Josinete, sinceramente acredito que não seja uma questão de preguiça.
Vivemos em um país de milhões de analfabetos. Há muitos e muitos anos, a educação vem sendo tratada como "coadjuvante". Isto é, os ensinos fundamental e médio estão cada vez mais deficientes. Ingressar em uma universidade pública, por exemplo, é privilégio para poucos no Brasil.
Ler é um hábito que costuma acontecer, inicialmente, dentro da própria casa. Se os pais lêem, é grande a probabilidade de que os filhos também terão o prazer da leitura porque serão estimulados a isso.
Um livro custa caro no Brasil se você comparar com o preço cobrado em outros países. É claro que temos as bibliotecas populares e os famosos "livros de bolso", vendidos a um preço menor em função da qualidade da encadernação e do papel.
Por tudo o que mencionei, a leitura não é um hábito da população como um todo.
Se pesquisar, ficará alarmada com a quantidade de livros lidos ao ano por brasileiros e por franceses, por exemplo. Uma verdadeira discrepância, que só poderá mudar quando a educação se tornar uma prioridade no País.
2006-07-14 16:51:09
·
answer #1
·
answered by Déa 3
·
1⤊
0⤋
Não somos preguiçosos.
Apenas andamos com o saco cheio de bobagens
2006-07-15 14:18:45
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
eu acredito que não seja apenas a vontade de ler, e sim as condições de que isso ocorra. Primeiro - a população tem que saber ler,
Segundo - os livros tem que ser mais baratos, o poder aquisitivo da população não está dando para poder dividir a comida com os livros.
Terceiro - é preciso tempo para ler. Quem tem dois empregos, cuida da casa, dos filhos e etc., acha que ainda acha tempo para ler?
Infelizmente esta é a realidade brasileira.
2006-07-15 13:07:31
·
answer #3
·
answered by janssenwicca 2
·
0⤊
0⤋
Eu não diria preguiçosos, mas mal formados, culturalmente, se é que podemos dizer isso. Na verdade, eu acho que tudo exige base, e se não a temos bem formada, somos deficientes em qualquer seguimento. Nossos governos não têm responsabilidade para com a cultura da (in)formação de seus cidadãos, daí parecemos "tudo", especialmente, preguiçosos.
2006-07-14 22:44:43
·
answer #4
·
answered by rudivaldeamparo 2
·
0⤊
0⤋
Oi Josinete,
Para uma parte de nossa população, constituída de verdadeiros excluídos em situação de miséria, para quem, na verdade, dificilmente estaria a seu alcance o simples poder de escolha entre gostar ou não de ler, não posso sequer abordar minha opinião que segue abaixo, pois estas pessoas foram alijadas do alcance à nossa Constituição e na prática estão privados de exercer cidadania, sem ter a noção do sentido de se considerarem brasileiros, procurando apenas subsistir como párias em nossa sociedade, uma vez que lhes falta alimento, vestuário, remédios, moradia e dignidade humana, entre outros.
Para os demais, acredito que ...
...falta à maioria destes definir a importância do que lhes é mais importante...SER OU TER?
Vendo o quadro atual, a maioria das pessoas está apenas preocupada em encontrar uma forma de TER SUCESSO e usufruir seus benefícios (Reconhecimento, Fama, Poder e Dinheiro).
TER sucesso é alcançar o reconhecimento dos outros.
Comparativamente, um número menor de pessoas se preocupa em SER BEM SUCEDIDAS, usufruindo de seus benefícios( Competência, Reputação, Respeito e Importância).
SER bem sucedido é alcançar a sua auto-realização.
Tanto num caso como no outro, os hábitos de leitura são um dos maiores aliados que um ser humano poderia vir a contar para desenvolver os seus conhecimentos, a sua percepção da realidade, as suas habilidades, atitudes, senso crítico e competências.
De uma forma geral, as pessoas que procuram SER BEM SUCEDIDAS e que, infelizmente, são minoria, tem uma percepção muito mais amadurecida da importância de ler e se capacitar continuamente, pois estão mais preocupadas em aprimorar seu auto-conceito, e não, em apenas conquistar os aplausos dos outros.
Os bem sucedidos procuram desenvolver grandes competências e capacidades, para tanto, o hábito de leitura é uma tendência muito forte e prazeirosa, permitindo o desenvolvimento de sua percepção, idéias, conceitos, atitudes e resultados.
As pessoas que procuram ter sucesso, preocupam-se em muitos casos, não necessariamente em adquirir competências e capacidades, mas em adquirir popularidade.
Para estas, há sérias dúvidas sobre até que ponto os hábitos de leitura são ou não importantes pois há muitos exemplos de pessoas que conseguiram TER SUCESSO e que demonstram inclusive, total desprezo e descaso à aquisição do conhecimento e uma melhor capacidade reflexiva.
Contudo, não são todas as pessoas que agem assim. Mesmo para apenas TER SUCESSO, é necessário na maioria dos casos desenvolver capacidades e competências, contudo, não nas mesmas proporções em relação a quem procura ser fundamentalmente bem sucedido.
Acho que as duas coisas na vida são importantes, tanto o SER quanto o TER.
Contudo, a ordem destes fatores, certamente fará diferença e determinará toda uma séria de escolhas e valores... em particular...dos hábitos de leitura.
Se a maioria da população estivesse mais preocupada em se empenhar para ser bem sucedida e não, em apenas ter sucesso e popularidade, o hábito de leitura entre nós seria uma mania tão forte quanto o futebol... e com uma vantagem!!!
Mesmo que perdessemos a Copa...nunca perderíamos a Lição.
Um grande abraço !!!
2006-07-14 14:17:34
·
answer #5
·
answered by Peregrino 6
·
0⤊
0⤋
Acredito que nao se trata de preguiça e sim de hábito. (Ou da falta dele). Boa tarde a todos.
2006-07-14 13:53:47
·
answer #6
·
answered by JotaErre 4
·
0⤊
0⤋
Falta de incentivo, falta de curiosidade e principalmente falta de desejo de conhecimento, isso vem de cada um de nós.
2006-07-14 13:35:58
·
answer #7
·
answered by ♫♫ThirdFoot♫♫ 5
·
0⤊
0⤋
O povo até gosta de ler, mas não são incentivados, além de tudo os livros são muito caros
2006-07-14 13:24:19
·
answer #8
·
answered by Eli 2
·
0⤊
0⤋
é verdade,mesmo.Mas eu sou diferente,adoro ler,leio jornal do começo ao fim.E me faz tão bem,aprendo tanto,e de graça.
2006-07-14 13:12:38
·
answer #9
·
answered by sandra d 5
·
0⤊
0⤋
Porque para gostar de ler, você precisa ser incentivado desde cedo e isso não acontece no Brasil.
2006-07-14 13:11:00
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋