English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

5 respostas

Estando fora de órbita de algum corpo celeste, como a Terra, existe a possibilidade de parar, sim. A aceleração não é constante, pois uma nave teria condições de fazer uma espécie de travamento da aceleração. Em outra hipótese, a aceleração realmente seria constante. No caso de meteoros, seguem ele o padrão de aceleração contínua, pois viajam pelo universo sem condições de "travamento".

2006-07-15 11:11:15 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Não, no vácuo só há aceleração se houver uma força externa agindo sobre o corpo! O que é constante, na verdade, é a velocidade!! E a tendência natural do corpo é que ele nunca pare, inclusive os meteoros.

2006-07-15 14:47:05 · answer #2 · answered by Maira 2 · 0 0

Bom na verdade o espaço não possui so vacuo mas isso e um problema para mecanica quantica, porem se uma nave estiver em inercia ela continuara seu movimento pois no espaço vc teria um modelo ideal de movimento uniforme onde a velocidade e constante e a aceleração e zero, isso fora de campos gravitacionais onde qualquer corpo seria influenciado pelo mesmo, e o caso dos meteoros ou qualquer outro corpo celeste sofrem fortes influencias de campos gravitacionais tanto do sol como de outros planetas que possuam uma grande massa, e isso ai se ela estiver em movimento uniforme continuara com a mesma velocidade pois a aceleração sera nula isso 1º,2º leis da dinamica.

2006-07-15 12:16:34 · answer #3 · answered by lordefolks 2 · 0 0

A aceleração não tem relação com o vacuo ou não. A aceleração acaba assim que os foguetes da nave apagam.
Acelereração é o aumento da velocidade em um dado tempo, pode tanto ser negativa (freando) quanto positiva.
No vacuo a velocidade, esta sim é constante, supondo não haver mais uma aceleração ou desaceleração, por foguetes ou gravitacional.
Como a nave não sofre desaceleração causada pelo atrito, com o ar por exemplo, ou água como os barcos e submarinos ou asfalto, manterá uma velocidade constante.
Uma nave a X velocidade manterá esta velocidade até que uma força contraria e proporcional diminua sua velocidade.
Naves espaciais usam um acelerador gravitacional, que seria a grosso modo assim.
Elas segue em uma parabola em direção a um planeta, o mais proximo. Como a gravidade do planeta atraia a nave, ele a acelera, em uma "queda" sem ser necessario foguetes, mas como a orbita não é direta, ou seja a nave não irá ao encontro do planeta, mas passar a uma certa distância, ao chegar a menor distancia e maior velocidade do mesmo ela é desviada e segue rumo a outro planeta do sistema solar, ganhando velocidade.
Para desacelerar, a nave que vem em uma velocidade muito alta entra em uma rota de orbita, ela faz mais ou menos como água da pia qdo abrimos a tampa do ralo, ela dá algumas voltas em torno do planeta, a distancias cada vez menores até entrar em orbita, que pode ser polar, equatorial, geoestacionaria etc.
Claro que são necessarios calculos e retrofoguetes para dirigir a nave em sua dança orbital.
As vezes problemas de calculo ou estruturais podem fazer que a nave não siga o caminho previsto se perdendo no espaço.
Para se ter uma idéia, os retrofoguetes do Hubble qdo acionados, para mudar sua posição, expele um gas, que não é sentido a 20 cm do bocal.
O peso do Hubble na terra é de 11 Toneladas mais ou menos.

Os meteoros utilizam a aceleração gravitacional, mas devido a sua orbita eles são, para exemplo o Halley acelerados qdo chegam perto do sol e desacelerados quando se afastam. Num eterno cair em volta do sol. Talvez daqui a uns milhoes de anos, caso ele ainda resista, ele vai cair direto no sol, ou talves entrar em orbita planetaria mais curta.

2006-07-15 11:46:48 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

No espaço soh exite o vacuo ou seja nao existe um "ar" eliminado qualquer tipo de atrito a nave ela nao esta em aceleração constante pelo contrario ela esta na sua maior parte com os motores desligados, dp que ela ingressa na, rota por exmplo da lua ao entra nela (por nao existir atrito) em um certa velocidade simplismente se "desligam" os motores ate chegar perto da orbita da lua onde jah existi atmosfera religando os motores. Nos meteoros é o msn eles simplismente se desprenderam de algum lugar e ali permaneceram eternamente vagando ate bater em algo. Faça um teste pege uma tabua bem lisa, mais lisa mesmo onde nao aja nenhum tipo de atrito pege um carrinho e empurre como o atrito é nulo ele deslizara ate o fim da tabua ira parar sim mas pelo atrito existente no ar e nao na tabua. Um abraço juninho1403@yahoo.com escreva se tiver duvidas.

2006-07-15 11:24:36 · answer #5 · answered by Alberto M 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers