English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-07-14 14:51:24 · 14 respostas · perguntado por Rodrigo R 1 em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

Sim,o Universo é finito.Porém ele é dividido em quatro partes pelas quais se divide qualquer território.
Ele é divido por: Norte,Sul,Leste,Oeste.
Realmente ele é muito extenso e por mais que tentemos chegar o mais longe para nós nâo seria possível,já que levaria muitos anos luz para se chegar ao lugar que quisessemos.
Portanto ele nâo é infinito,mais para nós que jamais saberíamos aonde é esse fim,seria infinito.

2006-07-15 04:20:45 · update #1

14 respostas

O universo é finito, mas sem fronteiras entre o tempo e espaço. Se vc prestar atenção à noite, vc vai ver muitas estrelas, elas estão tão distantes, que muitas já podem ter deixado de existir há milhões de anos, então, como explicar essa relação entre tempo e espaço? É simples, mas uma longa resposta, se vc quiser saber mais, manda um e-mail pra mim: vinicvo@rznet.com.br e eu explico ok?
Abraços!!!

2006-07-14 15:01:15 · answer #1 · answered by Vinícius 4 · 1 0

Se ele é FINITO, o que há depois que ele acaba??
O Nada?
Se há nada, ele não pode ser infinito
Ou será que se refere apenas a parte do Universo que ainda está se espandindo?
Se for assim, então é finito e está aumentando, mas o que o cerca não é finito.

2006-07-19 19:56:55 · answer #2 · answered by Simone 4 · 0 0

A concepção humana é tão limitada que acha que tudo deve ter um começo e um fim mas o universo não é assim ele é infinito

2006-07-15 21:24:17 · answer #3 · answered by mytthous 1 · 0 0

Para mim, a definição de infinito é incontável e não adianta realmente saber se o universo apresenta um fim, pois nunca chegaremos lá. Interpretando-se a Bíblia, sabe-se que há certas coisas que ao homem não é dado saber.
E não me diga que a Bíblia é somente questão de fé, pois, estudando-a bem, você verá que nela está inserido muito de ciência. Em que parte? Leia-a com calma e você verá.

2006-07-15 14:46:23 · answer #4 · answered by Patr�cia C 5 · 0 0

Sim mais para mente humana não

2006-07-15 11:13:34 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Infinito mais limitado, é como tentar quantificar quantos números reais existem entre 0 e 1 , são infinitos porém limitados pelas equações dos homens. (Questão que nunca será resolvida pela capacidade intelectual da atual humanidade)

2006-07-15 08:27:05 · answer #6 · answered by novaspei 2 · 0 0

Vamos fazer três considerações:

1. Quando não tínhamos tanta certeza quanto às dimensões do universo acreditávamos que o mesmo era finito. Pois não haviam instrumentos que tornavam possível a vizualização do universo e a previsão da existência de outras galáxias, nem torias termodinâmicas sobre a expansão do universo.

2. Após enunciadas as leis de conservação de energia, de primeira passamos a acreditar que toda energia que existe no universo é constante. Assim as mudanças que ocorrem não passam de procesos químicos que por definição transformam matéria em energia e vice-versa.

3. Dentre os conceitos mais modernos, o de entropia é o que separa a energia utilizada da energia "perdida" ou transformada em outro tipo de matéria ou energia inúteis. Quanto maior essa energia "perdida" maior é a entropia. Assim quanto mais transformamos matéria em energia, aumentamos a entropia do universo.

Assim fica lançado um paradoxo:

- Se está havendo expansão, há aumento de volume devido um aumento da energia interna do universo. O que nos leva a crer que há uma taxa de transformação de matéria em energia maior do que energia em matéria ou energia empregada para criar matéria (já que a matéria é energia condensada). Porém deve ser uma expansão limitada, já que se teoricamente todo universo tem origem da explosão (big-bang) de um pequeno ponto de alta densidade, que um momento haverá uma diminuição da sua expansibilidade até um "freio de transformação" total.

- Se tamanho é constante, não há expansão pois deve existir um "fator de equilíbrio" desconhecido que mantém essa taxa de transformações matéria-energia, energia-matéria iguais.

- Assim, se a taxa de transformação de energia em matéria for maior que a de transformação de matéria em energia, teremos uma diminuição nas dimensões do universo (contração) e que de acordo com a entropia nunca se tornará como inicial.

Uma consideração interessante é a de que se não conhecemos as dimensões do universo, fica ainda mais difícil fazer qualquer afirmação sobre a sua expansão.

2006-07-15 01:17:11 · answer #7 · answered by Janilton Cerqueira 1 · 0 0

O Universo tem dimensões cósmicas que só podem ser medidas em anos luz, ou seja, um ano luz é a distância que a luz percorre em um ano, o que dá cerca de 9 trilhões e meio de quilômetros, se não me engano. Ele está em expansão, mas estima-se que o processo tem um limite, quando a matéria visível e invisível acionará o freio e provocará a contração. Mas considerando que o espaço vazio é infinito, tem gente que supõe a existência de outras concentrações de matéria, ou seja, outros universos. Li a algum tempo um artigo que definia nosso Universo como sendo plano, como uma espécie de "tapete", embora seja um "tapete" bem grosso, com um bocado de anos luz do fundo ao topo. Imagino a distância de uma extremidade à outra. Afinal, só a nossa Via Láctea tem 100.000 anos luz de comprimento por 10.000 anos luz de largura. Agora durma com um barulho desses...

2006-07-15 01:06:04 · answer #8 · answered by Pensador26 2 · 0 0

Finito, pois encontra-se entre limites determinados, embora o homem ainda não tenha tecnologia suficiente para determinar esses limites. O problema é que a relação tempo x espaço ultrapassa nossa compreensão e recursos, mas, acreditamos que o universo é finito e não é eterno também, um dia, há bilhões de anos à frente tudo o que foi criado será desconstruido e retornará ao seu lugar original, para então, recomeçar.

2006-07-14 23:59:01 · answer #9 · answered by Fernando 2 · 0 0

O espaço é infinito o universo não. Vamos admitir que o universo seja a maior concentração de planetas e estrelas, isso é as galáxias conhecidas e desconhecidas; entretanto em proporções humanas seria correto afirmar que o universo é infinito já que acredito que o ser humano não tenha tempo hábil para descobrir isso. Mas o espaço é infinitamente maior que o universo!

2006-07-14 23:11:10 · answer #10 · answered by Alexandre A 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers