English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Se é que eles têm um um significado...

2006-07-15 12:03:55 · 13 respostas · perguntado por Luiz Henrique 1 em Família e Relacionamentos Outras - Família e Relacionamentos

13 respostas

Existe um universo dentro da nossa mente capaz de produzir situações, histórias e fantasias incríveis. Os limites nesse universo não existem, tudo é possivel para quem sabe sonhar. Na realidade, o mundo dos sonhos é algo que fascina o homem há milenios e desde que se descobriu como um sonhador, o ser humano busca explicações e o controle desse seu dom de criar imagens fantásticas na mente, enquanto dorme. O sonho é considerado uma mensagem das nossas vontades, desejos e preocupações. Portanto não pode haver nada tão tolo, tão impossivel ou tão natural que não possa acontecer num sonho.

2006-07-15 12:47:29 · answer #1 · answered by Ð♀Þ®☼© 7 · 0 1

Qual o significado dos sonhos?
este livro é um dos mais conhecido entre os estudiosos sobre sonhos.
veja melhor aqui em O livro dos Sonhos:
http://zip.net/bgtvDZ

espero ter lhe ajudado!!!

2016-10-23 09:26:07 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

não sei mais acho que deva ter sim significado pois ha passagens muitas na historia de prenuncio de boas e más noticias cataclismos e outros fatos da uma olhadinha na biblia

2006-07-29 10:11:47 · answer #3 · answered by naylor t 2 · 0 0

:: Significado dos sonhos

Em todas as épocas os sonhos sempre ocuparam a atenção dos homens. Para alguns povos antigos, os sonhos eram a chave do conhecimento mágico e espiritual, onde seriam reveladas passagens secretas para fatos do passado, presente e futuro. Em psicologia, a análise do sonho é bastante utilizada como instrumento para o terapeuta. Nem todas as correntes da psicanálise fazem uso do estudo dos sonhos, mas para Freud, por exemplo, o sonho diz respeito ao inconsciente e a fenômenos psíquicos durante o sono, sendo o sonho um mapa para o inconsciente.
Uma vez que os sonhos estão ligados ao inconsciente, não há, neles, uma seqüência lógica de fatos, não estando presos às leis espaço-temporais do mundo físico. Recheados de fatos cotidianos e de impulsos inconscientes, em geral, tudo parece estranho num sonho, onde muitas vezes somos espectadores, como que vendo um filme, e noutras vezes somos os protagonistas de histórias surreais, onde tudo é possível e desejos inconscientes podem vir à tona. O sonho funciona assim, como um mediador de forças entre o consciente e o inconsciente, fazendo com que situações agradáveis possam ser mantidas e prolongadas durante o sonho, e que situações ameaçadoras possam ser interrompidas.
Para Freud, o conteúdo visível do sonho é a história que se desenrola, mas o que mais interessa é o que está por trás da história, os impulsos inconscientes que a originaram.
Os sonhos são formados por um complexo conjunto de fatores que ainda não foram totalmente desvendados, seja por místicos ou por cientistas, mas que sempre farão parte da vida do ser humano. Os sonhos revelam um outro mundo, um outro "eu".

2006-07-29 10:04:14 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Também gostaria de saber.
Eu que iria fazer essa pergunta...
Heheheheh

2006-07-28 08:53:11 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Olha, Luiz, os sonhos são um grandes mistérios, estudados por, psicólogos e paranormais há séculos! Alguns dizem que os sonhos são as realizações do que você não conseguiu quando estava consciente, outros dizem que você só sonha com o que pode realizar realmente e alguns dizem que são premonições, eu em particular, acredito na primeira opção.

2006-07-28 04:44:00 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Os sonhos tem otimos significados,ainda mais quando vc sonha com apessoa amada....eu me sinto feliz quando sonho com uma pessoa q gosto....me sinto feliz,como se tivesse ficado com ela.....se vc sonha com coisas boas logicamente vai acontecer coisa boas....assim espero de tanto sonhar com o homem q eu amo thiago........bju

2006-07-27 12:20:09 · answer #7 · answered by nada consta 1 · 0 0

Nenhum.
O sonho é a masturbação do celebro.

2006-07-25 13:36:16 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Resumindo.
Nossos maiores desejos são expressos nos sonhos

2006-07-15 14:13:45 · answer #9 · answered by suzinha 2 · 0 0

O texto é grande mas vale a pena ler:

Acerca de 101 anos atrás SIGMUND FREUD publicava seu histórico livro sobre a interpretação dos sonhos. Nascia o fundamento teórico da psicanálise: associação livre de idéias ; o paciente não censurava nenhum pensamento que lhe ocorria, e a interpretação dos sonhos do paciente dentro do referencial criado por FREUD (sendo os pensamentos reprimidos sexuais seu principal objeto).

FREUD salientou basicamente que os sonhos seriam essencialmente a tentativa de realização de um desejo reprimido que se alojava no inconsciente, sendo que esse desejo seria primordialmente de natureza sexual ou encerraria aspectos proibidos pelo contexto moral, como exemplo, o incesto ou o que FREUD veio a rotular de "complexo de Édipo"
O sonho era produzido por dois elementos centrais: a "condensação e deslocamento", que respectivamente significam: recolher partes de diferentes períodos do desenvolvimento de uma pessoa, e reproduzi-las através de simbolismos que ocultassem seu verdadeiro significado, evitando que a pessoa entrasse em contato direto com o material proibido ou do qual sentia-se culpada.

Outras correntes da psicologia atribuíram metodologias diferentes para a análise dos sonhos, como por exemplo, o estudo do inconsciente pessoal e coletivo, formulado por CARL GUSTAV JUNG, que chamava a atenção para elementos da história da humanidade (mitos ou arquétipos) que representavam elementos coletivos da mesma, presentes em todos os seres humanos, por exemplo, a idéia da religião que é aceita praticamente em todas as culturas, bem como determinados feitos heróicos que são relatados através de inúmeras gerações. Estes elementos estão sempre presentes no psiquismo humano, determinando sua direção e resultados.

O sonho representa principalmente o drama histórico que o ser humano vivencia em determinada época, sendo a essência do sentimento que predomina na alma da pessoa.

Não podemos nos esquecer que o contexto da época de FREUD era marcado pela extrema repressão sexual, assim sendo, boa parte dos sonhos de suas pacientes reproduziam toda a miséria afetiva e sexual da época. Em nosso presente momento, qualquer psicólogo tem a clara noção de que os sonhos de nossos pacientes atuais refletem principalmente três esferas: solidão, angústia e principalmente medo.

Todo o drama diário pela batalha num mundo de competição inveja e ambição é retratada periodicamente na elaboração onírica das pessoas. ALFRED ADLER, contemporâneo de FREUD salientou o complexo de inferioridade e superioridade, como elementos centrais da personalidade humana. É impressionante como observamos ditos aspectos nos sonhos das pessoas. O complexo de inferioridade se manifesta essencialmente através de sonhos de queda, nudez, roubo, perseguição, estupro, perda de membros do corpo, regressão a etapas anteriores, como, por exemplo, sonhar que se está de volta ao ginásio, ou outra etapa qualquer já vivenciada pela pessoa.

A compensação de toda essa inferioridade sentida, ou o desejo de superioridade se reproduz em sonhos do tipo: voar, viagens a lugares desconhecidos, experiências místicas de ausência do próprio corpo, contatos com seres extraterrestres, mas, sobretudo em sonhos onde a manipulação e o poder são os elementos dominantes. O próprio sonho de natureza sexual ou de orgasmo, muitas vezes acompanha elementos de poder ou idolatria descritos pelos pacientes. É interessante notar que a simbologia descrita por FREUD de natureza eminentemente sexual nos sonhos, como por exemplo: guarda-chuva, fechaduras, obeliscos, cavernas, etc, foi substituída por elementos da opressão e fracasso social sentidos pela pessoa.

O próprio FREUD se deparou com uma contradição em sua teoria dos sonhos, pois se os mesmos eram a realização de desejos, como ficaria a questão dos pesadelos? Sua resposta para essa questão ocorreu quando o mesmo elaborou a teoria do masoquismo, teoria esta que diz que o prazer se manifesta na dor, numa tentativa de aliviar a tensão e culpa (sendo a essência do masoquista ter que se punir por desejar ou querer o prazer, e dita punição o liberaria para vivenciar seus desejos recalcados), e mais tarde em sua teoria do instinto de morte, sendo este um instinto acionado que visava o retorno ao inanimado, a destruição da vida e do prazer, em suma, destruir a si próprio.

FREUD com bastante perspicácia percebeu mais tarde que o pesadelo era uma tentativa do ego de controlar um material reprimido que causava extremo sofrimento à pessoa.

2006-07-15 12:41:23 · answer #10 · answered by Rastejador 7 · 0 0

Veja este site www.mistico.com/p/sonhos/sonhos.html !!!

2006-07-15 12:08:50 · answer #11 · answered by Samy 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers