A comemoração do dia 2 de Julho é uma celebração às tropas do Exército e da Marinha Brasileira que, através de muitas lutas, conseguiram a separação definitiva do Brasil do domínio de Portugal, em 1823. Neste dia as tropas brasileiras entraram na cidade de Salvador, que era ocupada pelo exército português, tomando a cidade de volta e consolidando a vitória.
Esta é uma data máxima para a Bahia e uma das mais importantes para a nação, já que, mesmo com a declaração de independente, em 1822, o Brasil ainda precisava se livrar das tropas portuguesas que persistiam em continuar em algumas províncias. Então, pela sua importância, principalmente para os baianos, todos os anos a Bahia celebra o 2 de Julho. Tropas militares relembram a entrada do Exército na cidade e uma série de homenagens são feitas aos combatentes.
Entre todas as comemorações, a do ano de 1849 teve um convidado muito especial. O marechal Pedro Labatut, que liderou a tropas brasileiras nas primeiras ofensivas ao Exército Português, participou do desfile, já bastante debilitado e sem recursos financeiros, mas com a felicidade de homenagear as tropas das quais fez parte.
2006-07-15 02:41:11
·
answer #1
·
answered by sandra d 5
·
0⤊
1⤋
Foi a luta dos baianos contra o dominio de Portugal. A independencia do Brasil começou apartir dessa luta.
Uns dos destaques dessa luta foi Maria Quitéria, no qual a moça se travestiu de homem para poder se alistar e combater as forças portuguesas.
2006-07-15 02:29:50
·
answer #2
·
answered by TiTi Celestino 3
·
2⤊
0⤋
na verdade os Baianos são dependent ate hj dos mineiros e paulistas... pra tudo... são pidões dmas.. vixi...
2006-07-20 07:40:37
·
answer #3
·
answered by Francis Esteves 4
·
0⤊
7⤋