English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

gostaria que a pessoa que respondesse descrevesse seu conhecimento ou formação, tipo professor de portugues, estudante de direito,acadêmico etc a pergunta é por exemplo se "meu carro é mais melhor", é errado ou soa mal(cacofonia)

2006-07-14 02:57:10 · 9 respostas · perguntado por WASHINGTON B 2 em Educação e Referência Nível Fundamental e Médio

9 respostas

A palavra "melhor", em sua essência significa "mais bom". Na minha opinião é errado dizer que um carro é "mais mais bom" que outro.

Cursando Bacharelado em Relações Internacionais

2006-07-14 03:08:43 · answer #1 · answered by West 2 · 0 1

Sim. Exemplo:
Doce é melhor que salgado.
Quente é melhor que frio.
Outro erro comum é incluirmos o "do"...
Errado:Doce é melhor do que salgado.
Veja que, via de regra, o correto é sempre o mais simples...

ok?!

2006-07-14 03:09:49 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Não é errado. Mas fornece redundância.

2006-07-16 04:16:11 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

É uma redundância, pois "melhor" já significa "mais bom" ou "mais bem". Mais melhor = mais mais bom.
Existem redundâncias literárias ou estilísticas como "eu vi com estes meus olhos" e há redundâncias incultas como "subi pra cima" ou "mais melhor".

Pelas normas da língua portuguesa, usa-se "mais bem" com particípios. Ex: está mais bem feito que...

Em espanhol não é a mesma norma: pode-se dizer "más bueno" e tb "mejor". "Más bien" é o que equivale ao nosso "ou melhor", no sentido de: "ou seja", "quero dizer".

Uma cacofonia seria a formação de um som inadequado ou involuntário ao juntar-se palavras como: a boca dela, eu já tinha, as notícias...

Meus dados estão no perfil: clique em "Francisco V".

2006-07-14 09:14:11 · answer #4 · answered by Francisco V 6 · 0 0

eu sei muito bem escrever expressar mais e porq o s fica perto do x no teclado

2006-07-14 03:48:45 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Imagine que você tem dois carros, e ambos são bons. Você usa a palavra melhor para compará-los entre si. Não existe maneira de os dois serem melhores, para que um possa ser "mais melhor" do quê o outro, entendeu?

2006-07-14 03:08:10 · answer #6 · answered by wendelmsilva 3 · 0 0

Acho que e incorreto porque "melhor" já e o comparativo de "bom", a gente usa o "mais" quando não existe uma palavra especificamente para expressar o comparativo, por exemplo: "mais interessante". Acho que esse e o mesmo caso de "mais grande", que e um erro tipico, já que deve -se dizer "maior". Eu sou diplomata de fala espanhola e moro no Brasil, nao sou formada em lingua portuguesa

2006-07-14 03:05:24 · answer #7 · answered by fabiana l 3 · 0 0

com certeza!!!

2006-07-14 03:05:13 · answer #8 · answered by czar 2 · 0 0

Quem nunca teve dúvida na hora de usar melhor ou melhores, pior ou piores? Essa confusão é comum e deve-se ao fato de essas palavras serem formações irregulares dos graus comparativo e superlativo relativo de superioridade tanto dos adjetivos bom e mau _que têm plural_ como dos advérbios bem e mal _que são invariáveis.

Daí as formas melhores e piores, no plural, serem flexões apenas dos adjetivos bom e mau.

Para compararmos dois elementos que tenham em comum o fato de serem bons ou maus, dizemos, respectivamente, que um é melhor ou pior que o outro. Ao dizermos, por exemplo, que um texto é melhor que o outro, pressupomos que os dois sejam bons.

Mas, se um é pior que o outro, é sinal de que os dois são maus. As formas melhor e pior são intensificadoras. No grau comparativo de adjetivos, elas têm plural. Assim: "Alguns textos são melhores (isto é, mais bons) ou piores (isto é, mais maus) que outros".

Mas, no grau comparativo de superioridade de advérbios, essas formas se manterão invariáveis. Assim: "As crianças comportaram-se melhor (isto é, mais bem) ou pior (isto é, mais mal) que os adultos".

É preciso observar no contexto se melhor e pior são adjetivos ou advérbios, o que não é difícil. O adjetivo caracteriza um substantivo; o advérbio modifica um verbo. Se forem equivalentes a mais bom e a mais mau, melhor e pior serão adjetivos e admitirão o plural; no lugar de mais bem e de mais mal, melhor e pior serão invariáveis.

Embora em geral não se usem as expressões mais bom e mais mau, há um caso em que só elas exprimem exatamente o que se pretende. Isso ocorre quando se comparam dois atributos de um mesmo ser. Assim: "Ele é mais bom que bonito"; "Embora fosse horrível, era mais mau que feio".

As formas mais bem e mais mal também são usadas, mas somente diante de particípios. Assim: "Seu quarto é mais bem (e não melhor) ou mais mal (e não pior) decorado que o meu".

Sabendo que melhor e pior são comparativos ou superlativos relativos de superioridade, entendem-se por redundantes construções como mais melhor ou mais pior.

Mas há quem se esqueça de que menos pior, construção que vez ou outra se insurge até em bons textos, também não se sustenta de um ponto de vista lógico. Ora, se pior é mais mau ou mais mal, menos pior será menos mais mau ou menos mais mal. O ideal, então, é dizer menos mau ou menos mal, de acordo com a ocasião.

2006-07-14 02:59:45 · answer #9 · answered by Poseydon 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers