English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Vc acha que deve considerar o potencial desta ou daquela carreira (mais promissora) para fazer escolha, e assim, garantir sucesso profissional ? Ou a vocação (profissão não sendo a das melhores), fala mais alto?

2006-07-14 04:18:12 · 10 respostas · perguntado por Anonymous em Educação e Referência Nível Superior

10 respostas

Considerar ou não o mercado na escolha da profissão depende da história de vida de cada um. Quem precisa se sustentar, por exemplo, tem que pensar no mercado, senão pode acabar com um diploma superior e trabalhando num subemprego. Quem não tem esta necessidade urgente pode arriscar numa área menos promissora.
De qualquer maneira, é interessante analisar o mercado, mas escolher uma profissão apenas porque ela está em alta é um erro. Amanhã ela pode estar em baixa e como vai ser? É preciso um mínimo de afinidade com a área para que o profissional possa se manter. Não adianta estar no curso mais promissor do mundo se a pessoa não tem gosto para se dedicar.
Para ter o sucesso profissional é necessário esforço, dedicação e às vezes, até um pouco de sorte. Mas primeiro é preciso definir o que é sucesso pra você: prestígio social, dinheiro, poder ajudar o próximo, pesquisar...
Como a escolha é difícil uma alternativa é ter mais de uma gradução: assim é possível dosar variados interesses e ter possibilidade de escolha se o mercado de uma área se retrair.

2006-07-14 05:50:11 · answer #1 · answered by Alek 3 · 5 1

com certeza vocação.... qdo vc gosta do que faz, faz bem feito, como o máximo de dedicação.... vc consegue reinventar a profissão e fazer ela ser reconhecida pela sociedade.... fazer faculdade é muito difícil... se não for pra fazer o que se gosta, então não vale a pena... afinal, dinheiro é bom mas não é o mais importante.... se fosse, nós conseguiríamos levá-lo qdo morremos....

2006-07-16 07:39:46 · answer #2 · answered by Pity 2 · 0 0

Você deve fazer o que gosta e tem afinidade, porque o importante é ser feliz agora e fazer o que se gosta. Dinheiro é importante, mas não é tudo. Não adianta você ganhar muito dinheiro agora e não aproveitar a vida, ninguém sabe o dia de amanhã...
O sucesso é a consequência de dedicação e determinação!!! Você deve se empenhar o máximo em qualquer atividade que faça!!! Acredito que não exista profissão que seja fácil no começo...
Boa sorte e sucesso!!!

2006-07-15 13:05:21 · answer #3 · answered by KAKKO 3 · 0 0

Déborah,

Em primeiro lugar vocação não existe, o que existe é seu interesse voltado para areas e atividades de acordo com a sua historia de vida, que te proporcionou o desenvolvimento de umas ou outras habilidades. O que isso significa? Significa que não existe a profissão certa de acordo com uma vocação "natural", mas que você pode aprender a fazer qualquer coisa, desde que tenha interesse nisso.
Agora, escolher pelo mercado de trabalho é problemático, porque ele está em constante mudança e não há garantia de colocação no mercado quando você acaba seu curso, por mais que as pessoas tentem prever.
Outra coisa a ser pensado: o que você busca em uma profissão: dinheiro, reconhecimento, satisfação pessoal, realização de trabalhos importantes socialmente? Querendo ou não é uma decisão política.

2006-07-14 12:20:08 · answer #4 · answered by Deborah 2 · 0 0

Bem, tenho em mente que devemos fazer o que realmente gostamos, nossa vocação, pois fazemos com dedicação, mas nem sempre o que gostamos é o que realmente está em alta no mercado.
Um sucesso profissional depende muito de nossa dedicação, nem tanto de nossa vocação.
Acredito que devemos nos empenhar a fazer o que realmente gostamos, mas se isto não for possível, pelo menos, temos que gostar do que estamos fazendo.

Aproveito a deixa, e indico um link para uma revista virtual em que todos os interessados poderam baixar. É totalmente gratis e em formato PDF.
Segue o link, espero que goste!
Abços

http://www.hernandes.com.br/revista

2006-07-14 11:34:12 · answer #5 · answered by Jefferson H 1 · 0 0

qual que pesa depende de cada pessoa mais que vocação tem que ser prioridade isso sim...

2006-07-14 11:33:27 · answer #6 · answered by Cleber(-_-) 2 · 0 0

a pessoa pode ter vocação e não ter talento ou seja pode ser chamado e não saber como ir.

2006-07-14 11:29:00 · answer #7 · answered by Hedimarcio Cesar dos Santos C 1 · 0 0

Vc deve fazer o que gosta,não adianta estar em ascensão uma profissõa e vc não se interessar por ela,já pensou um médico que não gosta do que faz que desastre???
A esclha deve ser pela vocação

2006-07-14 11:24:59 · answer #8 · answered by Analu 4 · 0 0

Minha pequena gafanhota,

Mais do que fazer o que se gosta, é preciso gostar do que se faz.

A profissão "mais promissora" de hoje, é a pior de amanhã. Em 1920 telegrafistas tinham emprego certo, hoje nem se usa mais o código Morse. Os datilógrafos sumiram depois de mais de um século de alta.

O mundo esta em constante mudança, mas a sua vocação não.

Fique em paz.

O Oráculo.

2006-07-14 11:24:17 · answer #9 · answered by Oráculo 3 · 0 1

Para obter uma satisfação pessoal no futuro, sempre deve se escolher pela vocação. Um bom profissional, q trabalha no q ama sempre será mais feliz e desenvolverá melhor seu trabaho e, consequentemente, a grana fluirá.

2006-07-14 11:23:43 · answer #10 · answered by Corretor 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers