Quer dizer a arte de escrever em versos, reunião de palavras que expressa o que você sente em relação ao mundo, as pessoas, ao amor, a vida, a morte, a alegria, a tristeza, ao sofrimento, ao desespero e muitos outros sentimentos...
Abraços!
2006-07-14 10:55:39
·
answer #1
·
answered by marifraga2004 2
·
0⤊
0⤋
Em solilóquio, ensimesmado, indagues: - O que alimenta minha alma? Será o lampejo fugaz de um voraz sentimento ou o terno acalanto de um indelével e olente carinho, embebido em dulcÃfluo afeto, com a pureza que já é tão rara?
Se seguires o segundo caminho prepara-te, pois os parvos te desdenharão, de ti gracejarão, como hienas famélicas de um sentimento que já não possuem e sequer o compreendem que espÃritos sensÃveis o acalentem em seus nobres corações, escrÃnios que guardam a jóia do verdadeiro amor. Mas não, o verdadeiro poeta esmorecer jamais há, não obstante o mundo olvidar o lenitivo da prece silente e vivaz da poesia. Lenitivo esse contra o vazio que se sente após se embeber nas trevas hiantes da animalidade, substrato de um desejo, de uma ânsia e de uma paixão desvairada. Amar o belo, como se ele fosse parte indissociável, imanente em nossa alma. Como se, sem a luz da beleza nossa alma se embebesse nas trevas do desespero. Amar o belo como se ele trouxesse em sua essência o arrimo na tempestade e o lenitivo para a dor que acomete quando se sente só. E o Belo são as formas que da poesia dimanam e se plasmam em um ambiente onÃrico, apetecÃvel, certamente. E sempre se estará só enquanto ansiarmos angariar vários “amores”, sem o domÃnio dos sentimentos, das emoções e das paixões. Percebas: Não se perde o que se conquistou, o que se cativou. Se “perdemos” o afeto de alguém é porque nunca o tivemos. O máximo que tivemos foi “compartilhar” um desejo fugaz, próprio daqueles que deturpam ou entorpecem em si o verdadeiro e puro sentimento. A poesia é isso: é amor ao belo, aos sentimentos nobres, plácidos e ternos que todo espÃrito possui, porém que alguns sufocam dentro de si.
2006-07-19 08:04:44
·
answer #2
·
answered by Dileto Aedo dos Anjos 3
·
0⤊
0⤋
Como afirma Rogério Haesbaert :
"A poesia tem um caráter duplamente revolucionário, primeiro porque vai contra o mundo-mercadoria que cada vez mais domina a face do planeta, e seu caráter lúdico torna-se transgressor: ela não pertence a lógica e ao mundo da compra e venda. A poesia é gratuita, não tem finalidade, sua utilidade é sua inutilidade: mostrar ao mundo da produção e do consumo sua contra-face, oculta, sufocada - o mundo da imaginação e da sensibilidade, incontrolável mundo dos sentimentos do qual a razão nunca vai tomar posse."
2006-07-14 12:57:07
·
answer #3
·
answered by gaibucalhetas 2
·
0⤊
0⤋
Poesia é uma forma de expressar o máximo de informações da menor maneira possível.
2006-07-14 12:45:08
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
É a arte de provocar emoções como amor, coragem, esperança, fé, ou mesmo sentimentos de pura contemplação estética, do belo, do musical, através de palavras e/ou frases, utilizando figuras de linguagem estilística como metáfora, metonímia, anacoluto, bem como muitos outros recursos que não dá pra falar aqui.
Exemplo:
"Ao beijá-lo, toda minha alma se precipitou em sua direção"
(Tennyson - categoria - amor; figura: metáfora)
"Andrada! Arranca esse pendão dos ares!
Colombo! Fecha a porta dos teus mares!"
(Castro Alves, categoria "indignação revolucionária, bravura"; figura: animismo)
"Asa de corvos carniceiros, asa,
De mau agouro, que nos doze meses,
Cobre as vezes o espaço e cobre as vezes
O telhado da nossa própria casa!"
(Augusto dos Anjos - categoria: altas viagens musicais...; figura: aliteração, reiteração e uso da construção poética "enjambement" - cavalgamento- nos versos, que consiste em "quebrar" as frases para obter destaque)
"E satisfeito de reolhar seu rosto,
Depus-me de imediato a seu serviço,
No compromisso da afeição composto."
(Dante - Purgatório - categoria: sentimentos de amizade por seu amigo Guido Guinicelli - figuras: aliterações (repetição de letras e sílabas. Note a perfeita concatenção das palavras, no sentido da lógica das frases, com uma criatividade fora do comum, em uma dicção fantástica, raramente obtida. O tipo da poesia de Dante é dificílimo, pois tem forma e conteúdo de altíssima qualidade.)
Vamos parar, antes que eu escreva um livro.
2006-07-14 11:52:06
·
answer #5
·
answered by filósofo 3
·
0⤊
0⤋
É necessário explicar o que é isto?:
O poeta é um fingidor
E finge tão completamente
Que consegue fingir que é dor
A dor que deveras sente.
(F. Pessoa)
Tudo bem, então vá lá:
A poesia é uma das sete artes tradicionais, através da qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos. O sentido da mensagem poética também pode ser importante (principalmente se o poema for em louvor de algo ou alguém, ou o contrário: também existe poesia satírica), ainda que seja a forma estética a definir um texto como poético.
Num contexto mais alargado, a poesia aparece também identificada com a própria arte, o que tem razão de ser já que qualquer arte é, também, uma forma de linguagem (ainda que, não necessariamente, não verbal).
A poesia, no seu sentido mais restrito, parte da linguagem verbal e, através de uma atitude criativa, transfigura-a da sua forma mais corrente e usual (a prosa), ao usar determinados recursos formais. Em termos gerais, a poesia é predominantemente oral - mesmo quando aparece escrita, a oralidade aparece sempre como referência quase obrigatória, aproximando muitas vezes esta arte da música.
PS: Muito bem, Laudelino R. Muito bem, Ivan.
2006-07-14 10:55:39
·
answer #6
·
answered by Rastejador 7
·
0⤊
0⤋
É a mais pura expressão dos sentimentos humanos através das palavras com maestria.
2006-07-14 10:46:00
·
answer #7
·
answered by Ivan 4
·
0⤊
0⤋
É a transformação de sentimentos em palavras...
2006-07-14 10:43:22
·
answer #8
·
answered by Laudelino R 2
·
0⤊
0⤋