Concordo plenamente com o Andre Luiz. Boa parte de artistas e pensadores (justamente os que mais pensaram sobre o amor) chegaram a essa conclusão: "O amor é o fundamento de si nos outros" (Sartre), "Quando digo 'te amo', me amo espelhada em ti" (Clarice Lispector), e assim por diante. Não discordo de uma resposta que deram de que o amante quer que o amado esteja satisfeito desde que juntos, mas isso em si não é um ato totalmente individualista? Creio que é mais individualista que dizer "eu te quero pra me fazer bem", pois põe em jogo a autonomia da pessoa, quase que diz "você só pode e deve ser feliz ao meu lado". Ao mesmo tempo não dá pra amar pensando nisso, e com uma idéia fixa de que o outro é acessório na sua vida, porque em teoria não deve ser bem assim. Vamos partir do que se disse a respeito de amar ser 'o fundamento de si nos outros'. Nosso próprio Ser no mundo só o é e tem uma identidade própria porque há outras pessoas, nas quais nossa imagem pessoal é parcialmente construída. Ou seja, nossa própria auto-imagem e ser-para-o-mundo é resultado de uma interação entre nós e outras pessoas. Se o amor é o limite de intimidade entre duas pessoas, o Outro tem um papel importantíssimo: seu próprio amor-próprio (que é um instinto, algo incrustado na nossa carne, antes de tudo) depende em partes da pessoa, portanto ela tem um valor imenso. É por isso que não dá pra escolher qualquer uma, porque a coisa é séria. Uma evidência disso é o fato de que ter um amante que não satisfaça nossas necessidades mexe completamente com nossa auto-estima.
Em resumo, não acho que amamos apenas para o prazer do outro, isso seria negarmos a nós próprios, o que é algo inconcebível para seres racionais, com individualidade. Mas o outro extremo também é inconcebível; um amor 100% egoísta-isolante tornaria possível amarmos qualquer pessoa no mundo, o que qualquer adulto aqui sabe que é impossível, já que é tão difícil arrumar alguém 'pro nosso bico'. :)
2006-07-15 16:52:22
·
answer #1
·
answered by tinacalysto 2
·
0⤊
0⤋
Poxa! Este André Luiz sabe das coisas, hein? E o melhor é que ele tem coragem de dizer a verdade, ainda que a maioria das pessoas esperem uma resposta bonitinha do tipo politicamente correta. Esse é o cara!
2006-07-15 20:49:02
·
answer #2
·
answered by Ana M 4
·
0⤊
0⤋
é porquê não é verdade que o que mais queremos ver é que ele esteja feliz...
o que queremos é diferente do que pensamos, mas, não admitimos, porquê precisamos manter uma auto-imagem muito boa a nosso respeito, pra que nossa auto-estima continue alta.
a verdade é que não somos tão perfeitos como pensamos, e nem os outros.
resumindo, queremos ser felizes, depois os outros (credo, a verdade é bruta).
2006-07-15 13:39:38
·
answer #3
·
answered by andreluizpost 1
·
0⤊
0⤋
è verdade, mas o queremos mesmo bem lá no fundo é que o ser amado seje feliz com a gente, não é?!
2006-07-15 13:33:09
·
answer #4
·
answered by mel 2
·
0⤊
0⤋