English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Deixa eu explicar melhor: Todas as pessoas tem o direito de não sofrerem nenhum tipo de agressão, no entanto, quando um estuprador vai preso, é quase certo que no presídio ele sofrerá violência sexual. Algumas pessoas concordam com este tipo de "justiça". Cabe contrapartida nos direitos? As pessoas precisam ser "honestas" para terem seus direitos garantidos? ou se forem criminosas, então não merecem mais nenhum direito? Qual é a sua opinião???

2006-07-14 18:28:21 · 5 respostas · perguntado por tom de azul 4 em Ciências Sociais Outras - Ciências Humanas

5 respostas

Discordo da Grazia, o direito foi criado para ser justo e imparcial, mas obviamente não é, já que é aplicado por pessoas sujeitas a falhas. A resposta seria sim, você deve cumprir as leis para exercer todos os direitos que lhe cabem, com o que eu concordo, ou então a sociedade deixa de ter moeda de troca para reprimir atos com os quais não está de acordo. O criminoso quebra as leis e perde - abre mão - de um direito básico, a liberdade. Perde outros, como votar.

Mas isso é até onde os livros dizem. A sociedade é reinada por milhares de leis não escritas que todos entendemos em algum nível. Ainda estamos muito presos à Lei de Talião, a do "olho por olho, dente por dente", pois é muito simples de entender e aplicar, além de ser imediata. Quem estupra depois é estuprado. Não concordo com essa lógica pois já disse um sábio algo assim: "se olho é retirado por olho, logo todos estaremos cegos".

2006-07-14 21:35:59 · answer #1 · answered by psicodough 2 · 2 0

todos temos direitos, e ninguém pode tira-los de ninguém, isso, segundo Ihering significa "abrir as portas da hidra do arbítrio, o que nos obriga a elimina-la assim que sair da toca". Por maior qu seja o crime, por maior que seja a comoção social, o réu no processo criminal sempre será um SUJEITO DE DIREITOS, nunca um objeto de um processo.

portanto os direitos devem ser iguais para todos.

2006-07-15 14:17:50 · answer #2 · answered by Inominado 3 · 0 0

Os direitos do cidadão são inalienaveis, porém os deveres também. Se uma pessoa não cumprir seus deveres o estado lhe tira algum direito, como a liberdade, por exemplo.

Só o estado tem esse poder, e mesmo ele esta impedido de retirar direitos fundamentais do ser humano como a vida ou a integridade fisica.

Toda a barbaridade que vemos por aí são desvios, frutos da falta de cultura e da corrupção que reinam no Brasil e no mundo.

2006-07-15 07:32:28 · answer #3 · answered by Wagner S 6 · 0 0

O direito dele termina quendo ele viola outra pessoa inescrupulosamente , e numa cadeia que comete este ato são os próprios detentos, logo a lei nada pode fazer, visto que não tem uma sela individual para cada detento.

2006-07-15 06:27:17 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

o direito está acima da opinião pessoal senão ele se torna arbitrário e parcial.
o direito existe antes do próprio questionamento acerca deste mesmo direito.
para contra peso existe a punição, quem viola direito alheio deve ser punido, mas nem por isso, deixa de ter direitos.

2006-07-15 01:45:44 · answer #5 · answered by grazia brasiliana 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers