English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Segundo alguns estudiosos o processo de globalização banalizou e relativizou as relações interpessoais no espaço público, as pessoas se relacionam no trabalho e através dele. As pessoas abrem mão dos locais públicos e das representações sociais (partidos políticos e associações de qquer forma). Marx havia previsto isso em seus manifestos. O que voce acha? estamos mesmo relativizados e aculturados?

2006-07-14 06:44:01 · 4 respostas · perguntado por mvldomingues 2 em Ciências Sociais Sociologia

4 respostas

E vc. ou qualquer outro cidadao brasileiro, tem duvidas quanto a estarmos aculturados e nossos interesses banalizados. Sim na minha opiniao MARX ja tinha razao em suas previsoes.

2006-07-14 06:53:48 · answer #1 · answered by tevez 5 · 1 2

Em primeiro lugar temos que diferenciar Marx que escreveu a ultima parte de "O Capital" com mais de 60 anos, do Marx engajado políticamente com 20 e poucos anos que escreveu o "Manifesto Comunista".

São duas pessoas diferentes, o que aliás é fato absolutamente normal em qualquer ser humano que passa por um processo de amadurecimento e estudos constantes.

Deve-se considerar também que na vasta obra de crítica à Economia Política,desde os primeiros escritos nos "Grundrise" quanto nos ensaios de "Uma Crítica à Economia Política e finalmente em "O Capital" (e em muitos outros escritos somente publicados post mortem), Marx não chegou a tratar especificamente do aspecto da Globalização, apesar de alguns estudiosos de sua obra, terem percebido um embrião dessa discussão que provavelmente seriam objeto de estudos especificos, possivelmente como um capitulo no infelizmente inacabado "O Capital" .

Quanto à segunda parte da pergunta, que a meu ver não se relaciona com a primeira da globalização que como disse é uma discussão inexistente no vasto parimônio intelectual Marxiniano, a perda de credibilidade dos instrumentos de mediação política representados pelos partidos políticos e associações tratados em algumas peças escritas por Marx, não tem nada a ver com processo de globalização.

Marx em seus estudos sobre a classe trabalhadora e sua luta pela conquista do controle dos meios de produção, estava preocupado com a "alienação da classe trabalhadora" que refletia na capacidade de mobilização dessa classe trabalhadora na causa da classe em si. Essa alienação, a meu ver, tinha outras origens e outras preocupações na obra de Marx (dificeis de discutir neste exíguo espaço), nem um pouco ligadas a qualquer tipo de causa do capitalismo global que chamamos hoje de globalização (ressalte-se que este termo foi cunhado nos ultimos 20 ou 30 anos).

Espero ter ajudado

2006-07-18 17:17:21 · answer #2 · answered by Ponto de Vista 3 · 0 0

até q enfim uma pergunta do assunto! o processo de globalizacão é uma forma evolutiva do capitalismo, onde uma excessiva especialização vem juntamente com uma automatização e sub-emprego de diversos setores primários. quanto mais agregado ao seu produto/serviço (independente da empresa q trabalha), mais o trabalhador estará alienado e desprovido de vontade para lutar por melhorias no sistema (a chance de desemprego tende a aumentar). mas os velhos métodos e pensamentos ditados por Marx e experimentados em países socialistas não produziram as reformas ou a sociedade desejada, muito pelo contrario, criou-se outra classe dirigente.

2006-07-17 11:32:41 · answer #3 · answered by betoquintas 6 · 0 0

Continua sendo o de sempre. mas agora, mais do nunca, o custo da mão de obra bem como a produtividade da mesma são de fundamental importância.

2006-07-14 14:02:57 · answer #4 · answered by amigão 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers