o pergaminho.
Osmose biológica. As células vegetais e animais atuam como verdadeiros osmômetros naturais. A membrana celular é semipermeável para muitas moléculas, entre elas as dos sais minerais. Por essa razão, as células se incham quando estão imersas numa solução hipotônica ou de menor pressão osmótica; diminuem de volume em soluções hipertônicas ou de maior pressão osmótica; ou se mantêm inalteradas em soluções isotônicas ou de mesma pressão.
As células têm sua pressão osmótica determinada pelo meio em que vivem. O processo é dinâmico, ou seja, elas passam de um estado a outro, de acordo com as condições do meio. A célula pode alterar sua pressão osmótica assim que se modifica a concentração do meio, ou quando ocorrem fatores que interferem na permeabilidade celular: luz, composição química do meio, traumatismo e outros. Os mamíferos e a maioria dos vertebrados mantêm constante a pressão osmótica de seu meio interno.
Diálise. Quando uma mistura é posta num recipiente de pergaminho, colódio ou celofane e imersa em água, os íons e pequenas moléculas atravessam a membrana, deixando as partículas coloidais no interior do recipiente. A separação por diálise é um processo lento. Sua velocidade depende das diferenças entre o tamanho das partículas e entre os índices de difusão dos componentes coloidais e cristaloidais.
A diálise tem grande aplicação terapêutica em pacientes com deficiências no mecanismo de filtragem do sangue nos rins e, mais especificamente, na eliminação de compostos nitrogenados, como a uréia e a creatinina. Esse procedimento, chamado hemodiálise, se aplica a pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica e exige, nos casos agudos, sessões de quatro a seis horas, três vezes por semana, até a recuperação da função renal. Nos casos crônicos, podem durar toda a vida do paciente, se não houver possibilidade de transplante renal. Também há diálises intestinais e peritoniais.
Mecânica dos fluidos

2006-07-15 14:09:55 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 0

A osmose é o nome dado à passagem da água através da membrana celular. A água movimenta-se sempre de um meio hipotônico ( menos concentrado em soluto) para um meio hipertônico (mais concentrado em soluto)para com o objetivo de se atingir a mesma concentração em ambos os meios (isotônicos). Este tipo de transporte não apresenta gastos de energia por parte da célula, por isso é chamado de transporte passivo e não mediado, pois não intervêem as proteínas transportadoras (permeases). Quando uma célula é colocada num meio hipertônico, esta perde volume através de osmose ( estado de plasmólise ). Porém, quando colocada em meio hipotônico, a célula amumenta o volume ( estado de turgência) . Nas células animais, por vezes, a entrada de água supera a elasticidade da membrana e a célula rebenta ( hemólise ). Esta situação não se dá em células vegetais devido á existência de parede celular. Exemplo: Se uma hemácia for mergulhada em uma solução hipertônica em relação ao seu citoplasma, ela perderá água por osmose e murchará. Esse fenômeno é chamado de plasmólise. Se a hemácia for colocada em uma solução muito hipotônica (água destilada), o volume aumentará tanto que a célula arrebentará, espalhando seu conteúdo pela solução. Essa ruptura é chamada plasmoptise, no caso da hemácia, hemólise.

2006-07-15 14:06:31 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 0

Osmose é a entrada e saída de água da célula, a água é responsável por levar nutrientes para as células e também retirar as toxinas levando para os rins filtrarem e o ar para o pulmão aspirar, esse processo é conhecido como osmose.

2016-01-06 09:36:33 · answer #6 · answered by Marcelo 1 · 0 0

Oi Jaqueline
Osmose é a captação de líquidos por um corpo através do contato. As células do nosso corpo se alimenta e se hidratam assim.
A brincadeira para responder essa pergunta é perguntar se alagarta é verde porque vive na grama ou o contrário.
Um professor meu de muito tempo atras mandou a gente colocar a superfície de uma esponja em contato com a superfície da água de uma bacia e aguardar um certo tempo e aí pudemos notar que após esse tempo a esponja estava cheia de água. Assim conseguimos entender o que era osmose.
Espero ter ajudado.
Bjs

2006-07-15 14:22:30 · answer #7 · answered by Químico 7 · 0 0

Tem haver com equilíbrios.Neste caso, equilíbrios de soluções com diferentes saturações.
Uma solução hiper-tônica separada por uma película contendo uma solução hipo-tônica,A primeira receberá líquido solvente da solução hipo-tônica, até o ponto de equilibrio entre as duas soluçõoes.
Só por um exemplo:
IOsmose é o modo como os vegetais utilizam para a circulação de seu fluidos (seivas). Saudável.
O mesmo também ocorre em animais, por advento do Edema da Fome. Patológico.
Beijo da Malu.

2006-07-15 14:18:54 · answer #8 · answered by ? 5 · 0 0

OSMOSE

Compreender o fenômeno osmótico é pré-requisito para diversos assuntos do programa de Biologia do segundo grau. Em fisiologia vegetal a osmose está associada, por exemplo, aos processos de transporte de seiva pelos vasos condutores, à manutenção da forma da planta (esqueleto hidrostático) e à realização de movimentos. Em fisiologia animal está relacionada, por exemplo, com os processos de troca de substâncias entre as células e o ambiente intercelular (como a que ocorre na região dos capilares sangüíneos) e com a filtração renal.
Osmose é um fenômeno físico-químico que ocorre quando duas soluções aquosas de concentrações diferentes entram em contato através de uma membrana semipermeável. Os seres vivos depararam-se com a osmose desde sua origem, uma vez que tudo indica que eles surgiram em meio aquoso como sistemas isolados do ambiente por uma membrana semipermeável. Durante o processo evolutivo os seres vivos desenvolveram não só maneiras de evitar problemas causados pela osmose (inchação ou dessecamento), como também processos que aproveitam a dinâmica osmótica nos fenômenos biológicos.
É importante enfatizar que na osmose, a difusão de água através da membrana semipermeável ocorre tanto da solução hipotônica para a hipertônica quanto no sentido inverso. A pressão de difusão da água, porém, é maior no sentido da solução hipotônica para a hipertônica.

2006-07-15 14:13:26 · answer #9 · answered by ? 4 · 0 0

O processo q passa do mais concentrado p/ o menos concentrado

2006-07-15 14:10:25 · answer #10 · answered by §§§Ninja§§§ 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers