English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Sem querer menospresar as outras regiões brasileiras, mas eu acredito que separando o sudeste, o Brasil seria uma das mairoes potencias mundiais. Claro tudo depende de quem vai fazer a politica!

2006-07-14 23:42:26 · 14 respostas · perguntado por Robert 2 em Governo e Política Política

14 respostas

Eu acho uma visão equivocada. Há nas outras regiões do Brasil coisas muito importantes que você está deixando de lado. Cultura, recursos naturais, tecnologia (sabia que o Nordeste tem algumas extraordinárias Universidades, como a UFPE, por exemplo?)...

E não é razoável dizer que o Sudeste é mais importante só olhando para a quantidade de dinheiro que ele gera diretamente. Há também dinheiro sendo gerado indiretamente pelas outras regiões.

2006-07-14 23:54:56 · answer #1 · answered by Eu 4 · 1 0

Sou nordestino, de Recife, e concordo com a separação. Existe uma máxima no Sudeste e Sul de que já foram transferidos muitos recursos financeiros para o Nordeste e nada aconteceu. Mas não é bem assim: com a advento da SUDENE a idéia era desenvolver o nordeste através do investimentos em parques industriais que gerassem recursos para investimentos em educação, moradia e permitisse a abertura de mais um mercado de geração de empregos. Ocorre que, quem veio investir aqui foram os pseudos industriais do " pedaço rico do Brasil " que, se beneficiaram de incentivos fiscais ( IR, ICMS, IPI e ISS.) por até 20 anos. Trouxeram máquinas obsoletas como contra partida dos recusros recebidos (financiamentos) e depois da vigência dos incentivos voltaram para as suas terras muito mais ricos.
Meu caro, essa é apenas uma da sagas do SUL e SUDESTE em prol da miséria instalada no Nordeste. Não posso negar, no entanto, a sordidez dos políticops nordestinos que se uniram aos seus colegas do Sul e Sudeste para agravar ainda mais a situação da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão. Sinceramente, da banda de cá, não teremos muitos mais problemas do que já temos hoje mas, da banda de lá vocês deixarão escapar um filão de ouro encravado numa mina chamada Nordeste roubado desde que Vicenten Pizon, atracou por aqui. Infelizmente a história é essa. Se você quiser saber mais, procure historiadores sérios que ainda vivem aqui e, também, em São Paulo, na USP, por exemplo.
O Nordeste vive a mercê da enganação política porque os próprios políticos formaram 70% um povo pobre, faminto, desdentado, analfabetos e analfabeto de entendimento de texto. Como você sabe, fácil de manipular. Os nordestinos que tiveram a sorte de se livrarem da gana do mal, sabem o que é esta terra e tem pavor e vergonha do que pesam vocês sobre isto aqui. Aliás, depois que vivi 8 anos entre Minas e São Paulo, pude perceber como vocês são mal informados à respeito do Nordeste.
É verdade que aqui como aí, cada vez mais estamos precisando de Políticos que não participem do mundo dos ladrões e dos omissos e de Empresários que não acelerem a morte de um povo que, apesar de forte, já cambaleia.
A separação, poderia nos dar a esperança de um País diferente. Poderia ser pobre, admito, mas seria mais feliz.

2006-07-15 04:34:19 · answer #2 · answered by Jab Holanda 1 · 0 0

Muitas diferenças apresentadas entre as regiões brasileiras, são resultado de forças políticas que comandam o país, portanto, não seria apropriado separatismo, mesmo porque é inconstitucional.

O que é necessário é promover o desenvolvimento do país como um todo, sem privilegiar certas regiões, como vem acontecendo há tempos. Respeitando para tanto, o exposto por Rui Barbosa "... tratar os iguais na medida de sua igualdade e os desiguais na medida de sua desigualdade."

Se houvesse participação popular no direcionamento das políticas em cada região, o Brasil promoveria o desenvolvimento por meio de: melhor aplicação de recursos, melhor nível de renda, menor desigualdade social...

Devemos refletir acerca do parágrafo único, art. 1º da Constituição Federal: “Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”.

2006-07-15 02:18:26 · answer #3 · answered by Ninha cidadã 3 · 0 0

Mudando o regime de República Federativa para República Parlamentarista Confederativa, eliminando-se a Câmara Federal, resolveríamos 80% dos problemas.

2006-07-15 02:15:38 · answer #4 · answered by li_veda 5 · 0 0

Sinceramente, acho que deveria acabar com a politicagem que ocorre de norte a sul do país, e ser feito um estudo sério neste país para que todas as regiões possam desenvolver bem suas potencialidades. No nordeste, por exemplo, não adianta ficar na ilusão de acabar com a seca pois isso nunca acontecerá, salvo pelo divino. Muitos vão a capital, com a ilusão de que será melhor, o mesmo acontece com muitas pessoas que deixam o país. Precisamos aprender a conviver com ela (a seca) e a tirar proveito da mesma. Acabar definitivamente com estes programas assistencialistas do governo em qualquer região (em muitos casos, acredito que facilita o desvio de verbas), Conheço casos de professores serem ameaçados de morte caso colocasse falta nos alunos mesmo ele faltando pois, seria cortado o bolsa escola (o governo diz que a evasão escolar diminuiu, mas diminuir a evasão escolar assim, é muito fácil). O estado, deve dar a escola, ao invés destas bolsas que em muitos casos não é utilizada decentemente pelos pais, uma escola interna, dependendo do caso, e que o aluno trabalhe e participe ativamente da manutenção da escola (Claro que não o expondo a riscos), oriente desde os 05 ou 06 anos de idade a escolher sua profissão e estudar pelo gosto, não pela obrigação, entre outras coisas. Bom, vou parar de sonhar por aqui, pois acho que isso nunca acontecerá, pois muita gente ganha bem com a miséria dos outros. Acredito que separar qualquer região, não adiantaria em absolutamente nada. (Assistam se puderem, a uma filme chamado "Um dia sem mexicanos.). Um bom final de semana a todos. (Yahoo respostas vicia - Cuidado... rsrsrsrs)

2006-07-15 01:11:24 · answer #5 · answered by JotaErre 4 · 0 0

O Brasil não precisaria fazer isto.
Creio que esta pergunta foi meio preconceituosa.
Moro no sudeste, mas não é apenas no sudeste que se concentram o capital nacional, o PIB. Se separasse o sudeste, a economia seria uma das piores do mundo, pois e os recursos naturais, vegetais, e os outros Estados? Cada um faz um elo para constituir o Brasil... não é assim!!

2006-07-15 00:31:55 · answer #6 · answered by Rodrigo R. 3 · 0 0

E quem seria o Brasil, o sudeste, ou o resto? Por que o sudeste e se separasse, levaria consigo o nome do país? E o resto do país seria o que? Você proporia também a construção de um muro para isolar o sudeste? Expulsaria os são sudestino do novo país? Acho uma idéia cretina. Não traria benefício nenhum nem mesmo para o sudeste.

2006-07-15 00:30:27 · answer #7 · answered by Falco 7 · 0 0

Seiji, será que isso vai funcionar? acho que não, é melhor mantermos a GRANDEZA do Brasil

2006-07-15 00:12:50 · answer #8 · answered by Coruja 3 · 0 0

O Brasil não precisa separar regioes o que os brasileiros precisam e de representantes mais dignos

2006-07-14 23:57:43 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

Os Estados Unidos, o Canadá ou a China precisaram dividir seu território para enriquecer ?
Todos os países possuem regiões pobres e ricas, mas abandonar as regiões pobres não vai resolver nada.
A evolução do Brasil passa pelo aumento da cultura do povo e pela moralização das instituições.

2006-07-14 23:53:10 · answer #10 · answered by Wagner S 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers