O medo é um sentimento que é um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo.
O medo pode provocar reações físicas como descarga de adrenalina, aceleração cardíaca e tremor. Pode provocar atenção exagerada a tudo que ocorre ao redor, depressão, pânico etc.
Todos sabemos que o medo é uma reação protetora e saudável do ser humano. O medo "normal" vem de estímulos reais de ameaça à vida. A cada situação nova, inesperada, que representa um perigo, surge o medo. Mas e quando tudo tem causado medo e não conseguimos agir?
Todo mundo teme algo - assaltos, aviões, seqüestro, doença, dentista, cirurgia, dor, solidão, entre outros. Claro que a intensidade do medo será intensificada pelo histórico de vida de cada um. Portanto, diante de nossos pavores, só temos duas saídas: nos escondermos em um canto com úlcera e ansiedade
exagerada, ou fazemos um esforço e enfrentamos o perigo. Ou seja, diante de uma situação de perigo, só nos restam duas alternativas: lutar ou fugir.
Em princípio, lutar pode ser uma reação positiva. Isso não quer dizer que fugir seja uma reação negativa. Tudo depende da situação. É preciso reconhecer os próprios limites, por exemplo, sei que não reagir a um assalto é o melhor, pois reagir pode provocar conseqüências piores que nada fazer. Quando há uma situação de ameaça real a sua vida, o medo não é uma reação patológica, mas de proteção e autopreservação.
O mesmo não acontece quando estamos sob o domínio do pânico e o medo passa a tomar conta de nossa consciência. Quando em pânico a pessoa nem foge nem enfrenta, mas fica paralisada e sem controle. É muito comum sentir-se assim durante um programa de reeducação alimentar, onde se sabe o que deve ser feito, porém se sente paralisada e não consegue agir. Nesses casos, deve-se buscar a origem para conseguir agir.
Situações reais de perigo exigem discernimento, mas o medo irracional, sem causa real, deve ser enfrentado. É preciso lembrar que nosso inconsciente não diferencia fantasia de realidade. Se ficar pensando em todas as vezes que não conseguiu, ou ainda, que não vai dar certo mesmo, que nem adianta começar, baseando-se nas experiências anteriores negativas, sua mente irá reagir de acordo com esse pensamento, pois o medo nasce da associação que nossa mente estabelece com experiências ameaçadoras que ocorreram, sem discernir que não irão ocorrer mais. Sua mente não sabe distinguir o que é passado e presente. Realidade e fantasia. E se esse seu pensamento continua presente, sua mente irá acreditar nisso como real.
Como surge o medo?
Além dos perigos iminentes e reais, nossos temores podem ter aparecido de associações que fazemos ao longo da vida. Por exemplo, uma criança que teve sua casa destruída durante uma tempestade pode sentir-se ameaçada por uma tragédia toda vez que chover intensamente. Querendo ou não, sua mente fará essa relação. Ou ainda, pessoas que passaram por muitas privações quando crianças. Que não tinham o que comer, ou que tinham que "brigar" pela comida com irmãos, podem desenvolver uma tendência a comer exageradamente, como se sentissem, ainda que inconscientemente, medo de passarem fome novamente. Ou para buscarem compensar aquilo que não tiveram.
Isso pode ocorrer. Nossa mente inconsciente é atemporal: não tem passado, futuro. É como se tudo estivesse sendo vivenciado no momento presente. Não há discernimento do que aconteceu, já foi e o que está ocorrendo, misturando assim passado e presente. O medo de que não vai conseguir é muito comum e acaba interferindo diretamente na auto-estima e amor-próprio, além da autoconfiança. Uma pessoa que não age por medo de não conseguir, não acredita em sua capacidade e, assim, está perdendo também a oportunidade de conseguir e de reverter todo esse quadro.
Pode ainda haver o medo de aumentar mais o peso e assim ter problemas de saúde, sobrecarregar os órgãos, medo por motivos concretos e que podem estimular muitos a mudarem seus hábitos em busca de uma melhor qualidade de vida. Se você consegue ao menos pensar que pode enfrentar a situação, já é um progresso. Mas, e quando nada conseguimos fazer a não ser sentir medo? O diferencial mesmo é o que cada um busca e quer para si e sua vida.
Quando alguém diz que não consegue, que vai desistir porque sabe que não irá conseguir, geralmente são pessoas que estão com a auto-estima muito baixa e amando-se muito pouco. Ou não se sentem capazes de cuidar de si mesmas. Querem fórmulas mágicas, resultados imediatos. Querem o impossível, assim fica mais fácil justificarem para si mesmas que irão desistir por medo.
Procure descobrir o que o medo simboliza para você. O que ele representa. Acontece com o medo o mesmo que com outros sentimentos: quanto mais o negamos, mais poderoso ele se torna. Explore seu medo, descubra o que está por trás dele. Se tiver dificuldade em fazer isso, busque ajuda profissional. A pessoa mais prejudicada nesse processo todo é você mesma. Por isso, arregace as mangas e trabalhe contra tudo isso, sem pensar em desistir. Afinal, ou o medo te controla ou você controla ele. Qual você prefere?
2006-07-15 04:52:06
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
O medo é filho da escuridão, pois desde que o ser humano não pode ver muito bem no escuro, fica com medo de que algo apavorante pode estar escondido na escuridão, pronto para atacá-lo.
2006-07-15 14:15:06
·
answer #2
·
answered by *Lu* 3
·
0⤊
0⤋
num sei
2006-07-15 13:40:27
·
answer #3
·
answered by Queen Of Spades 5
·
0⤊
0⤋
O medo é um emoção inerente a qualquer ser vivo, sendo um dos principais mecanismos de auto-preservação. O local exato onde são geradas/processadas as emoções não é bem definido, mas tem haver com o sistema límbico.
2006-07-15 12:36:07
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Excelente pergunta Mestre !
Segundo o escritor e médico Myra y Lopez, o medo é atávico e é um dos quatro gigantes da alma - O amor, a ira e o dever são os outros.
O medo está no nosso instinto, no DNA, faz parte, inclusive, do nosso complexo mecanismo de preservação.
Modernamente, já se estudam a redução dos teores de catecolaminas (que são os hormônios que nosso corpo produz) da família das adrenalinas que vem sofrendo alterações significativas. Mas esses dados ainda não foram divulgados.
Existem grupos (povos, nações) que estimulam , pela sua cultura, as adrenalinas. Outros, estimulam os grupos das Serotoninas, que sãoo hormônios que produzem tranquilidade, harmonia, prazer.
Vem "do sangue" Mestre...
2006-07-15 12:02:55
·
answer #5
·
answered by WillyBigDog 5
·
0⤊
0⤋
O medo vem do subconsciente...ou seja da nossa mente.Geralmente quando sofremos algum trauma na infância
um abuso por exemplo, por parte de alguém...isso faz com que a gente fique com esse medo alojado em nosso subconsciente...
e ele acaba se manifestando quando passamos por situação semelhante mais tarde,ficamos com medo de encarar as pessoas,com medo de sair de casa.
O mesmo ocorre com relação ao medo de água...(de entrar na piscina ou no mar por exemplo)...se a pessoa caiu na piscina quando era criança e passou apuros,com certeza ela irá ficar com medo de entrar na piscina outra vez.
Enfim...o medo geralmente vêm dessa forma...ou seja ele está apenas alojado em seu subconsciente.
2006-07-15 12:02:16
·
answer #6
·
answered by anjo do parana 4
·
0⤊
0⤋
Difícil essa não?
Mas provavelmente vem o desconhecido.
Exemplo: Temos medo de fantasma apesar de dizer que não acreditamos nele, temos medo de assalto porque não sabemos o que o bandido fará depois, e às vezes temos medo até de amar porque não sabemos se iremos nos machucar.
2006-07-15 11:56:45
·
answer #7
·
answered by magrão 7
·
0⤊
0⤋
Com certeza do intimo , de nosso interior, através de uma forma errada de criação , o instinto de proteção que temos , recebe informações erradas que convertemos em medo, e não nos abandonam pelo resto da vida.
2006-07-15 11:55:30
·
answer #8
·
answered by Reinaldo R 1
·
0⤊
0⤋
O medo vem da sua formação ou criação. Vc só tem medo quendo vc conhece o perigo ou imagina o perigo.
Por exemplo: Quando se é Bebê, vc não tem bloqueios e enfia o dedo na tomada. quando vc cresce, vc se condiciona a recear o choque, e não enfia o dedo na tomada.
Pode acontecer o contrário, d vc se acostumar e gostar da sensação. Aí vc passa a não ter mais medo, como por exemplo altura. Eu tenho medo de altura(moro do 1º ANDAR), já meu irmão adora lugares altos (MORA NO 28º ANDAR)
2006-07-15 11:54:12
·
answer #9
·
answered by Marcos Contieri 2
·
0⤊
0⤋
Medo é uma forma natural do nosso subconsciente de nos prever de alguma anormalidade ou acidente de que nos possa acontecer .
Mas se o medo for em excesso é bom procurar um psicologo .
2006-07-15 11:53:07
·
answer #10
·
answered by cezar_ericsson 3
·
0⤊
0⤋