Wolney,
Sua pergunta atinge diretamente uma questão há muito discutida pelos filósofos... Você fala de autonomia/heteronomia.
O povo é realmente detentor do poder? Ou são apenas palavras?
Penso que aulas de direito nas escolas não mudaria muita coisa se elas ocorressem como ocorrem todas as outras aulas: transmissão de informações e conhecimentos. O que nos falta é a capacidade de reflexão a partir dessas informações e do conhecimento. Vivemos num mundo que nos dá a ilusão de liberdade, de escolha.
A primeira ação é ensinar a pensar - apenas a partir da reflexão sobre o mundo que vivemos poderíamos agir de maneira autônoma.
2006-07-14 02:59:24
·
answer #1
·
answered by Deborah 2
·
1⤊
0⤋
Porque a maioria do povo não conhece seus direitos.
A maioria só conhece as obrigações.
A mídia poderia ser um meio que veiculasse tais informações. Tal atitude pode contrariar os seus patrocinadores? Não é um órgão de concessão pública?
2006-07-17 10:00:04
·
answer #2
·
answered by li_veda 5
·
0⤊
0⤋
Povo gosta de se reunir para assistir bandas de viciados estrangeiros que vem se apresentar no Brasil. Povo gosto é de se amontoar em volta do trio elétrico, faça chuva ou faça sol. Mas reivindicar seus direitos e exigir educação, segurança e saúde, ninguém faz. A sua indagação sobre ensinar aspectos de exercício da cidadania é muito interessante e eu sempre abordo este tipo de questão com as pessoas com quem converso. O Brasil é um país muito teórico e pouco pratico! A verdade é que se um dia houver alguém interessado em fazer as mudanças que o país precisa, ele deverá estar preparado a não se eleger pra cargo nenhum. Pois até para consertar muitas coisas será necessário medidas antipáticas que irão desagradar até algumas classes do povo.
2006-07-15 01:17:54
·
answer #3
·
answered by Feliz 2011!!! 3
·
0⤊
0⤋
Prezado Wolney,
A minha concepção é de que o maior problema não é a falta de conhecimentos, e sim a falta de vontade de envolver-se, de ser agente modificador, ou seja, trocando em miúdos: falta de coragem em assumir responsabilidade, seu verdadeiro papel como cidadão. É de uma mudança de atitudes que precisamos, para mudar esse sistema apodrecido e fracassado em que vivemos.
Um abraço,
2006-07-14 12:10:06
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Volto a bater na mesma tecla... EDUCACAO ! O povo nao exerce seus direitos , por ignora-los. Se mal sabem escrever, nao leem, quando muito assistem o Jornal Nacional. Digo isso, englobando a populacao amazonense, nordestina, e a grande maioria daqueles que nao completaram sequer o 1 grau. O nivel educacional no Brasil e muito baixo. Dai a falta de oportunidades profissionais, levando as grandes migracoes ou ao CRIME.
Tudo devera comecar na escola, ensinando e mostrando aos pequenos os nossos direitos, educando-s. Mostrando o valor do estudo se quiserem progredir na vida.
Na Espanha, as criancas do primeiro grau, sao expostas e ensinadas sobre o valor economico que o turismo traz ao pais. Ate uma cartilha especial circula, mostrando o papel de cada um para o sucesso (comprovadissimo) da empreitada. A crianca cresce com o conceito civico de que seu papel na sociedade e importante !
A mesma coisa podera e devera acontecer no Brasil. E preciso consciencia e trabalhar nesse tipo de ajuda. O ser humano quer "crerscer" e se desenvolver em um cidadao de respeito e digno.
Ai entao as coisas seriam diferentes.
Resumindo, sao comandados pela ignorancia atual. Mas podem
mudar !
2006-07-14 10:05:33
·
answer #5
·
answered by Maria C 2
·
0⤊
0⤋
POR QUER DESCONHECEM SUAS FORÇAS .
2006-07-14 09:52:45
·
answer #6
·
answered by vilaça 6
·
0⤊
0⤋
Por que as pessoas estão acostumadas a não opnarem em nada e quando alguem cansado dessa privação resolve falar.Encontra-se sozinho e logo se cala....
2006-07-14 09:52:03
·
answer #7
·
answered by Taly 1
·
0⤊
0⤋